Abrangendo quase 3000 anos, a Biblioteca Britânica guarda cerca de 200 milhões de itens (crescendo a cada ano), que incluem, além de livros, manuscritos, mapas, selos, patentes, fotos, partituras e muito mais.
A Biblioteca Britânica é um lugar sensacional que, no entanto, poucas vezes é incluída nos roteiros de muitos turistas.
Não sei se é por falha na divulgação, ou se pelo fato de o Museu Britânico e suas exposições, com certeza grandiosas, ganharem toda a atenção da imprensa e dos guias de turismo. Mas se depender da gente, você não sai de Londres sem conhecer esta incrível biblioteca! Veja neste artigo os motivos.

Estabelecida como parte do Museu Britânico em 1753, a biblioteca ganhou sua sede própria em 1997, ao lado da estação St. Pancras. O prédio parece não ser tão grande quando visto por fora, mas são 112 mil metros quadrados divididos em 14 andares. Desses, 6 andares estão no sub-solo.
A British Library é a biblioteca nacional do país e recebe cópia de todos os livros, manuscritos, jornais e revistas publicados no Reino Unido. Assim, seu acervo se expande a cada dia, a uma taxa de aproximadamente 3 milhões de itens por ano. É a segunda maior biblioteca do mundo, perdendo apenas para a Library of Congress dos Estados Unidos.
A British Library também guarda os arquivos da Web do Reino Unido, composto por bilhões de webpages.

O que ver na Biblioteca Britânica
Veja só os tesouros que esta biblioteca guarda.
Tesouros da British Library
Reunidos numa só sala, não por acaso chamada “Treasures of the British Library” (Tesouros ou Relíquias da Biblioteca Britânica), estão expostos documentos que marcaram a história do ocidente, nos campos da ciência, literatura, música, religião e política.
A Magna Carta está em destaque em um pequeno anexo, mas nos poucos metros quadrados da sala dos tesouros estão, lado a lado, manuscritos de Leonardo da Vinci, a Bíblia de Gutemberg, as primeiras impressões das peças de Shakespeare, partituras de Haendel, Mozart e Beethoven, um caderno de Jane Austen, letras de sucessos dos Beatles escritas à mão por Lennon e McCartney, manuscritos de Freud, cartas de Darwin.
A lista é grande, você vai se maravilhando, a cada vitrine, com cerca de 200 items cuidadosamente expostos. Um deslumbre e além de tudo, gratuito!
Note que a exposição não é fixa, mas os itens estão sempre em rotação. Assim, na data da sua visita, podem haver relíquias em exposição que não são as mesmas citadas, mas de qualquer forma, a exposição não decepciona.
Se você quiser conhecer a fundo esses tesouros, a biblioteca oferece diariamente às 11h00 um tour de cerca de 1 hora guiado por um especialista (em inglês). Este Treasures Tour é pago (£10 por adulto) e a reserva pode ser feita diretamente no website.

A Biblioteca do Rei
Ao entrar na biblioteca, você logo se depara com essas enormes estantes de madeira e vidro. Elas abrigam a coleção de mais de 65000 livros e outros tantos panfletos e manuscritos do rei George III, que reinou entre 1760 e 1820.
A coleção, chamada King’s Library, foi doada para a nação e permaneceu no Museu Britânico por 170 anos. Ela ficava justamente naquela linda rotunda, que fica no meio do hall principal do British Museum.
Filatelia na British Library
Outro destaque da biblioteca atrai os amantes de selos do mundo inteiro. São 80.000 selos e notas em exibição no segundo andar da biblioteca, incluindo selos raros da Inglaterra e de outros países do mundo.
A coleção filatélica, estabelecida em 1891, é bem maior que o que está em exibição e guarda um total de 8 milhões de itens. Veja aqui os destaques da exposição.
Exposições temporárias da Biblioteca Britânica
A Biblioteca Britânica organiza também exposições temporárias com mostras de outros itens do acervo próprio, ou de empréstimos de outras bibliotecas. Algumas são pagas, outras gratuitas.
Destaque em 2019-2020:
Buddhism – até 23/02/2020 – manuscritos e obras de arte referentes ao budismo desde suas origens na Índia no século VI mostrando as origens e a relevância do budismo. Ingressos a £14, informações aqui.
O restante da programação pode ser consultado aqui.
Onde comer e beber na British Library
A biblioteca conta com cafés, lanchonetes e restaurantes espalhados pelos andares e também na praça da entrada.
No andar térreo, você encontra um pequeno café, Origin Coffee, com uma variedade de cafés, sanduíches, tortas e doces. No primeiro andar há o King’s Library Coffee Bar e no terceiro andar, o Terrace Restaurant.
Já na praça da entrada, estão o Rotunda Bar, com drinks e aperitivos, e o Last Word, uma cafeteria que serve lanches leves.

