Mapa com os 28 locais Patrimônio Mundial na Inglaterra e no Reino Unido e informações sobre eles.
O Reino Unido é um país com tantos lugares lindos e interessantes, que fica difícil escolher somente alguns desses locais para conhecer em uma curta viagem.
Que tal começar a escolha pela lista de locais considerados Patrimônio Histórico Mundial pela Unesco?
São locais de interesse cultural, histórico ou natural na Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte, os 4 países que formam o Reino Unido.
Afinal, este reconhecimento é dado a pouco mais de 1000 locais no mundo inteiro, assim certamente são muito especiais.
Nós colocamos estes locais no mapa e contamos para você o que são e por que vale a pena uma visita.
Mapa com os locais Patrimônio Mundial na Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte
Quais são os locais Patrimônio Mundial no Reino Unido
Dentre os 32 locais considerados Patrimônio Mundial na Inglaterra e demais países do Reino Unido pela UNESCO, quatro são ultramarinos: estão localizados em Gibraltar (Gruta de Gorham), Bermuda (cidade de St George), uma ilha no Pacífico (Henderson) e outra no Atlântico Sul (Gough and Inaccessible) .
O restante está nas ilhas britânicas e estão listados a seguir.
O ano entre parênteses indica quando o status de Patrimônio Mundial foi reconhecido.
Para saber mais informações, clique no + no canto direito.
Inglaterra:
1. Catedral de Canterbury, Abadia de Santo Agostinho e Igreja de São Martinho (1988)
Desde o século XVI, Canterbury, em Kent, é a sede do primado da Igreja Anglicana. Foi em Kent que, em 597, o jovem monge Agostinho desembarcou com a missão de converter os anglo-saxões. Canterbury abriga uma das belas catedrais da Europa: a Christ Church Cathedral Canterbury. Juntamente com a igreja mais antiga da Inglaterra (Igreja de São Martinho) e com as ruínas da Abadia de São Agostinho, elas testemunham a história do cristianismo na Grã Bretanha. Leia aqui nosso artigo sobre Canterbury.
2. Catedral e Castelo de Durham (1986)
Construída no final do século XI, a Durham Cathedral é considerada como o mais belo exemplar da arquitetura normanda na Inglaterra. A Catedral está localizada ao lado do Castelo de Durham, que também segue a arquitetura normanda e atualmente é parte da Universidade de Durham. O Castelo era residência do Príncipe-Bispo de Durham que, além do poder religioso, era também responsável pela proteção das fronteiras do norte da Inglaterra. Mais informações no website oficial.
3. Cidade de Bath (1987)
A cidade inteira de Bath tem o status de patrimônio mundial, algo que somente poucas cidades do mundo alcançou. Além das relíquias romanas, como o Templo de Sulis Minerva e as termas, Bath também se destaca pelo planejamento urbano e a arquitetura Georgiana, característica do século XVIII. Bath é certamente das cidades mais lindas da Inglaterra. Falamos sobre ela aqui.
4. Costa Jurássica em Dorset e Devon Oriental (2001)
As formações rochosas e as falésias ao longo da costa que se estendem por 155 km, do condado de Dorset até a parte mais oriental de Devon, são extraordinárias. Elas remontam à era mesozoica (185 milhões de ano atrás) e nos ajudam a entender a história geológica do planeta. O local é considerado por isso importante para os estudos de geologia, paleontologia e geomorfologia. É o único patrimônio natural da Inglaterra. Escrevi sobre os destaques da Costa Jurássica aqui.
5. Desfiladeiro de Ironbridge (1986)
A herança industrial da Inglaterra é lembrada em alguns sítios, entre eles Ironbridge. Conhecido como berço da Revolução Industrial, esta região preserva infraestrutura ferroviária, casas de trabalhadores, minas e fábricas. Foi em Ironbridge que os pioneiros da indústria se reuniram e vieram a construir a área mais tecnologicamente avançada do mundo no século XVIII. O local atualmente conta com museus e monumentos, incluindo a famosa ponte de Ironbridge, primeira ponte de ferro do mundo. Informações aqui.
