Punjab é o nome de uma região muito fértil que cobre o norte da Índia e parte do Paquistão. Foi desta região que vieram cerca de 60% dos imigrantes originários da Índia no Reino Unido.
Eles deixaram sua terra natal em grande quantidade nos anos 1950, não só em busca de oportunidades de trabalho, mas também fugindo de perseguições religiosas, especialmente os que seguiam a religião Sikh.
E trouxeram com eles um pouco da culinária da região, que inclui alguns pratos muito celebrados como o Butter Chicken (Frango na manteiga), Chicken Jalfrezi e Tandoori Chicken (frango assado em um forno cilíndrico de argila chamado Tandoor).
Em Londres, são vários restaurantes especializados na culinária punjabi e o mais antigo deles, administrado pela mesma família há 4 gerações, funciona em Covent Garden.
O restaurante Punjab está sempre cheio, o que é uma boa indicação! Como fica perto da região de teatros da cidade, é um local conveniente para um jantar antes da peça ou musical.
O ambiente é bem descontraído, mas as mesas são colocadas muito próximas umas das outras (prática aliás comum nos restaurantes londrinos), o que pode causar uma certa aflição. O serviço é rápido e eficiente.
Leia aqui nosso guia completo para degustar um curry em Londres
Eles aceitam reservas por telefone, mas sempre deixam algumas mesas para quem aparece na porta. Foi o que fizemos em uma sexta-feira à noite.
Tivemos de esperar na fila do lado de fora por uns 20 minutos e assim que entramos, fomos saudados por um simpático gerente.
Ao saber que havia brasileiros no grupo, logo chamou um garçon originário de uma colônia portuguesa na Índia, que falava português. Achei simpático!
O menu é farto, com opções de carnes diversas e também pratos vegetarianos. Para quem não é iniciado nos “curries” indianos, há explicação de como são feitos. Simpático e útil também é o menu oferecido em português (de Portugal, mas tá valendo!).
Nós pedimos de entrada o “papadum”, que é uma massa frita, fina e crocante. O prato principal para mim foi o Butter Chicken e para o Steve o Chicken Jalfrezi, que para meu gosto é muito apimentado.
Como estávamos com um outro casal, ainda pedimos um terceiro prato e pudemos experimentar as diversas opções. Os acompanhamentos foram arroz branco e pão indiano “naam” que a gente pediu com alho.
Estava tudo muito gostoso e os três pratos principais foram mais do que suficiente para nós 4. Pagamos cerca de £20 por pessoa, incluindo cerveja (valores de 2016).
Para quem quer experimentar a culinária indiana, considero o Punjab uma ótima opção. Além de apresentar menu explicadinho e ainda em português, oferece comida saborosa com opções de curries mais ou menos apimentados para agradar a gostos variados.
Punjab
Horário de funcionamento: de segunda a sábado entre 12h00 e 23h00; domingo entre 12h00 e 22h00
80 Neal Street, Covent Garden, London, WC2H 9PA
Estação de metrô mais próxima: Covent Garden
Telefone: 020 7836 9787
Caren Carvalho
Vi no site deles algo como ser obrigatório o consumo mínimo de 15 libras por pessoa. Isso procede? É comum isso nos restaurantes de Londres?
Eneida
Olá Caren,
Entendo que isso se aplica somente para reservas de grupos grandes. Mas em geral, espera-se que você vá ao restaurante, especialmente nas horas mais movimentadas, para consumir.