Com a aproximação do fim do ano e das férias de verão comecei a receber emails de algumas pessoas que planejam aproveitar os meses de janeiro e fevereiro para estudar inglês aqui em Londres. Nos emails, a primeira preocupação geralmente diz respeito ao planejamento financeiro da viagem: “quanto custa estudar inglês em Londres?”.
Para ajudar nesse planejamento, eu gosto de citar um exemplo que corresponde a uma das escolas que conheço. Nessa escola, um curso de 4 semanas de duração, com carga horária de 15 horas semanais, no período vespertino (início depois das 15:00 em geral) custa 255,00 libras (para as 4 semanas). Além desse custo, existe uma taxa de matrícula no valor de 75,00 libras.
Em geral, as variáveis que influenciam no valor do curso são: a duração, a carga horária e a localização da escola.
Algumas dicas
É sempre importante procurar por uma escola credenciada pelo British Council porque, além de ter a qualidade do ensino atestada pelo governo, somente uma escola certificada pode fornecer um comprovante de matrícula aceito pela imigração no momento da chegada a Inglaterra.
Existem outros fatores que também influenciam no valor total do curso, como por exemplo, a duração total e o turno da aula. Em relação à duração, a regra é: quanto maior for o número de semanas que você irá cursar, mais barato será o preço pago por cada semana. Em relação ao turno do dia, as escolas em geral oferecem três opções de horários. As aulas que se iniciam no turno da manhã são as mais caras, as que se iniciam no horário do almoço tem o preço intermediário e as aulas que se iniciam no meio da tarde são as mais baratas.
Com essas dicas, já é possível começar a organizar o planejamento financeiro da viagem!
***
Este texto é uma contribuição da Ariane Zabaleta.
Se você tem vontade de estudar inglês em Londres, mas tem muitas dúvidas, ou precisa de ajuda para planejar sua viagem, conheça a proposta de trabalho da Ariane, enviando um email para [email protected]. Ela pode te ajudar a escolher qual a melhor escola, a melhor época do ano, onde se hospedar, além de ajudar com outras dicas super importantes para estudantes.
Leia também outras contribuições da Ariane:
Estudar inglês em Londres – mais dicas para quem está querendo fazer intercâmbio em Londres por conta própria (sem a intermediação de uma agência)
Márcia Padilha
Muito boas as dicas. Obrigada.
José Porfiro da Silva
Tem algum site, que tenha uma lista de escola?
Penso numa possibilidade de duas semanas, para meu filho, mês de julho.
Eneida
Olá José,
O site do British Council citado no post tem uma lista com todas as escolas credenciadas.