Marcando o centenário da entrada do Reino Unido na Primeira Guerra Mundial, a Torre de Londres está recebendo a instalação Blood Swept Lands and Seas of Red (“Terras varridas pelo sangue e mares vermelhos”) que aos poucos está enchendo o fosso seco da Torre com papoulas feitas de cerâmica. Esta foto abaixo foi tirada do edifício The Shard, quando estivemos lá em agosto, e já dava para notar o vermelho tomando uma lateral da Tower of London.
As 888.246 papoulas de cerâmica, cada uma representando um soldado britânico morto no conflito, estarão em exibição até o dia 11 de novembro de 2014, data em que é celebrado o final da guerra. O fosso está cada vez mais tomado pelas flores, já que todos os dias algumas papoulas são “plantadas”, quer por alguém especial (como a Rainha, militares, políticos, celebridades, etc.), por membros do público que se inscreveram, ou por guardas em uma cerimônia ao entardecer.
As flores podiam ser compradas no site oficial por £25,00 cada, para que o dinheiro arrecadado fosse distribuído entre instituições sem fins lucrativos que dão suporte aos membros das forças armadas britânicos e suas famílias. Elas já foram todas vendidas e serão enviadas aos compradores a partir de 12 de novembro.
Foto: cortesia da leitora Cristina Belém
Os organizadores estão recebendo também diversas doações já que, tradicionalmente por volta do chamado Rememberance Day (11 de novembro), acontece o “Poppy Appeal” que é uma campanha para doações feita pela British Legion, organização beneficente que dá suporte aos soldados.
A papoula tornou-se há muito tempo um símbolo da Primeira Grande Guerra porque nos campos de batalha de Flanders, na Bélgica, ela florecia em meio aos corpos dos soldados mortos. Além disso, o vermelho da flor se confundia com o sangue derramado no combate e mantinha-se na mente dos que vivenciaram estas sangrentas batalhas.
A instalação, por seu tamanho e singeleza, é muito tocante e não há quem não fique emocionado em imaginar o sofrimento destas pessoas, de suas famílias e de todos os envolvidos nesta e em outras guerras mundo afora. Não deixe de ir à Torre de Londres para ver!
Blood Swept Lands and Seas of Red
Até 11 de novembro de 2014
Tower of London
Não é preciso comprar ingresso para a Torre, já que o melhor ponto de visão da instalação é do lado de fora. Não é permitido caminhar entre as papoulas.
Leia também:
Dia do Armistício – 11 de novembro
Deixe um comentário