A linha Piccadilly do metrô de Londres, azul escuro nos mapas, é das mais importantes para turistas em geral. Quer saber por quê?
Se você chega pelo aeroporto de Heathrow, é a linha Piccadilly que poderá te levar até o centro de Londres. A linha passa pelas três estações que servem os cinco terminais do aeroporto e, como a viagem tem início em Heathrow, não é difícil conseguir lugar para se sentar e acomodar as malas.
O problema é que, no horário do rush (início da manhã e final da tarde), o trem vai ficando cada vez mais cheio e pode ser penoso enfrentar com malas o tráfego de passageiros na estação de destino no centro de Londres.
A partir de Heathrow, em menos de 30 minutos, você chega à zona 1 de transporte e a primeira estação desta zona, ainda na fronteira com a zona 2, é Earl’s Court.
Esta região, que engloba também as estações de Gloucester Road e South Kensington, é uma ótima área para se hospedar. Os preços dos hotéis e apartamentos são melhores que se comparados à zona super central da cidade, é uma região muito agradável, com comércio, restaurantes e pubs.
Continuando em direção leste, chegamos a uma área bem mais chic – posh como dizem os ingleses – da cidade, chamada Knightsbridge.
É nesta estação que você descerá para ir à famosa loja de departamentos Harrods e também à Sloane Street, onde estão as lojas de designers da qual falei aqui.
O acesso aos museus de South Kensington, Victoria & Albert, Museu da Ciência e Museu de História Natural também pode se dar pela estação anterior, South Kensington, ou por esta estação.
O limite norte de Knightsbridge é o Hyde Park e na avenida que circunda o parque você verá hotéis muito exclusivos, como o Mandarin Oriental, que por sinal abriga dois excelentes restaurantes: o Bar Bouloud, do chef francês radicado nos Estados Unidos, Daniel Bouloud, e o Dinner do premiadíssimo chef Heston Blumenthal.
A próxima estação da linha Piccadilly é Hyde Park Corner, já na margem leste do parque, no limite com o lindo Green Park, que dá nome à estação seguinte. Hyde Park Corner é onde se encontra o Wellington Arch, construído originalmente como um portão do Palácio de Buckingham, que fica bem próximo.
Green Park é uma interseção importante do metrô, onde a linha Piccadilly se encontra com as linhas Jubilee e Victoria. Assim, quem estiver indo para o Museu de Cera ou para Westminster, por exemplo, trocará para a linha Jubilee e quem estiver indo para as compras em Oxford Street, fará baldeação com a linha Victoria.
As quatro próximas estações se localizam na área mais turística e central de Londres, geralmente conhecida como West End: Piccadilly Circus (que dá nome à linha), Leicester Square, Covent Garden e Holborn. Já falei sobre esta área da cidade aqui.
Os hotéis no West End cobram por estarem tão no centro. Assim, você provavelmente encontrará hotéis de mesmo nível mais em conta em outras áreas.
Uma curiosidade é que a distância entre as estações Leicester Square e Covent Garden é a menor de toda a rede do metrô, com menos de 300 metros, por isso muitas vezes é mais rápido cobrir esta distância à pé, caso você queira somente ir de um local a outro.
Continuando a viagem, entramos em outro bairro muito agradável e excelente para se hopedar. É a região próxima ao Museu Britânico, à Biblioteca Britânica e à Universidade de Londres, chamada Bloomsbury.
A estação Russell Square fica bem no centro desta área eternamente ligada aos intelectuais e escritores, dentre os quais Virginia Woolf é a mais celebrada.
A estação King’s Cross St. Pancras fica no limite norte de Bloomsbury, próxima parada da linha Piccadilly. Apesar de considerada por muitos anos uma área pouco nobre da cidade, esta região recebeu (e ainda está recebendo) milhões de libras de investimentos e hoje está completamente revitalizada.
A chegada do Eurostar na estação St. Pancras e a inauguração do novo e luxuoso hotel Renaissance St. Pancras mostram que as mudanças vieram para ficar. Leia aqui tudo sobre a estação St Pancras
De St. Pancras, a linha Piccadilly continua seu percurso nordeste e passa por mais diversas estações das zonas 2, 3 e 4, terminando na estação Cockfosters, na zona 5. Mas por estas estações provavelmente o turista não irá circular…
As ilustrações deste post são partes do mapa “Above Ground” comissionado em 1996 pelo Transport for London.
Renato de Souza
Eneida, descendo na estação de metrô King’s Cross St. Pancras, é muito distante do local de embarque do trem que vai para Paris (Eurostar)? Dá para caminhar com as malas? No Google Maps, vi que uma é ao lado da outra, mas tem interligação por dentro das estações ou tem que sair da estação de metrô para chegar na estação de trem?
Eneida
Oi Renato,
É bem perto, 5 minutos e bem sinalizado.
Jeanette
Olá, adorei seu site.
Como faço pra ir do Centro de Londres para Southamton.
Eneida
Olá Jeanette,
Veja aqui:
http://www.londresparaprincipiantes.com/como-ir-de-londres-southampton/
solange
Ola, estamos com uma dúvida: pode levar malad no onibus de londres? Obrigada
Eneida
Oi Solange,
Pode, mas não tem ninguém para ajudar.
Ana
Adorei seu blog!! Vou aproveitar muito suas dicas… mas quero saber se você pode me ajudar: vou sair de Barcelona dia 18/06 e chego em Londres por volta das 16h30 só que no aeroporto de Gatwick… qual a melhor maneira de chegar no meu Hotel que fica próximo a estação Russel Square???
Super obrigada…
Eneida
Oi Ana,
Veja aqui: http://www.londresparaprincipiantes.com/como-ir-de-gatwick-ao-centro-de-londres/
Allexandre Silva
Olá, ótimo blog
Como faço para ir para a cidade de Canterbury a partir de Heathrow?
Grato