Onde se hospedar em Londres?
Se você está perdido procurando o melhor lugar onde se hospedar em Londres, leia esta explicação geral com algumas dicas. Espero que fique mais fácil achar seu canto na cidade!
Londres, com uma população de mais de 8 milhões de habitantes, é uma das maiores cidades da Europa.
No entanto, é numa área central restrita da cidade, que corresponde aproximadamente à zona 1 do transporte, que a grande maioria dos turistas se hospeda e por aí passeia.

É essa área central que está representada no mapa* acima.
O centro da cidade oficial, ponto de onde são contadas as distâncias de e para Londres, é a Trafalgar Square, marcada com a seta vermelha no mapa.
O que está à esquerda da praça no mapa é considerado West (oeste) e o que está à direita East (leste). A orientação norte e sul se relaciona ao Rio Tâmisa (River Thames), que cruza a cidade fazendo várias curvas e desvios no percurso. A margem sul do Tâmisa é geralmente denominada Southbank.
Embora as distâncias no mapa pareçam pequenas, lembre-se de que estão representadas somente as avenidas principais e que na verdade são quase 10 km de distância entre a Torre de Londres (no Leste) e Kensington Gardens (no oeste) e quase 5 km da estação de King’s Cross no norte ao Imperial War Museum no sul. O percurso de metrô da estação Tower Hill (leste) à Notting Hill Gate (oeste) leva em torno de meia hora.
Ao observar o mapa, outra questão que salta aos olhos é que as atrações turísticas se espalham por toda esta área da cidade, não havendo assim um lugar em que seja possível se hospedar e visitar todas as atrações sem necessidade de usar alguma espécie de transporte.
É bom frisar que não existe em Londres uma área considerada “a melhor” para se hospedar, mas há áreas mais adequadas de acordo com suas expectativas, suas necessidades e seu orçamento.
Por isso, na hora de decidir onde se hospedar em Londres é bom considerar as questões abaixo:
Há uma estação de metrô próxima?
Este é na minha opinião o principal critério para a escolha de onde ficar: estando localizado nas zonas de transporte 1 ou mesmo 2 (veja o mapa do metrô aqui), tendo uma estação de metrô próxima e com um oyster/travelcard em mãos, nenhum ponto turístico vai estar muito longe do seu hotel.
O sistema de transporte em Londres, que além do famoso metrô inclui também uma rede extensa de ônibus, trens rápidos, metrô de superfície e até ônibus-barco, é muito eficiente e você poderá contar com ele dia e noite.
Em que aeroporto/estação de trem você chegará/partirá da cidade?
[Clique nos links para sugestões de hotéis]
Há transporte fácil para o hotel? Se você não sabe, leia este post a respeito do transporte para Heathrow, este para Gatwick e este para Stansted.
Para quem chega em Heathrow, por exemplo, os hotéis em South Kensington/Earl’s Court são super práticos, é só pegar a linha Piccadilly do metrô direto para o hotel.
Para quem vai ou vem de Gatwick, se hospedar na região de Victoria pode ser uma boa ideia. É na estação Victoria que chegam os trens vindos do aeroporto e Victoria tem uma boa gama de opções de hospedagem.
Quem estiver vindo da Europa de trem Eurostar vai encontrar opções na região da estação St Pancras e King’s Cross, área que foi totalmente revitalizada, oferece facilidade de transporte para todos os lados e hotéis de todos os níveis.
Clique aqui para conhecer um pouco mais de Earl’s Court, um bairro com opções com bom custo-benefício.
Qual é o seu orçamento?
Lembre-se de que quanto mais central for o hotel, mais caro será.
É claro que existem hotéis de várias faixas de preços em todas as áreas mostradas no mapa acima, mas quanto mais afastado da área próxima a Leicester Square (que engloba as regiões chamadas Soho, West End e Covent Garden), menos você pagará por um hotel de mesmo nível.