9. Fábricas do Vale do Derwent (2001)
Considerado o berço do sistema fabril no mundo, o vale do Derwent abriga uma série de fábricas de algodão dos séculos XVIII e XIX, além de vilas de trabalhadores, ferrovias, canais e outras construções de grande significado histórico e tecnológico. As águas do rio Derwent impulsionavam as fábricas localizadas nas comunidades de Cromford, Belper, Milford, e Darley Abbey, e o mais interessante é que o cenário teve pouca alteração nesses mais de dois séculos. Informações aqui.
6. Fronteiras do Império Romano – Muralha de Adriano (1987) e Muralha de Antonino na Escócia (2008)
A Muralha de Adriano se estendia por 118 km do leste a oeste no norte da Inglaterra. Construída no ano 112 dC por ordem do Imperador Adriano, protegia a fronteira norte do Império Romano da época. Era também uma zona militar vibrante, com fortes, barricadas e acampamentos. A muralha de Adriano é parte do sítio arqueológico “Fronteiras do Império Romano” juntamente com a Muralha de Antonino na Escócia e o Limes germânico na Alemanha. Informações aqui.
7. Lake District da Inglaterra (2017)
Localizado no noroeste da Inglaterra, o Lake District é uma região de montanhas, lagos e vales caracterizada também por campos agrícolas e de pastagens. É a típica paisagem inglesa que vemos retratada em desenhos e pinturas, com verdes campos com carneirinhos pastando! Desde o século XVIII a paisagem do Lake District tem sido celebrada nas artes e na literatura e inspira esforços conservacionistas. Veja informações aqui.
8. Liverpool, Cidade Mercantil Marítima (2004)
Liverpool era nos séculos XVIII e XIX o maior centro de comércio e de viagens de passageiros entre a Europa e a América do Norte. Seis áreas e as docas de Liverpool testemunharam este período e são considerados Patrimônio Mundial. Como um dos portos mais importantes do Império Britânico, Liverpool foi pioneira no desenvolvimento da tecnologia dos sistemas de transporte, como ferrovias e canais, assim como no gerenciamento e tecnologia de portos. E você achava que eram só os Beatles! Escrevemos sobre Liverpool aqui.
10. Observatório Jodrell Bank (2019)
O mais nov dos locais Patrimônio Mundial na Inglaterra, Jodrell Bank é o observatório radio astronômico mais antigo do mundo ainda em uso. Construído em 1945, ele evidencia o desenvolvimento da radio astronomia, que alterou radicalmente nossa visão do universo. O observatório, atualmente parte da Universidade de Manchester, abriga uma série de radiotelescópios e outros prédios. Informações aqui.
11. Paisagem Mineira de Cornwall (Cornualha) e Devon Ocidental (2006)
A chamada “Paisagem Mineira” inclui as minas subterrâneas de cobre e estanho e as usinas, fundições, vilas de trabalhadores, portos e outros negócios que fizeram com que a região de Cornwall e Devon Ocidental produzisse dois terços da oferta mundial de cobre no início do século XIX. São dez áreas, na ponta sudoeste da Inglaterra, espalhadas por mais de 20 mil hectares. Informações aqui.
12. Palácio de Blenheim (1987)
Local de nascimento do Primeiro Ministro Winston Churchill, Blenheim Palace é uma obra prima da arquitetura barroca na Inglaterra. Com mais de 300 anos de história, uma visita a Blenheim Palace não é completa sem um passeio nos jardins de mais de 800 hectares, projetados pelo famoso paisagista Capability Brown. Informações aqui.
13. Parque Real de Studley e Fountains Abbey (1986)
O Parque real de Studley é um dos poucos jardins do século XVIII a sobreviver na sua forma original e certamente o jardim aquático mais lindo da Inglaterra. Lagos, canais, fontes, em meio à grama verde que só a Inglaterra tem! As ruínas da Abadia de Fountains, situadas no parque, datam do século XII. Informações aqui.
