Informações sobre os preços de aluguel em Londres e dicas de como alugar um apartamento, casa ou quarto na cidade.
Quanto custa alugar um apartamento em Londres? Esta é uma pergunta que vez por outra me fazem e como nem sempre tenho a oportunidade de dar uma resposta completa, resolvi fazer um post todo a respeito, para servir como uma referência para os leitores interessados.
- Preço de aluguel em Londres – aluguel de longo prazo
- Outros custos na contratação do aluguel
- Preço de aluguel em Londres perto das estações de metrô
- Valor de aluguel de quartos em casas compartilhadas em Londres
- O que tem no apartamento?
- Documentos necessários para alugar um apartamento em Londres
- Sites de imobiliárias para aluguel em Londres
Preço de aluguel em Londres – aluguel de longo prazo
Há dois tipos de mercados que têm regras e preços diferentes, um para aluguéis de longo prazo (a partir de seis meses) e um para aluguéis de temporada, que inclui desde poucos dias até poucos meses.
Interessante notar que os preços praticados em Londres são em média duas vezes maiores que os do restante do Reino Unido.
Preço de aluguel em Londres: apartamento de um quarto ou mais
Estes valores se referem a alugueis de longo prazo (mais de 6 meses). Clique aqui para obter informações sobre aluguéis de curto prazo.
O mapa abaixo, publicado no site da prefeitura de Londres, dá uma ideia dos preços para aluguel nos diversos bairros da cidade. Os dados são baseados nos aluguéis do setor privado nos últimos 12 meses e indicam a média mensal.
A área marcada de vermelho é obviamente a região mais central da grande Londres. Nesta região, o valor do aluguel de um apartamento de um quarto é em média superior a £1300 por mês, podendo chegar facilmente a mais de £2500.
À medida que nos afastamos do centro, os preços começam a diminuir gradualmente, sendo entre £1100 e £1300 por mês na área amarela, £950 e £1100 na área verde e chegando a menos de £950 na área azul do mapa. A área cinza é onde não há dados disponíveis suficientes.
No site da prefeitura é possível fazer uma busca de valores médios por local e por tipo de imóvel:
- quarto: em inglês “room“, indica que o aluguel será de um quarto em uma casa ou apartamento em que moram outras pessoas,
- studio: equivale a nossa quitinete, um apartamento de um cômodo com banheiro e cozinha compacta,
- casa (“house” em inglês) ou apartamento (“flat” ou “apartment” em inglês), de um, dois, três, quatro, ou mais quartos (“bedroom” em inglês).
Note, no entanto, que em anúncios de apartamentos para alugar, o valor do aluguel geralmente é mostrado por semana (per week ou p/w). Quando o valor é por mês, normalmente vem escrito “p/m“, “pcm“, ou “per current month“.
Outros custos na contratação do aluguel
Por lei, o locador pode também cobrar além do aluguel, o seguinte:
- Uma caução reembolsável no valor máximo equivalente a 5 semanas de aluguel, se o valor anual do aluguel for inferior a £50.000, ou de 6 semanas, se o valor anual do aluguel for superior a este valor.
- Uma caução reembolsável para reservar o imóvel, no valor de uma semana de aluguel.
- Outras impostos (“taxes” em inglês) e contas de consumo (“utilities” em inglês que inclui água, energia, gás, etc.), se incluídos no contrato.
O governo do Reino Unido tem um guia com muitas informações para quem que alugar em Londres. Clique aqui para ler.
Preço de aluguel em Londres perto das estações de metrô
Um outro site reúne informações sobre médias de preços de aluguel nas cercanias das diversas estações do metrô de Londres, baseadas na oferta. A tendência é a mesma apresentada acima, mas os valores são informados por semana de aluguel.
Assim, vemos alugueis na faixa de £250 por semana nas regiões mais afastadas chegando a incríveis £800 por semana nas áreas mais nobres da cidade. Imagine que isso equivale a mais 100 libras por dia, preço que muita gente acha caro para pagar por uma diária de hotel!
A linha Piccadilly, que cruza a região mais cara da cidade, apresenta a seguinte variação para um apartamento de 1 quarto (preços por semana):
Leia também: custo de vida em Londres
Valor de aluguel de quartos em casas compartilhadas em Londres
Com os aluguéis tão altos, é muito comum as pessoas dividirem uma casa na cidade em um esquema tipo “república”. Em Londres, é chamado de house sharing ou flat sharing.
Você viverá com pessoas que não são da sua família, na maioria das vezes não são nem mesmo conhecidas. Essas pessoas serão seus flatmates, ou housemates.
Cada pessoa ou casal tem seu quarto e as áreas comuns da casa (cozinha, sala, banheiros, jardim, etc.) são usadas por todos.
As casas são alugadas diretamente pelo proprietário (chamado landlord) ou por uma agência imobiliária (letting agent).
