Informações sobre pagamento por aproximação nos transportes de Londres
Desde 2014 os cartões contactless (por aproximação) são aceitos para pagamento nos transportes em Londres. Com funcionamento semelhante ao do Oyster Card, é atualmente a solução mais usada pelos londrinos.
É fácil entender por quê: você não precisa carregar mais um cartão se pode usar aquele já tem e que já usa para várias outras funções.
É possível também adicionar o cartão ao Apple Pay/Google Pay e usar seu telefone ou relógio para fazer os pagamentos sem contato.
Se você não sabe o que é Oyster ou como funciona o sistema de transportes em Londres, clique aqui para ler o artigo completo.
Como funciona o pagamento sem contato no transporte
É muito simples: você passa o cartão por aproximação na leitora e o dinheiro para pagamento do transporte é debitado da sua conta bancária/ cartão pré-pago, como uma transação de débito qualquer.
Na hora de usar o metrô, é só bater o cartão na leitora que fica na catraca na entrada e na saída de cada estação de metrô. Se for usar o ônibus, só é preciso passar o cartão na leitora uma vez.
Tarifas para o pagamento por aproximação
Agora, se você está pensando que com isso não terá mais os descontos oferecidos pelo oyster, como travelcard ou teto diário do oyster, se enganou. O sistema é super inteligente, só cobra a menor tarifa de acordo com o uso efetivo que você faz.
Além disso, faz o cálculo em retrocesso. Por exemplo, com o oyster, se você não tem certeza se vai usar o transporte diariamente durante uma semana, você pode optar por não comprar um travelcard semanal e, caso precise usar todo dia, acaba pagando um pouco mais do que pagaria com o travelcard.
Com o pagamento por aproximação, o sistema vê que você usou o sistema durante uma semana e cobra somente o valor do travelcard, que na verdade é chamado “teto semanal” e funciona de segunda a domingo.
Se você se registrar no site do Transport for London, ou se já for registrado com o oyster, poderá ver um extrato com suas viagens e tudo o que foi cobrado nos últimos 12 meses.
Diferenças entre pagamento por aproximação e com Oyster
- O teto semanal do cartão por aproximação é fixo e é calculado de segunda a domingo.
- O valor deste teto semanal é o mesmo do travelcard semanal, mas o travelcard pode ser iniciado em qualquer dia e valerá por 7 dias a partir desta data (de quarta a terça, por exemplo).
- Assim, se você for ficar na cidade por uma semana somente e essa semana não coincidir com segunda a domingo, talvez seja mais interessante adquirir o oyster com travelcard semanal.
- não é preciso pagar as £7 libras do valor do Oyster (não reembolsáveis desde 2022)
- não é possível incorporar ao cartão por aproximação qualquer passe de desconto (especialmente descontos para crianças).
O que você deve saber antes de usar seu cartão por aproximação fora do Brasil
- Se você tem um cartão por aproximação emitido no Brasil, verifique com o emissor se serão cobradas taxas extras (além da taxa de câmbio e do iof) cada vez que você usa o cartão. Se for o caso, não use o cartão por aproximação no transporte, opte pela compra do oyster ou conheça o cartão Wise que não cobra taxas extras, oferece a melhor taxa de câmbio e iof de 1,1%.
- Use sempre o mesmo cartão no início e no final do percurso. Se você usar um cartão na entrada e um diferente na saída, poderá ser cobrado duplamente o teto máximo do dia.
- Não é possível compartilhar o mesmo cartão com outra pessoa na hora de passar na catraca. Cada pessoa tem que usar um cartão diferente para que o sistema possa fazer o cálculo da tarifa.
- Fique atento para o chamado “card clash“: quando você tem um oyster na mesma carteira que o cartão por aproximação, ou mais de um cartão, pode confundir o sistema e até mesmo ser cobrado duas vezes. Por isso, é preciso atenção na hora de bater o cartão e ter certeza que só um cartão foi lido.
Clique aqui para conhecer o cartão Wise.
Leia também:
Guia dos transportes em Londres – tudo sobre o Oyster Card
Miniguia para se dar bem no metrô
Facilite seu planejamento da sua viagem com o guia Londres em 4 dias - roteiros e dicas. São 5 roteiros com mapas interativos e todas as informações. Tudo o que você precisa para planejar sua viagem a Londres! Brinde exclusivo: Planner de Viagem para Londres - informações, planilhas e checklists para um planejamento perfeito de viagem. Clique aqui para conhecer!
Larissa
Olá! Iremos para Londres em outubro, eu, meu marido e 2 crianças (6 anos e 9 anos). Eu e meu marido temos cartão da wise, como faço com as crianças?
Eneida
Oi Larissa,
As crianças de até 11 anos não pagam para usar o transporte e não precisam de nenhuma passagem.
Carina
Olá, se viajarmos em uma família de 3 pessoas usando a mesma conta na carteira digital, seria necessário gerar um cartão virtual para cada membro da família né?
Eneida
Para usar no transporte público, sim
Juliana
Olá! Vou para Londres agora em agosto e tenho algumas dúvidas, em caso de pagamento com cartão de debito no metrô, se tiver fiscalização, como posso comprovar que paguei com o cartão de crédito? E também queria saber como que o sistema sabe se vou para a zona 6 ou zona 1 no inicio da viagem, para calcular os preços diferentes. Obrigada desde já!
Eneida
Oi Juliana,
A fiscalização não é muito frequente e você pode mostrar no próprio app do banco que foi cobrado (nunca passei por isso mas faria isso).
O sistema sabe seu percurso porque você passa o cartão na leitora na estação de entrada e de saída. Ele vai debitando conforme você passa o cartão na catraca e de noite ou madrugada faz os ajustes conforme o teto. No final, dá certo.
Tábatta
Boa tarde.
Eu vou chegar na segunda.
Vou usar a zona 6 (aeroporto) e vou para a zona 1 me hospedar e circular bastante.
Fico de segunda a domingo, indo para a estação de trem no domingo.
Melhor o Oyster ou o Wise? Fiquei um pouco confusa.
No caso do Wise, posso fazer um cartão virtual para mim e para o meu marido, certo? Não dará problema de duplicidade, certo?
Obrigada
Eneida
Cartão por aproximação (wise) com certeza.
Tabatta
Oi, Eneida!
Estou aqui já!
Mas estou um pouco na dúvida.
O primeiro dia foi cobrado 11,00 (Heathrow 5,60 é demais passagens 2,70 , ou seja. Cobrou normal no meu Wise e não com limitação diária)
Hoje, já não sei quanto vai cobrar, pois só circulei nas linhas 1 e 2.
Vou ficar os 7 dias e circular basicamente na 1 e 2 e estou usando Wise.
Está certo isso? Esse primeiro dia?
Obrigada
Marcela
Oii!
Parabéns pelo post completíssimo, estou pegando todas as dicas.
Estarei em Londres de quarta a segunda, voce acha que vale a pena usar o wise ou o oyster com travelcard? Fiquei na dívida porque você disse que usando o wise a semana fecha no domingo e, no meu caso, se eu usar de quarta a domingo o teto máximo diário (5 dias) gasto 40,50 + 8,10 da segunda. Já com o travelcard eu gastaria os 40,10 + 7,00 do cartão, certo? Fiquei confusa lendo os comentários onde você indica usar o wise para estadias que não coincidem com segunda a domingo.
Muito obrigada!!!!!!
Eneida
Oi Marcela,
Se você for ficar de quarta a domingo e usar o teto todos os dias, você gastará 5 x 8,10 = £40,50 que é menos que o travelcard semanal de £40,10.