A Beatriz Leal, guia parceira do Londres para Principiantes, diariamente acompanha turistas pelos pontos mais famosos de Londres, quer em passeios exclusivos, ou em pequenos grupos.
Ela também já apareceu aqui algumas vezes apresentando alguns pontos turísticos da cidade. Mas pouca gente sabe que a Beatriz é casada com um europeu e tem uma filhinha de 5 anos.
Assim, como muitos leitores têm curiosidade de saber sobre locais que são parte do cotidiano dos londrinos, pedi a ela que escrevesse este post com dicas de programas que ela faz com a família nos (poucos) dias de folga que tem.
E ela me enviou este texto, cheio de lugares interessantes, dos próximos aos pontos turísticos aos mais afastados.
***
Programas com a família em Londres
Nosso programa favorito (quando o clima permite) é sair para caminhar: seja nas margens do Tâmisa, num mercado específico ou em parques, principalmente durante a primavera e verão, mas também vamos muito durante o outono. Já no inverno procuramos sair para comer, visitar museus, teatro infantil e shopping centre.
Margem Sul do Tâmisa
Nas margens do Tâmisa, gosto mais da margem sul, por ser mais movimentada e proporcionar as melhores visões da cidade. Sempre dou uma passadinha na galeria de arte moderna Tate Modern, nem que seja so para um café no sexto piso, já que minha filha fica meio impaciente em me esperar ver pinturas!
Outro lugar que costumo parar nessa caminhada é na cafeteria Caffè Nero que fica na OXO Tower. Eles costumam oferecer gratuitamente um babyccino para minha filhota e ela adora! Se sente a adulta tomando o cafe dela com mamãe em uma xícara de louça parecida com a minha. Mas é só leitinho mesmo com chocolate, quando ela quer.
Ainda na margem sul do Tâmisa, dou uma passada em um micro-mercado que tem ao lado do Teatro Nacional. Ali, há várias lojinhas bem interessantes de produtos mais artesanais, sempre inspirador!
Não levo a filha todas as vezes na London Eye, mas creio que para quem esta a turismo em Londres e já vai dar uma passada na London Eye mesmo, vale a pena continuar pela margem sul em uma caminhada leve com a criançada.
É bem entretenedor, minha filha adora parar um pouco por ali e ver os artistas de rua, assistir os barcos passarem no rio e ver os pássaros pescando por ali tbm.
Adoro frequentar um pub familiar que tem ao fundo da London Eye – The Slug and Lettuce – a comida é bem gostosa, variada e o preço é muito bom. Há um menu infantil bem legal também, uma pena que minha filha é péssima para comer.
As guias Patrícia e Beatriz juntamente com a pequena Hanna
Bairros legais e parques
Outro lugar que gosto de passear com a familia é em Richmond – fazer uma caminhada na margem do Tâmisa por lá e ter uma perspectiva bem diferente do Tâmisa e de Londres. Gosto muito de um gastropub que tem por lá, Stein’s, completa o dia caso não estejamos fazendo um picnic.
Adoro passear pelas ruas de Richmond e vitrinar por ali também. Essa é uma boa dica para quem já conhece Londres e quer saber um pouco mais da vida dos residentes locais.
Outros bairros legais para conhecer fora do turístico: Musswell Hill, Highate Hill, Highbury e Islington (Upper Street)/Angel, Dalston (está cada vez melhor frequentado com bons cafés, restaurantes, galeria, etc.). Tendo tempo disponível, vale a pena dar um giro por lá.
Adoro ir a outro parque que se chama Waterlow Park – é pequeno, mas é lindo e tem uma cafeteria bem rústica, super legal. Não é tão baratinha, mas vale pelo cenário do parque. O play ground é bem legal também. Fica ao lado do Highgate Cemetery, caso alguém tenha curiosidade de visitar o túmulo do Karl Marx que fica por lá.
E também é próximo a Highgate Hill para conhecer lojas, restaurantes, cafés e vida de residentes locais, e quem sabe dar uma esticada ate o pub Spaniards Inn que é bem velhinho (creio que 500 anos! mas é lindo e delicioso). Amo aquele lugar!
Outro parque legal é o Golders Hill Park – tem animais, um ótimo playground para crianças e também é bem frequentado. O sorvete da cafeteria do parque é uma delícia!
Inverno
Durante o inverno, o Westfield Shopping Centre é minha segunda casa. Qualquer um dos dois: Shepherds Bush ou Stratford. O de Stratford frequento mais por ser mais próximo à minha casa.
Um teatro que costumo levar a filhota: The Little Angel – após teatro costumo passear pela Upper street de Islington e parar para comer algo em um dos restaurantes da rua… adoro comida mediterrânea e ai tem varios restaurantes! o Gallipoli tem um bom menu infantil e tambem oferece uns brinquedinhos para a criancada ficar distraída enquanto aguarda o prato ser servido.
Conheça o trabalho de guia da Beatriz e sua equipe:
Guias brasileiras em Londres
Leia também:
As dicas de restaurantes da Carla Costelini
Carla
Beatriz e suas ótimas recomendações ! Amamos tudo!
Leila Minardi
As dicas da Beatriz são perfeitas, podem confiar!!