A linha Piccadilly do metrô de Londres, azul escuro nos mapas, é das mais importantes para turistas em geral. Quer saber por quê?
Se você chega pelo aeroporto de Heathrow, é a linha Piccadilly que poderá te levar até o centro de Londres. A linha passa pelas três estações que servem os cinco terminais do aeroporto e, como a viagem tem início em Heathrow, não é difícil conseguir lugar para se sentar e acomodar as malas.
O problema é que, no horário do rush (início da manhã e final da tarde), o trem vai ficando cada vez mais cheio e pode ser penoso enfrentar com malas o tráfego de passageiros na estação de destino no centro de Londres.
A partir de Heathrow, em menos de 30 minutos, você chega à zona 1 de transporte e a primeira estação desta zona, ainda na fronteira com a zona 2, é Earl’s Court.
Esta região, que engloba também as estações de Gloucester Road e South Kensington, é uma ótima área para se hospedar. Os preços dos hotéis e apartamentos são melhores que se comparados à zona super central da cidade, é uma região muito agradável, com comércio, restaurantes e pubs.
Continuando em direção leste, chegamos a uma área bem mais chic – posh como dizem os ingleses – da cidade, chamada Knightsbridge.
É nesta estação que você descerá para ir à famosa loja de departamentos Harrods e também à Sloane Street, onde estão as lojas de designers da qual falei aqui.
O acesso aos museus de South Kensington, Victoria & Albert, Museu da Ciência e Museu de História Natural também pode se dar pela estação anterior, South Kensington, ou por esta estação.
O limite norte de Knightsbridge é o Hyde Park e na avenida que circunda o parque você verá hotéis muito exclusivos, como o Mandarin Oriental, que por sinal abriga dois excelentes restaurantes: o Bar Bouloud, do chef francês radicado nos Estados Unidos, Daniel Bouloud, e o Dinner do premiadíssimo chef Heston Blumenthal.
A próxima estação da linha Piccadilly é Hyde Park Corner, já na margem leste do parque, no limite com o lindo Green Park, que dá nome à estação seguinte. Hyde Park Corner é onde se encontra o Wellington Arch, construído originalmente como um portão do Palácio de Buckingham, que fica bem próximo.
Green Park é uma interseção importante do metrô, onde a linha Piccadilly se encontra com as linhas Jubilee e Victoria. Assim, quem estiver indo para o Museu de Cera ou para Westminster, por exemplo, trocará para a linha Jubilee e quem estiver indo para as compras em Oxford Street, fará baldeação com a linha Victoria.
As quatro próximas estações se localizam na área mais turística e central de Londres, geralmente conhecida como West End: Piccadilly Circus (que dá nome à linha), Leicester Square, Covent Garden e Holborn. Já falei sobre esta área da cidade aqui.
Os hotéis no West End cobram por estarem tão no centro. Assim, você provavelmente encontrará hotéis de mesmo nível mais em conta em outras áreas.
Uma curiosidade é que a distância entre as estações Leicester Square e Covent Garden é a menor de toda a rede do metrô, com menos de 300 metros, por isso muitas vezes é mais rápido cobrir esta distância à pé, caso você queira somente ir de um local a outro.
Continuando a viagem, entramos em outro bairro muito agradável e excelente para se hopedar. É a região próxima ao Museu Britânico, à Biblioteca Britânica e à Universidade de Londres, chamada Bloomsbury.
A estação Russell Square fica bem no centro desta área eternamente ligada aos intelectuais e escritores, dentre os quais Virginia Woolf é a mais celebrada.
A estação King’s Cross St. Pancras fica no limite norte de Bloomsbury, próxima parada da linha Piccadilly. Apesar de considerada por muitos anos uma área pouco nobre da cidade, esta região recebeu (e ainda está recebendo) milhões de libras de investimentos e hoje está completamente revitalizada.