Loja da British Library
Não pode faltar uma lojinha em qualquer lugar do mundo com turistas! Na British Library, não é diferente. Localizada no hall de entrada da biblioteca, a loja vende obviamente livros de todas as espécies, mas também lembranças, cartões postais, posteres, etc.
Biblioteca Britânica (British Library) – informações úteis
Endereço: 96 Euston Road – London – NW1 2DB
Estações de metrô mais próximas: King’s Cross/St Pancras, Euston e Euston Square
Ônibus: diversas linhas de ônibus passam pela Euston Road, incluindo as rotas 10, 30, 59, 63, 73 e 91
Horário de funcionamento das galerias (inclusive dos Tesouros) e lojas: segundas-feiras: 9h30 às 18h00; terças-feiras: 9h30 às 20h00; quartas a sextas-feiras: 9h30 às 18h00; sábados: 9h30 às 17h00 e domingos: 11h00 às 17h00.
Fotos: acervo pessoal
Mapa da Biblioteca Britânica em Londres
Então, se você não está querendo gastar as vinte e tantas libras para ver os bonecos de cera, ou não tem tempo para perder naquela fila, vá a British Library: é grátis, vazio, e ainda tem wifi de boa qualidade, grátis também.
Continuando o passeio, vá conhecer a estação St. Pancras, totalmente linda, ou a Plataforma 9 3/4 da estação King’s Cross, se for fã de Harry Potter.
Facilite seu planejamento da sua viagem com o guia Londres em 4 dias - roteiros e dicas. São 5 roteiros com mapas interativos e todas as informações. Tudo o que você precisa para planejar sua viagem a Londres! Brinde exclusivo: Planner de Viagem para Londres - informações, planilhas e checklists para um planejamento perfeito de viagem. Clique aqui para conhecer!
Angela
Que dica incrível! Amo literatura e me encantei com o detalhamento desse post! Amando suas dicas!
Eneida
Seja bem-vinda!
Vinícius
Olá! Primeiramente, parabéns por este super blog. Dicas super úteis e bastante interessante. A minha dúvida é se a entrada para o ‘The Library British’ ainda continua gratuita. Obrigado!
Eneida
Olá Vinícius,
Sim!
É cobrado ingresso somente para as exposições temporárias.
Flávia
Oi Eneida, já te disse, selecionamos vários itens de sua lista de 100 programas grátis em Londres, e essa é uma das suas sugestões. Vim aqui prá te dar nota 10! que sugestão maravilhosa e já incluidíssima no nosso roteiro. Valeu a sugestão!
bjs.
Eneida
Oi Flávia,
Realmente, acho que vale a pena visitar a British Library! Depois nos conte o que achou.
Édia Lucia & Evandro Marques de Abreu
Oi Eneida,
Obrigada pelo retorno. Vou pedir sim que ele entre em contato com o Consulado.
Grande abraço!
Édia Lucia & Evandro Marques de Abreu
Olá Eneida,
Adorei o post de hoje e confesso que estou hiper ânciosa para chegar. Gostaria de fazer um furto de informação, de muitas que você já nos proporciona e que sempre lhe serei grata.
Meu entiado estará indo para Londres no início de dezembro. Ele é fisioterapeuta e possue passaporte Italiano. Estamos com dúvida se compramos ou não a passagem de retorno. Mesmo com o passaporte Italiano, você acha que é necessário que ele tenha apassagem de retorno? Pergunto porque ele não tem idéia de quando vai querer voltar. O plano é ficar na casa de uma família, estudar inglês e procurar uma colocação de trabalho.
Desde já te agradeço pelo carinho de sempre e desejo a você e os seus uma semana MARAVILHOSA!
Abraços!!!
Eneida
Oi Édia,
Você é sempre muito delicada, obrigada pelo carinho.
Quanto a seu enteado, entendo que sendo europeu ele não precisa mostrar passagem de volta. Pelo menos todas as vezes que viajei com meu marido pela Europa (ele é europeu), nunca pediram nada. Aliás, eles passam por uma fila especial, que anda bem rapidinho, enquanto nós, cidadãos das outras partes do mundo, ficamos numa fila comprida e demorada.
Mas como o assunto é muito sério, sugiro que vocês confirmem no consulado.
Uma ótima semana pra você também!