Além disso, dependendo da área você consegue ótimos descontos, como por exemplo, preços especiais para final de semana em hotéis da City, área financeira da cidade, que são ocupados principalmente para negócios.
Em termos gerais, recomendamos para quem quer gastar menos com hotel, buscar na área de Earl’s Court (a 15-20 minutos de metrô do centro), ou perto das estações Paddington (especialmente a região de Bayswater) e Kings Cross.
Os hotéis mais em conta (ou menos caros) em Londres normalmente são os chamados “bed and breakfast”, hotéis simples e independentes espalhados pela cidade. Normalmente são casas vitorianas de 4 ou 5 andares adaptadas para abrigar o hotel. Muitos não contam com elevador. Nesses locais você também encontrará quartos triplos, quádruplos ou outros arranjos para famílias.
Outra opção de hotel barato em Londres são as redes de hotéis budget, chamadas “no frills” (sem frescura). Na Inglaterra as redes mais populares são Travelodge e Premier Inn. As duas redes têm diversos hotéis bem localizados no centro de Londres. Outras redes budget incluem o EasyHotel, PointA, Comfort Inn, entre outros.
Leia também: qual é o melhor hotel Ibis em Londres
Que tipo de programas mais te atraem?
Para decidir onde se hospedar em Londres, é bom também saber que tipo de programa você irá fazer na cidade. Veja só:
Quem gosta de museus, pode ficar bem em South Kensington/ Earl’s Court ou Bloomsbury (região onde se encontra o Museu Britânico)
Quem quer curtir os teatros e a noite, talvez prefira ficar no West End ou Covent Garden para não ter de se preocupar com o transporte noturno;
Quem quer ir às compras vai gostar de Mayfair ou Marylebone, próximo à Oxford Street
Para conhecer uma Londres alternativa, fique mais a leste, na City ou em Shoreditch, área descolada e também com vida noturna animada.
***
Se você está buscando hotéis em Londres, veja diversas opções no Booking (link de afiliado) com resenhas de pessoas que já se hospedaram, mapa da localização e muitas informações interessantes.
Consulte também nossa página de Hotéis. Lá você encontra uma descrição das áreas mais comuns e populares de hospedagem em Londres com hotéis recomendados com ótimo custo benefício.
Escolher um hotel bem localizado e com boa relação custo benefício exige muita pesquisa. Conta para nós a sua estratégia!
*Este mapa é baseado neste outro aqui. Procurei saber quem é o autor, para dar os devidos créditos, mas não encontrei referências. É um mapa mais antigo (tive de fazer algumas atualizações) que me parece ter sido escaneado e reproduzido em vários websites.
Facilite seu planejamento da sua viagem com o guia Londres em 4 dias - roteiros e dicas. São 5 roteiros com mapas interativos e todas as informações. Tudo o que você precisa para planejar sua viagem a Londres! Brinde exclusivo: Planner de Viagem para Londres - informações, planilhas e checklists para um planejamento perfeito de viagem. Clique aqui para conhecer!
Leia também aqui no blog:
Seleção de hotéis em Londres com mapa
Como alugar um apartamento em Londres
Os cinco melhores hostels de Londres
Este post não é pago ou patrocinado mas contem links de afiliados. Isso indica que podemos receber uma pequena comissão sobre vendas efetuadas a partir deles. Você não paga nada a mais por isso.
Viviane
Olá novamente Eneida, estava dando uma vasculhada na internet, atrás do calçado ideal para utilizar em dias de neve, e não encontrei nada no Brasil, sabe me dizer, onde posso encontrar? De preferencia em São Paulo.
Como ele deve ser, tanto o masculino, quanto o feminino?
E roupas, o que usar?
beijos, Vivi
Eneida
Oi Viviane,
Sugiro que você deixe para comprar em Londres. O ideal são botas forradas/impermeáveis. Não sei onde comprar em SP.
