Os ônibus de dois andares (double-deckers) que você vê em Londres hoje em dia são ônibus modernos que atendem às rigorosas leis europeias de acessibilidade, emissão de poluentes e segurança dos passageiros. Os double-deckers antigos, os chamados Routemasters que começaram a circular no pós-guerra, são um pouco diferentes não só em questão de segurança mas também no design.
foto: (c) Transport for London
Eles têm na parte de trás uma plataforma aberta de onde sai uma escada para o segundo andar. Era nessa plataforma que ficava o trocador, na maioria do tempo. Gradualmente, por questão de economia e segurança, eles foram sendo aposentados – os ônibus e os trocadores -, até que em 2005 foram totalmente retirados de circulação.
Bem, quase. Como esses ônibus se tornaram um verdadeiro patrimônio de Londres e têm forte apelo turístico, a prefeitura resolveu manter alguns Routemasters em trechos de duas rotas centrais: a 9 e a 15. Essas rotas servidas pelos charmosos ônibus vermelhos tradicionais são chamadas Heritage Routes e passam por trechos belíssimos ao cortar a cidade no sentido leste-oeste.
Para fazer um city-tour baratinho, £1,50 com o Oyster pegue um Routemaster, suba no segundo andar e aprecie a vista!
Quando você estiver no sudoeste de Londres, se tiver visitado os museus de South Kensington (Museu da Ciência, História Natural ou V&A) por exemplo, pegue o Routemaster da rota 9 em direção a “Aldwych” no ponto do Royal Albert Hall na Kensington Road. No percurso até Aldwych você passará por Knightsbridge, Hyde Park Corner, Green Park, Piccadilly Circus, Trafalgar Square, Charing Cross até chegar ao ponto final. A rota 9 atualmente conta com ônibus modernos. Leia aqui sobre a nova rota 9.
O bacana é que você pode descer no ponto final (ponto D em Aldwych) e esperar por um Routemaster da rota 15, com direção à “Tower Hill”, que passa no ponto E, bem ao lado. A rota 15 vai atravessar a City, a área financeira da cidade, passando pela Fleet Street, St. Paul’s Cathedral, Cannon Street, The Monument e em menos de 20 minutos chega a Tower Hill, onde você pode terminar o passeio visitando a Torre de Londres.
Caso você não esteja próximo à Kensington Road, mas queira pegar o ônibus lá, a estação de metrô mais próxima ao Royal Albert Hall é South Kensington.
Outros roteiros:
Londres à pé: Chinatown, Soho, Covent Garden
Conhecendo Londres à pé: uma sugestão de roteiro
Facilite seu planejamento da sua viagem com o guia Londres em 4 dias - roteiros e dicas. São 5 roteiros com mapas interativos e todas as informações. Tudo o que você precisa para planejar sua viagem a Londres! Brinde exclusivo: Planner de Viagem para Londres - informações, planilhas e checklists para um planejamento perfeito de viagem. Clique aqui para conhecer!
Thaís
Olá Eneida.
Muito obrigada pelos post deste blog. Estão deixando minha cabeça mais tranquila e preparada para minha primeira viagem à Londres….até parece que conheço a cidade..rsrsrs.
Gostaria de esclarecer uma dúvida: se eu quiser descer em alguma estação, para pegar o ônibus novamente preciso pagar um novo ticket?
Bjos
Eneida
Se você comprar um “1-day travelcard”, ele vale para o dia inteiro, não precisar pagar novamente.
patricia
Eneida, iremos, minha mãe (85) e eu para londres em 12 novembro. O frio desta época permite encarar um tour em ônibus abertos? O degrau de acesso para entrar no ônibus é muito alto?
Eneida
Oi Patrícia,
Olha, esses Routemasters a que me refiro neste post não são abertos em cima não. Mas acho novembro frio, pelo menos eu que sou muuuuito friorenta não encararia um ônibus aberto… Todos os ônibus atuais têm acesso para idosos e cadeira de rodas, sua mãe não vai ter problemas para subir.
Paloma
No ônibus tem mostrando o nome das paradas que vamos passando, ou temos que ficar ligados e procurar saber qual é qual?
Eneida
Paloma,
Normalmente as próximas paradas são anunciadas. Mas você pode ficar olhando os pontos de ônibus, onde há sempre indicação de onde você está.
Ricardo
Olá. Eu posso pegar esses ônibus com o Travelcard de papel? Eles são considerados onibus de linha normal ou são turísticos e portanto pagos a parte? Obrigado.
Eneida
Oi, Ricardo
São ônibus normais, de linha, e são pagos com o travelcard, ou oyster. Baratinho!
Silvânia
Olá Eneida,
seu blog é ótimo. Estou usando muito o Ctrl-C e Ctrl-V, mas os mapas não consigo copiar (só consegui o mapa do roteiro a pé, sugerido pelo Times). Tens alguma dica em como posso copiar ou imprimir os mapas? Obrigado, bjs
Eneida
Oi Silvânia,
É só você clicar na palavra que está logo abaixo do mapa que é direcionada para o Google Maps. Lá eu acho que é possível copiar ou imprimir. No mapa deste post, por exemplo, tem a palavra “acima” logo abaixo dele. Clique nela e veja se dá certo.
Qualquer dúvida, me fala que eu mando o link direto para o Google Maps.
Bjs, Eneida