Em abril deste ano fizemos um passeio pelo País de Gales, ou Wales, como o país é chamado em inglês, ou ainda Cymru, como é chamado na língua local, o Galês.
O país faz parte da Grã-Bretanha, ilha em que se localizam também a Inglaterra e a Escócia e, juntamente com a Irlanda do Norte (localizada na ilha vizinha), forma o Reino Unido.
É um país pequenino, com apenas 3 milhões de habitantes, que compartilha muito da história e cultura da Inglaterra. No entanto, tem uma identidade cultural própria que inclui o idioma Galês, de origem Celta, falado por quase 20% da população.
Nós fomos de carro, partindo do interior da Inglaterra, e pudemos apreciar a linda paisagem em que não faltam ovelhas, campos bucólicos e suaves montanhas, na época ainda com a neve do inverno no cume.
Entramos em Wales pela cidade de Welshpool, e a partir daí começamos a notar as placas de sinalização bilíngues, apesar da paisagem se manter parecida com a da Inglaterra.
As cidades têm nomes estranhos e quase impronunciáveis, muitos deles começando com Ll (Llangolen, Llanbryinmair, entre outras).
O Parque Nacional de Snowdonia é o maior parque nacional de Wales e nele está o pico de Snowdon, ponto mais alto da Inglaterra e do País de Gales.
Ao contrário dos parques nacionais brasileiros, não há um portão de acesso para o parque. Snowdonia é uma área aberta onde se localizam algumas cidadezinhas e mais de 20 mil pessoas moram dentro da área demarcada do parque.
Depois de muita pesquisa, pois todos os lugares pareciam ótimos, decidimos nos hospedar em Beddgelert, cidadezinha que fica na área central do parque, próxima ao pico de Snowdon.
Fizemos a escolha certa, porque é uma cidade lindinha com localização realmente estratégica para quem quer fazer passeios de trem pelas redondezas.
Além das caminhadas pelas montanhas e vales do parque, que o britânicos adoram, há mais de 100 lagos naturais que complementam a beleza do lugar e são propícios para esportes aquáticos.
A turma da preguiça (em que nos incluímos ) pode apenas relaxar e apreciar a belíssima paisagem, além de degustar as cervejas e a culinária local.
Para chegar ao cume do monte Snowdon não é preciso escalar. Afinal, o monte não é nenhum Everest, são só 1085 m, e há um trenzinho da Snowdon Railway que faz o percurso a partir da estação de Llanberis, durante a primavera e o verão.
Infelizmente no dia em que fomos o tempo estava muito ruim e os trilhos estavam congelados. Por isso, só pudemos chegar ao meio do caminho e não nos deixaram descer do trem.
Uma pena, já que há um belo centro de visitantes no cume e dizem que, em um dia claro, a vista é deslumbrante.
No nosso caso, a vista não foi de todo ruim:
O País de Gales é também famoso por ter mais de 500 fortalezas históricas, de variadas épocas.
Onde quer que você vá, há um Castle para visitar. Entre eles, 4 são considerados Patrimônio Histórico da humanidade: Caernarfon, Beaumaris, Harlech e Conwy, todos nas proximidades do Parque Nacional de Snowdonia.
Nós visitamos o Caernarfon Castle, mas este passeio fica para o post da semana que vem.
Site oficial do Parque Nacional de Snowdonia no País de Gales
Mais posts sobre o País de Gales:
Michele
Olá!
Tenho a intenção de visitar o parque, porém, pelo que notei, a locomoção via transporte público é bem difícil.
Já fui a Londres mas nunca dirigi na Europa.
Vocês teriam informações de como ir de carro, onde alugar, gastos com combustível (existe pedágio?). Essas informações básicas.
Muito obrigada!
Eneida
Oi Michele,
Sugerimos que alugue o carro para pegar no aeroporto de Heathrow e assim você não precisa lidar com o transito no centro de Londres. Em geral, não existe pedágio. Veja aqui simulação de custo de combustível: https://www.rome2rio.com/map/London-Heathrow-Airport-LHR/Snowdonia#r/Drive/s/0
Priscila
Olá, Eneida
Como vc ez o deslocamento até Beddgelert e depois para a região litorânea? Pretendo seguir esse roteiro e gostaria de saber se é necessário alugar um carro ou há meios de transporte público.
Seu site é excelente!!! Muito útil!
Obrigada!!!
Eneida
Oi Priscila,
Nós fizemos tudo de carro. Acho que é meio complicado fazer de trem ou ônibus, precisaria estudar bem os itinerários para saber se é possível.
Anna Trage
Nossa.. muito lindo… fiquei com muita vontade de ir. Estarei em Londres entre os meses de setembro e outubro. Você acha que conseguimos ir, o já será muito frio para isso? Quanto ficou o passeio incluindo a hospedagem?
Muito obrigada.
Ah, adoro o blog, e está me ajudando muito para minha ida a Londres.
Eneida
Olá Anna,
Se você conseguir ir em setembro, ou início de outubro, acho que vale a pena. Nós fomos de carro, então não sei exatamente quanto gastamos. O hotel que ficamos foi este: http://www.booking.com/hotel/gb/bryn-eglwys.pt-br.html?aid=350871
Pagamos 99 libras pela diária com café da manhã.
Outra opção, para quem não quer dirigir, é pegar uma excursão. A International Friends tem uma que parece bem boa: https://www.internationalfriends.co.uk/white/londrespara/wales-coast-and-mountains.html (links de afiliado).