A chegada do Eurostar na estação St. Pancras e a inauguração do novo e luxuoso hotel Renaissance St. Pancras mostram que as mudanças vieram para ficar. Leia aqui tudo sobre a estação St Pancras
De St. Pancras, a linha Piccadilly continua seu percurso nordeste e passa por mais diversas estações das zonas 2, 3 e 4, terminando na estação Cockfosters, na zona 5. Mas por estas estações provavelmente o turista não irá circular…
As ilustrações deste post são partes do mapa “Above Ground” comissionado em 1996 pelo Transport for London.
Roberta
Olá Eneida! Muito obrigada por tanta gentileza em responder as perguntas. Excelente, esclareceu muito para mim. Deixe-me apenas ver se entendi bem: eu chego a Heathow, e vou ficar perto da estação Vitória. Optei pelo travelcard , zonas 1 e 2. Portantao, ao chegar a Heathrow, devo comprar um Oyster, carregar para uma viagem isolada zona 1-6, e colocar o travelcard (zonas 1-2) 7 dias no mesmo Oyster, é isso mesmo? Mais uma vez obrigada! Maravilhoso o site
Eneida
Isso mesmo, Roberta!
Juliana
Eneida,
Amei seu post. Muito útil e completo.
Eneida
Obrigada, Juliana!
Felipe
Eneida e amigos,
Ficarei no Premier Inn Kensignton e saio de St. Pancras para Paris numa segunda às 09:17h. Qual o melhor transporte do hotel até a estação neste horário? Com que antecedência devo chegar na estação?
Obrigado!
Eneida
Oi Felipe,
Na minha opinião é o metrô. Você deve chegar 30 min antes do horário do trem.
Flávia
Eneida, eu coloquei taxi no meu orçamento para a viagem, porque são malas de uma família, mas como essa linha é perfeita para mim, te pergunto, você sabe se ela é muito lotada ou é tranquila no horário de uma 2ª feira às 13 horas, indo para o aeroporto? Nem é pela economia mas acho que deve ter muito engarrafamento até o aeroporto, e de metrô é bem mais ágil, não é? Bem, mais uma vez, te agradeço por mais essa informação. Beijos.
Larissa
Cara Flávia, estive em Londres em outubro/12 e fiz exatamente o que Eneida escreveu no post. Me hospedei na região de Earl´s Court e a linha piccadilly foi minha grande amiga durante os meus 10 dias de estadia. O meu voo chegou em Heathrow por volta das 13h e fomos (meu marido, meu filho de 6 anos e eu) até o hotel de metro. Nesse horário é bem tranquila a ida e imagino que o percurso de volta seja tranquilo também. Nos acomodamos com as malas sem nenhuma dificuldade e a viagem não levou mais do que 40 minutos. Recomendo muito. A estação do aeroporto é bem acessível e sinalizada. Há esteiras para aliviar a caminhada. Boa Viagem!
Flávia
Larissa, obrigada por seu depoimento. Estou com muitas malas pois viajo com marido e 2 filhos já grandes, e o fato de ser no inverno garante malas maiores e mais volumosas, com agasalhos. Mas, como você disse que a linha não é lotada, realmente isso facilita bastante a estratégia. Obrigada. Beijo.
Eneida
Oi FLávia,
Acho que neste horário é tranquilo. Você tem razão quanto ao trânsito, provavelmente demora mais ir de táxi.
Clecio
Alguém saberia dizer onde fica a base do EasyBus na estação de é Earl’s Court ?
Vale à pena usar este servio para o aeroporto ?
Eneida
Oi Clecio,
Para qual aeroporto você quer ir?
Clecio
Terei que ir para o aeroporto de Gatwick. Ficarei hospedado no Ibis de Sheperd Bush, e como tenho que chegar cedo na estação Earls Court, também estou na dúvida se pego metrô para depois pegar o Easy Bus. É arriscado ?
Eneida
Oi Clécio,
Arriscado como? Sorry, não entendi a pergunta… De Sheperds Bush você pode pegar o overground para West Brompton.