Torta de carne inglesa coberta com purê de batata que é uma espécie de “escondidinho”, gostoso e fácil de fazer.
O que é Shepherd’s Pie
A Shepherd’s Pie (torta do pastor) é uma receita tradicional britânica, originalmente feita com restos do almoço de domingo. Como a carne de cordeiro é bem comum nas ilhas britânicas, é uma opção fácil para assar no domingo.
Na segunda-feira, basta moer o que sobrou da carne assada, fazer um ensopado, juntar com um purê de batatas e deixar dourar no forno por alguns minutos. Simples assim!
Diferença entre Shepherd’s Pie, Cottage Pie e Escondidinho de Carne
Atualmente, muita gente na Inglaterra faz a Shepherd’s Pie com carne moída comprada especialmente para a receita, independente de ter sobras ou não.
Seguindo a tradição, a carne usada nessa torta é a de cordeiro. Se pensarmos que o pastor (Shepherd) normalmente guia um rebanho de ovelhas, fica fácil de identificar.
Quando a receita é feita com carne de boi (igualmente gostosa), o prato tem o nome de Cottage Pie (torta do chalé). Não sei bem a relação do chalé com o boi, mas sigamos em frente.
Como no Brasil não temos muita intimidade com carne de cordeiro, vamos sempre de Cottage Pie, que lembra muito nosso “escondidinho“. A diferença para o escondidinho brasileiro é que a torta de carne inglesa só tem duas camadas: carne moída embaixo e purê de batata por cima. E obviamente alguns toques ingleses, que veremos na receita!
Normalmente, os ingleses fazem esta torta nos meses mais frios do ano (outono e inverno), mas ela é servida em pubs e restaurantes em qualquer época.
É comida que lembra a casa da mãe ou da avó, daquelas que alimentam a alma e que aquecem de dentro pra fora!
O que acompanha a Shepherd’s Pie
A torta de carne inglesa é um prato completo e o acompanhamento pode ser bem simples. Na minha casa, costumo servir assim:
- Com salada de verdes simples ou
- Com cenoura salteada na manteiga com tomilho ou
- Com uma fatia grossa de pão italiano
Ingredientes da torta de carne moída inglesa
Os principais ingredientes são baratos e bem fáceis de encontrar:
Carne moída: como afirmado anteriormente, a carne tradicional é a carne de cordeiro, mas você pode usar carne de boi (patinho, por exemplo) que dará super certo.
Vegetais: a minha receita tem cebola, alho e cenoura somente, mas é comum incluir na Shepherd’s Pie ervilha, milho verde, salsão, ou até mesmo cogumelos.
Espessante: nesta receita, o extrato de tomate é usado para, além de dar um gostinho ácido, espessar o caldo sem precisar usar farinha ou amido de milho.
Caldo: o caldo feito em casa tem um gosto mais suave e sempre que tenho, gosto de usar. Quando uso o caldo em cubos industrializado, procuro comprar o mais “natural” possível, especialmente sem adição de glutamato e com baixo teor de sal.
Vinho tinto: muitas receitas que vejo por aí não incluem o vinho tinto, mas eu acho que faz toda a diferença no gosto. Embora muitas vezes já tenha feito a receita somente com caldo (por falta de vinho em casa), prefiro a versão com vinho.
Molho Inglês: na nossa casa só entra o “verdadeiro” Worcestershire Sauce, que é o da marca Lea & Perrins. Os “genéricos” não nos agradam tanto.
Temperos: além de alecrim e tomilho, que são os clássicos da receita, você pode acrescentar salsinha, que também vai muito bem.
Batatas: a batata Asterix (aquela com casca avermelhada) faz um purê mais consistente por ter mais amido e menos água que a batata inglesa comum. Eu prefiro.
Variações da Shepherd’s Pie
Para personalizar a sua torta de carne moída inglesa, sinta-se à vontade para fazer adaptações. Veja nossas sugestões:
Shepherd’s Pie vegetariana: substitua a carne de cordeiro ou de boi pela mesma quantidade de um mix de cogumelos (500 g). Já vi também quem faça com lentilha no lugar da carne. Substitua também o caldo por um feito somente de legumes. Como o molho inglês tem anchovas, ele também deve ser substituído.