Se estiver muito frio, você precisará de um sobretudo de lã, ou uma jaqueta forrada de pena, como estas:
Viviane
Olá Eneida, é a primeira vez que viajo com meu marido para o exterior, chegaremos em Londres (Heathrow)no dia 20 de dezembro. Gostaria de ficar em um local (bom e barato, tipo umas 3 estrelas) que tenha facil acesso ao metro, pois desejo muito conhecer Dublin, e fazer compra de cosmeticos.
O que você me sugere?
bjs, Vivi
Eneida
Olá Vivi,
Aqui no blog tem muitas opções, sugiro que você comece por estes:
Gabriela
Eneida,
parabéns pelo blog! Suas dicas são muito valiosas para quem está organizando uma viagem!
Vou para Londres no ano que vem com a minha familia, e minha mãe tem dificuldade de locomoção. Queria um hotel numa posição que fosse central, e desse pra conhecer bastante da cidade sem utilizar o metro (não sei se o metro de Londres tem acessibilidade). Pelo que li no blog, acho que Bloomsbury seria uma boa região, está correto? Qual região você me recomenda? Vamos ficar 5 dias.
Obrigada!
Claudio Roberto
Eneida boa noite, muito Obrigado mais uma vez.
Então ficaria assim : Dia 08/02 Natural History Museum com harrods
Dia 09/02 – Big bus tour com palacio de westminster. abadia , london eye, big ben, palacio de buckgam, museu da guerra st pauls,tower of london, trafalgar square e incluir o passeio de barco. Dá tempo de fazer este roteiro ? qual o primeiro horário do big bus ? O big bus passa nestes pontos que quero visitar ?
No domingo, vc me sugere que faça o museu britanico, vc sebe dizer a que hora abre, e quanto tempo levo para visitar .
Vi 3 hoteis interessantes, Novotel london tower bridge ( city) Novotel london City south ( soutthwark – waterloo ) Quality crown hotel hyde park .
Algum destes fica numa localização boa para locomoção ?
Imensos agradecimentos pela sua ajuda.
Claudio Roberto
Eneida
Oi Claudio,
Escrevemos sobre o Big Bus aqui: http://www.londresparaprincipiantes.com/?p=3876
E sobre o British Museum: http://www.londresparaprincipiantes.com/?p=7082
Como te disse anteriormente, prefiro a localização próximo ao Hyde Park, mas não conheço o hotel.
Claudio Roberto
Eneida boa noite. Veja o que vc acha: Como desembarco as 13hs doa dia 09/02 ( fim de inverno) acredito estar liberado após check in no hotel, entre 15 e 15:30hs. Iria então para o Harrods, já que como vc informa, é um ponto turístico a parte. No dia 09/02 acordaria cedo e faria o passeio de ônibus ( big bus tour tem audio em portugues )após o passeio faria visitas a : palacio de wetminster , london eye , big ben , palacio de buckigam , museu da guerra, abadia de westminster , st pauls cathedral , tower of london , natural history museum , trafalgar square.
Deixei de por algum ponto importantíssimo ?
O que vc acha, da para fazer em 1 dia ?
E no Domingo tenho que sair as 12hs para o aeroporto, da para fazer alguma coisa ?
Muito obrigado por toda a ajuda que esta dando para mim e minha familia .
Td de bom !!!
Claudio Roberto
Eneida
Olá Claudio,
A Harrods é bem próxima do Natural History Museum, sugiro assim que no primeiro dia você vá primeiro ao museu (que fecha mais cedo) e depois à Harrods.
Você pode ir descendo do ônibus para visitar os lugares que deseja durante o dia todo. Para mim, o ponto importantíssimo que você deixou é o Museu Britânico, mas você poderá visitá-lo no domingo.
O passeio de barco incluso no tour do ônibus big bus é bem interessante. Veja se conseguem pegar o último, no final da tarde.
Boa viagem!