Quem nos segue no Instagram sabe que eu adoro postar fotos dos charmosos becos de Londres. Mas não são becos quaisquer, são os chamados “Mews“, que se encontram nos bairros mais chiques da cidade.
Denbigh Mews, Notting Hill
O que são mews?
Um “mews” é na verdade uma ruinha de fundos, com casas que abrigavam originalmente os estábulos e os serviçais das casas dos mais abastados. A vila estreita, normalmente calçada com paralelepípedos, tem no centro um escoamento para a água que era usada na lida com os cavalos.
São remanescentes do séculos XVIII e XIX e comuns principalmente nos distritos de Westminster e Kensington & Chelsea.
Enquanto a entrada social das casas dava para a rua principal, ou mesmo para lindas praças, os empregados, os cavalos e as entregas para a família passavam por estas ruas estreitas, muitas vezes escondidas por meio de arcos.
Leia aqui nosso guia completo para desbravar o charmoso bairro de Notting Hill
No andar de baixo da construção simples ficavam os estábulos e, no andar de cima, moravam os empregados.
Com as diversas mudanças socioeconômicas ocorridas na Inglaterra no início do século XX e com a chegada do automóvel, estábulos e casas com diversos criados foram ficando cada vez mais raras.
Assim, pouco a pouco essas construções foram convertidas em garagens, depósitos e prédios comerciais.
Dunworth Mews, Notting Hill
Conta a história que, na década de 1960, anos dos chamados Swinging Sixties em Londres, artistas e descolados em geral começaram a achar interessantes estas ruinhas, que ficam fora do movimento das avenidas principais e guardam um charme bem singular.
Assim, as casinhas foram se transformando em residências bem adequadas a um estilo alternativo de vida.
Spear Mews, Earl’s Court
Hoje as casas são muito disputadas, já que não há muita oferta no mercado. E a maioria não é mais uma casinha, pois já sofreram reformas e ampliações que as tornaram confortáveis casas de 3 dormitórios ou mais. Isso tudo é refletido no preço de venda que chega a milhões de libras.
Veja alguns exemplos aqui.
Mas, como apreciar e tirar fotos continua de graça, sigo admirando as mews e vez por outra, posto uma foto no Instagram.
Facilite seu planejamento da sua viagem com o guia Londres em 4 dias - roteiros e dicas. São 5 roteiros com mapas interativos e todas as informações. Tudo o que você precisa para planejar sua viagem a Londres! Brinde exclusivo: Planner de Viagem para Londres - informações, planilhas e checklists para um planejamento perfeito de viagem. Clique aqui para conhecer!
Deixe um comentário