Os ônibus de dois andares (double-deckers) que você vê em Londres hoje em dia são ônibus modernos que atendem às rigorosas leis europeias de acessibilidade, emissão de poluentes e segurança dos passageiros. Os double-deckers antigos, os chamados Routemasters que começaram a circular no pós-guerra, são um pouco diferentes não só em questão de segurança mas também no design.
foto: (c) Transport for London
Eles têm na parte de trás uma plataforma aberta de onde sai uma escada para o segundo andar. Era nessa plataforma que ficava o trocador, na maioria do tempo. Gradualmente, por questão de economia e segurança, eles foram sendo aposentados – os ônibus e os trocadores -, até que em 2005 foram totalmente retirados de circulação.
Bem, quase. Como esses ônibus se tornaram um verdadeiro patrimônio de Londres e têm forte apelo turístico, a prefeitura resolveu manter alguns Routemasters em trechos de duas rotas centrais: a 9 e a 15. Essas rotas servidas pelos charmosos ônibus vermelhos tradicionais são chamadas Heritage Routes e passam por trechos belíssimos ao cortar a cidade no sentido leste-oeste.
Para fazer um city-tour baratinho, £1,50 com o Oyster pegue um Routemaster, suba no segundo andar e aprecie a vista!
Quando você estiver no sudoeste de Londres, se tiver visitado os museus de South Kensington (Museu da Ciência, História Natural ou V&A) por exemplo, pegue o Routemaster da rota 9 em direção a “Aldwych” no ponto do Royal Albert Hall na Kensington Road. No percurso até Aldwych você passará por Knightsbridge, Hyde Park Corner, Green Park, Piccadilly Circus, Trafalgar Square, Charing Cross até chegar ao ponto final. A rota 9 atualmente conta com ônibus modernos. Leia aqui sobre a nova rota 9.
O bacana é que você pode descer no ponto final (ponto D em Aldwych) e esperar por um Routemaster da rota 15, com direção à “Tower Hill”, que passa no ponto E, bem ao lado. A rota 15 vai atravessar a City, a área financeira da cidade, passando pela Fleet Street, St. Paul’s Cathedral, Cannon Street, The Monument e em menos de 20 minutos chega a Tower Hill, onde você pode terminar o passeio visitando a Torre de Londres.
Caso você não esteja próximo à Kensington Road, mas queira pegar o ônibus lá, a estação de metrô mais próxima ao Royal Albert Hall é South Kensington.
Outros roteiros:
Londres à pé: Chinatown, Soho, Covent Garden
Conhecendo Londres à pé: uma sugestão de roteiro
Facilite seu planejamento da sua viagem com o guia Londres em 4 dias - roteiros e dicas. São 5 roteiros com mapas interativos e todas as informações. Tudo o que você precisa para planejar sua viagem a Londres! Brinde exclusivo: Planner de Viagem para Londres - informações, planilhas e checklists para um planejamento perfeito de viagem. Clique aqui para conhecer!
Paula
Oi Eneida,
Chego em Londres em um domingo às 15h/16h. Como o dia está quase no final e estarei cansada, pensei em fazer um passeio de Double Decker para ter uma visão geral da cidade. O que mais posso fazer nesse final de tarde do domingo? Gostaria ir até a loja Cambridge Stachel.. Será que ela está aberta? Além disso, lendo o seus roteiros, tive a ideia de fechar o dia indo até a região de Covent Garden. O que acha? Bom, aceito sugestões.. Chego dia 2/03 (domingo) e vou embora dia 7 bem cedinho, então tenho 4 dias inteiros para aproveitar o seu roteiro de 4 dias e queria ajuda para aproveitar o final de tarde de domingo
Obrigada!
Eneida
Olá Paula,
Não sei onde você estará hospedada, mas se quiser pegar o número 9 ele vai até Covent Garden (penúltima parada), partindo de Earl’s Court/Kensington. Desça neste ponto e vá até a loja Cambridge Satchel (https://www.cambridgesatchel.com/london-store/), que fica aberta até as 18 horas no domingo. Sugiro que passeie por Covent Garden e jante por lá. Há muitas opções.
Paula
Oi Eneida,
Adorei a sugestão! Tenho 3 outras perguntas:
– O meu hotel é próximo a estação de metrô Bayswater. Será que consigo pegar o número 9 em outro lugar mais perto do hotel?
– Na rota do ônibus 9 existem dois sentidos, e eu devo pegar na direção Aldwych / Drury Lane ?
– Onde compro o Oyster card? Ele também serve para ônibus, né?
Beijos,
Paula
Eneida
Oi Paula,
Você terá de atravessar o parque e pegar o ônibus no outro lado. A direção é Aldwych.
O Oyster é vendido em qualquer estação de metrô. Ele é válido para o ônibus também.
Nilton
Ola Eneida estou gostando muito do seu “relatorio de viagens”.
Estou preparando uma viagem de treis dias a Londres para o final de junho de 2014 e é imprescindivel que eu vá ao Freud’s museum e quero fazer outras coisas como palacio da Rainha e outras que vc indicar. Minha mulher adora fazer city tour de onibus principalmente os abertos na parte de cima.
Estou aberto a orientações e sugestões.
Grato
Eneida
Oi Nilton,
Não temos matéria sobre o Freud’s Museum.
Para city tour em ônibus aberto: http://www.londresparaprincipiantes.com/pra-quem-quer-tranquilidade-onibus-hop-on-hop-off/
Visita ao Palácio de Buckingham: http://www.londresparaprincipiantes.com/buckingham-palace-alem-da-troca-da-guarda-2/
Para outras sugestões, visite nosso índice: http://www.londresparaprincipiantes.com/indice/ e veja o que mais interessa a vocês.
Ou dê uma olhada o nosso guia “Londres em 4 dias: roteiros e dicas” que está muito bacana: http://www.londresparaprincipiantes.com/vendas-guia-londres/
Flávia
Valeu, Eneida! beijos.
Flávia
Valeu Eneida! beijos.
Flávia
Eneida, vou usar a sugestão do seu post e passear no bus 15, mas queria uma dica sua, o ponto final do bus 15, Blackwall Station, é muito distante e tenho até que pegar 2 transportes pra chegar lá. E aí minha pergunta é: é um programa legal fazer o trajeto desse ônibus a partir de Blackwall Station? E se não, poderia me dizer a partir de que ponto eu pegaria essa linha indo para a direção Charing Cross Station?
Eneida, desde já muiiiito obrigada. Beijos.
Eneida
Oi Flávia,
Comece na Torre de Londres, ou no ponto anterior, ALdgate.
Beijos!