14. Stonehenge, Avebury e Sítios Associados (1986)
Segundo o documento da UNESCO, Stonehenge é o círculo de pedras pré-histórico com a arquitetura mais sofisticada do mundo e o de Avebury é o maior. Eles estão localizados no coração de paisagens pré-históricas que contêm diversos monumentos cerimoniais impressionantemente bem preservados. Juntos eles nos mostram cerimônias e práticas mortuárias das idades do Bronze e do período Neolítico, pois foram construídos entre cerca de 3.300 e 1.600 aC.
15. Saltaire (2001)
Saltaire é uma vila industrial da segunda metade do século XIX extremamente preservada e completa. Foi planejada em construída na segunda metade do século XIX para abrigar a fábrica e os funcionários de Sir Titus Salt, um empresário de Yorkshire. A cidade foi construída seguindo os melhores padrões arquitetônicos e de urbanismo da época e, segundo o site da Unesco, a vila é um exemplo extraordinário do paternalismo filantrópico da época.
Londres:
São quatro os locais considerados Patrimônio Mundial em Londres:
- Greenwich Marítima (1997)
- Jardim Botânico Real, Kew Gardens (2003)
- Palácio de Westminster, Abadia de Westminster e Igreja de Santa Margarida (1987)
- Torre de Londres (1988)
Escócia:
- Edimburgo – cidades Antiga e Nova (1995)
- New Lanark (2001)
- Orkney – Coração Neolítico (1999)
- Ponte Forth (2015)
- St Kilda (1986)
País de Gales:
- Aqueduto Pontcysyllte e canal (2009)
- Castelos e Fortes do Rei Edward em Gwynedd (1986)
- Paisagem Industrial de Blaenavon (2000)
Irlanda do Norte:
- Calçada do Gigante (1986)
O que é um Patrimônio Mundial?
Um local designado Patrimônio Mundial representa, segundo a Unesco,:
a diversidade de nosso planeta e das pessoas que o habitam. Eles mostram o desenvolvimento da história humana em milhares de anos e celebram o que temos de melhor: através da arte, arquitetura, religião, indústria e muito mais.
Atualmente, pouco mais de 1000 lugares em todo o planeta são considerados Patrimônio Mundial.
Eles se dividem em três categorias:
- Patrimônio Cultural: incluem centenas de prédios históricos, cidades, sítios arqueológicos, e obras monumentais de escultura ou pintura;
- Patrimônio Natural, incluem áreas naturais que contenham (1) fenômenos naturais raros ou ainda de extrema beleza; (2) habitats para plantas ou animais raros ou ameaçados; (3) exemplos de processos de evolução ecológica ou biológica; (4) registros da história da Terra e seus processos geológicos. A Costa Jurássica na Inglaterra e a Calçada do Gigante na Irlanda do Norte são consideradas Patrimônio Natural do Reino Unido.
- Patrimônio Misto, em que as duas categorias acima coexistem no mesmo local. No caso do Reino Unido, somente St Kilda na Escócia tem este status.
Leia também: Os 4 locais considerados Patrimônio Mundial em Londres
Tudo o que você precisa para sua viagem com economia e segurança. Clique no link para ver as informações.
Passeios em português – conheça o melhor de Londres em passeios temáticos guiados por brasileiros
Passe para atrações Go City – use o código AFFGOALL para 5% de desconto neste passe flexível e econômico
Hotéis em Londres e no Reino Unido – nossa seleção de hotéis nas melhores regiões para se hospedar
Ingressos para atrações, tours, musicais, esportes com os melhores preços
Motoristas brasileiros para transfer dos aeroportos, city-tour em Londres e passeios em geral
Guias brasileiros – contrate os melhores profissionais para conhecer a cidade com um expert
Fotógrafas profissionais – eternize sua viagem com um book de fotos
Chip gratuito para celular – chip gratuito com entrega no Brasil. Chegue em Londres conectado!
Seguro de viagem com desconto – use o código LONDRESINICIA5 para viajar tranquilo
Cartão Wise – abra conta no Wise e aproveite da melhor taxa de câmbio e cartão com iof de 1,1%
Deixe um comentário