Cuidado com golpes! Sempre verifique quem é o proprietário e se o imóvel realmente existe. Se for bom demais pra ser verdade, certamente não é verdade! Fique atento a golpes! Jamais envie dinheiro principalmente por Western Union, MoneyGram e outras formas de envio de valores que não podem ser rastreadas. Existem muitos golpes na área de locação de imóveis em Londres.
Além de dividir os custos de aluguel com os housemates, a outra vantagem financeira de dividir uma casa é que no valor do aluguel estão incluídos outras contas (utilities), como energia, gás, água, internet, etc.
A manutenção da casa também fica por conta do dono. Como isso varia, é bom verificar no contrato o que está realmente incluso.
Normalmente, é pedido um pagamento antecipado de um mês de aluguel e também uma caução (chamada deposit) no valor de um mês de aluguel, que será devolvida no final do contrato caso não haja problemas.
O mapa a seguir mostra a média de valor de aluguel de um quarto de casal em casas compartilhadas na grande Londres. Os valores variam de pouco abaixo de £700 (regiões mais afastadas do centro) a mais de £1100 por mês e incluem as contas de consumo normais (água, eletricidade, gás, etc.).
Segundo o site Spareroom, a média de aluguel de um quarto em Londres foi de £952 por mês no primeiro trimestre de 2023. Isso representa um aumento de 20% sobre a média de £794 em 2022.
As áreas com aluguel superior a £1000 são as mais centrais e caras e incluem os seguintes códigos postais:
- W1 – Marylebone, Mayfair, Soho, Fritzrovia
- SW1 – Westminster, Belgravia e Pimlico
- SW3 – Chelsea
- SW7 – South Kensington, Knightsbridge
- W8 – Kensington
- EC4 – região da City of London
- WC2 – parte do West End incluindo Covent Garden
Já as mais baratas estão localizadas no leste e sudeste da cidade, áreas que estão passando por diversas transformações e onde há grande oferta de apartamentos e casas.
Veja abaixo um anúncio de quarto disponibilizado no site Spareroom:
O anúncio é para um quarto com cama de casal (double room) em uma casa de 3 quartos na região de Acton, na zona 3 de transporte.
£930 pcm Bills inc. – indica o valor do aluguel tem todas as contas incluídas (bills included”), incluindo TV, wifi e faxineira.
Facilite seu planejamento da sua viagem com o guia Londres em 4 dias - roteiros e dicas. São 5 roteiros com mapas interativos e todas as informações. Tudo o que você precisa para planejar sua viagem a Londres! Brinde exclusivo: Planner de Viagem para Londres - informações, planilhas e checklists para um planejamento perfeito de viagem. Clique aqui para conhecer!
O que tem no apartamento?
Não é raro que os apartamentos ou casas de aluguel sejam mobiliados (“furnished” em inglês), mas o que está incluído varia muito.
Normalmente, eles têm os acabamentos necessários, como lustres, muitas vezes cortinas ou persianas e a cozinha vem completa com geladeira, fogão e máquina de lavar roupa.
Ao contrário do que ocorre no Brasil, os inquilinos não são responsáveis por problemas que o apartamento venha a apresentar.
Se há um vazamento, se a geladeira estraga, se a água não esquenta, é só ligar para a imobiliária, ou para o proprietário (se o aluguel tiver sido feito diretamente), que cabe ao dono providenciar o conserto e pagar por ele. Já é um consolo, não é?
Documentos necessários para alugar um apartamento em Londres
Além dos documentos de identidade, comprovante de renda/emprego, e histórico de crédito, você terá de provar também que está no país legalmente (status de imigração).
Por lei, o locador é proibido de alugar para um imigrante ilegal e sofrerá sanções legais e multas sérias se o fizer.
Os seguintes documentos podem ser pedidos:
- Passaporte ou documento legal com foto provando que você tem mais de 18 anos e que está no país legalmente;
- Comprovante de endereço (se já residir no Reino Unido);
- Contracheque (“payslip“) dos últimos três a seis meses ou
- Carta do empregador confirmando o seu cargo, duração do contrato e salário ou
- Imposto de Renda (“tax return“) do último ano e outros comprovantes se for autônomo; e
- Cartas de referência (por exemplo de antigos locadores, empregadores, amigos).
Sites de imobiliárias para aluguel em Londres
Para aluguel de quartos em casa compartilhadas:
Leia também:
Custo de vida em Londres – valores de alimentação, contas de luz, internet, telefone, despesas extras, salário mínimo e tudo para um orçamento realista
ale
Bom dia. Voce indica algum landlord ou corretor ? Moro aqui ha dois anos em quarto e nao consigo alugar de jeito nehum. E impossivel.
Leni
Meu nome é. Leni.
Tenho interesse em morar seis meses em Londres. Minha intensão é morar só e gostaria de saber o custo do aluguel.
Eneida
Olá Leni
Você pode ter uma ideia no texto acima. Para saber mais certamente, sugiro que procure uma imobiliária, ou sites como https://www.rightmove.co.uk/property/London.html