Shepherd’s Pie low-carb: substitua o purê de batatas por um purê de couve-flor ou de batata doce.
Receita de Shepherd’s Pie – torta de carne inglesa
Shepherd’s Pie – torta de carne inglesa
Ingredientes
Para o ensopado de carne:
- 2 colheres de sopa azeite
- 1 cebola picadinha
- 2 dentes de alho picadinho
- 1 cenoura ralada
- 500 g carne moída
- 1 colher de chá alecrim fresco
- 1 colher de chá tomilho
- 1 colher de sopa molho inglês Lea & Perrins
- 1 colher de sopa extrato de tomate
- 1 xícara vinho tinto
- 1 ½ xícara caldo de carne
Para o purê de batatas:
- 4 unidades batata inglesa média descascadas e cortadas em fatias de 2 cm
- 3 colheres de sopa manteiga (50 g)
- 1 gema de ovo
- 2 colheres de sopa queijo parmesão ralado
- Ramos de tomilho para decorar (opcional)
- Sal e pimenta do reino
Modo de preparo
- Separe todos os ingredientes da receita. Pré aqueça o forno a 180 graus.
- Leve uma panela ao fogo e nela aqueça o azeite. Junte a cebola, tempere com uma pitada de sal e refogue por 2 minutos, até a cebola ficar macia. Acrescente o alho e a cenoura e deixe refogar por mais 2 minutos, mexendo bem.
- Tempere a carne moída com sal e pimenta do reino e junte à panela. Aumente o fogo e frite a carne até que não esteja mais vermelha. Acrescente o alecrim, o tomilho, o molho inglês e o extrato de tomate. Mexa bem e deixe cozinhar por alguns minutos.
- Despeje o vinho tinto sobre a carne e cozinhe em fogo médio até que evapore quase por completo. Acrescente então o caldo de carne, leve à fervura e cozinhe em fogo baixo até que o caldo engrosse, cerca de 10 minutos. Verifique o tempero e acrescente sal e pimenta se necessário.
- Para o purê, coloque as batatas em uma panela com um litro de água e meia colher de sopa de sal. Leve ao fogo e, depois de levantar fervura, cozinhe por cerca de 15 minutos, até que estejam macias. Escorra as batatas e amasse para formar o purê. Junte a manteiga, a gema e metade do queijo parmesão ralado e misture bem.
- Para montar a torta, em um refratário despeje todo o conteúdo da panela com carne moída. Espalhe o purê de batatas por cima da carne, de forma a cobrir completamente. Passe a ponta de um garfo pelo purê para deixar marcas paralelas. Salpique com o restante do queijo ralado e decore com ramos de tomilho (opcional).
- Asse a torta no forno pré aquecido por cerca de 20 minutos, até que o molho de carne esteja borbulhando e o purê bem dourado. Sirva em seguida.
Dicas
- A Shepherd’s Pie é feita tradicionalmente na Inglaterra com carne de cordeiro, mas a variante com carne de boi (chamada Cottage Pie) também fica uma delícia.
- Se não tiver vinho tinto, ou não puder usar bebida alcoólica, use somente caldo de carne. Nesse caso, logo após o passo 3 acima, acrescente duas xícaras de caldo e cozinhe por 20 minutos.
- Caso não tenha caldo caseiro, opte por um caldo industrializado sem adição de glutamato e use somente um cubinho.
- 1 xícara = 240 ml
Participamos do Programa de Associados da Amazon, um serviço de intermediação entre a Amazon e os clientes, que remunera a inclusão de links para o site da Amazon e os sites afiliados.
Lucilia
Receita perfeita!! Recomendo muito!
Natalia
Ola! Gostaria de fazer a receita com carne de boi. Como procurar patinho moído nos mercados comuns?
Eneida
Oi Natalia,
É um corte de carne super comum no Brasil. Acho que não terá problema para encontrar, basta pedir ao açougueiro.