Sabe o que Ed Sheeran, George Michael e Rod Stewart têm em comum, além de serem grandes nomes da música britânica? Os três, no início da carreira, se apresentaram nos corredores do metrô de Londres em troca de algumas moedas dos milhões de passageiros que usam o sistema de transporte da capital diariamente.
Em inglês, existe até um nome para a prática de se apresentar em lugares públicos para ganhar uns trocados: busking, e para a pessoa, busker.
É muito comum encontrar buskers se apresentando nos corredores do metrô de Londres. Na verdade, a cada ano são mais de 100.000 horas de shows de música ao vivo, que acontecem em 39 locais distribuídos em 25 estações de metrô do centro da cidade.
O repertório é variado e a qualidade dos artistas realmente impressiona. Também, não é para menos já que há um processo de seleção rigoroso e muito competitivo para ganhar a licença para tocar no metrô. Há cerca de 15 anos, o órgão responsável pelo transporte, Transport for London (TfL), patrocina o esquema que escolhe e licencia esses artistas.
Recentemente, a TfL abriu um novo processo de seleção para licenciar buskers, que são sempre artistas solo ou em duo. Segundo o site oficial, foram recebidas 625 inscrições e cerca 400 passaram para a fase de audições. No final, somente 100 artistas receberam a licença, e vão se juntar aos cerca de 250 já licenciados.
Cada um deles tem o direito de tocar por períodos de 2 horas nos locais designados pela TfL. A demanda é muito alta e eles conseguem ganhar até £200 libras neste período nas estações mais movimentadas, como Tottenham Court Road, King’s Cross, ou Piccadilly Circus.
Agora, uma performance contagiar a multidão como a deste vídeo abaixo eu nunca tive o prazer de presenciar!
Leia também:
Guia dos transportes para 2017
Deixe um comentário