O VAT (Value Added Tax – imposto sobre valor agregado) é um imposto de 20% incluído no preço de venda da grande maioria dos produtos no Reino Unido.
Até a saída do Reino Unido da União Europeia (Brexit), moradores de fora da União Europeia podiam solicitar o reembolso deste imposto, desde que respeitadas algumas regras.
Este esquema de reembolso foi cancelado pelo governo britânico em 31 de dezembro de 2020.
Assim, não é mais possível solicitar o reembolso do VAT, nem fazer compras “tax-free” no Reino Unido.
Facilite seu planejamento da sua viagem com o guia Londres em 4 dias - roteiros e dicas. São 5 roteiros com mapas interativos e todas as informações. Tudo o que você precisa para planejar sua viagem a Londres! Brinde exclusivo: Planner de Viagem para Londres - informações, planilhas e checklists para um planejamento perfeito de viagem. Clique aqui para conhecer!
É possível fazer compras tax-free no Reino Unido?
Desde 01/01/2021, o governo britânico encerrou o esquema de vendas sem imposto nos aeroportos, portos e estações de Eurostar.
Assim, não é mais possível comprar perfumes, bebidas alcoólicas, cigarros, eletrônicos, etc., em viagens para países de fora da União Europeia como acontecia antes do Brexit.
A única forma de conseguir comprar produtos sem pagar o VAT é comprar produtos em algumas lojas e enviá-los diretamente para o país de origem. Mas, neste caso, como sabemos, o produto ficará sujeito às cobranças alfandegárias no Brasil.
Não é mais possível solicitar o reembolso de produtos adquiridos no Reino Unido durante uma viagem.
O que é VAT?
VAT (“Value added tax”, ou IVA, “Imposto sobre Valor Agregado”) é um imposto que você paga quando adquire bens e serviços nos países da União Europeia.
A taxa padrão do VAT no Reino Unido (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte) atualmente é 20% e, na grande maioria das vezes, o valor do imposto está incluído no preço do produto que é mostrado nas lojas, supermercados, restaurantes, etc.
Algumas tarifas de hotéis, no entanto, são exibidas sem o acréscimo do VAT, mas isso é raro.
***
Estas informações foram retiradas do site HM Revenue & Customs, que é o órgão oficial da receita e alfândega britânicas.
Sobre compras em Londres, leia também:
Guia de compras da Oxford Street
Lojas top de cosméticos e maquiagem em Londres
Tudo o que você precisa para sua viagem com economia e segurança. Clique no link para ver as informações.
Passeios em português – conheça o melhor de Londres em passeios temáticos guiados por brasileiros
Passe para atrações Go City – use o código AFFGOALL para 5% de desconto neste passe flexível e econômico
Hotéis em Londres e no Reino Unido – nossa seleção de hotéis nas melhores regiões para se hospedar
Ingressos para atrações, tours, musicais, esportes com os melhores preços
Motoristas brasileiros para transfer dos aeroportos, city-tour em Londres e passeios em geral
Guias brasileiros – contrate os melhores profissionais para conhecer a cidade com um expert
Fotógrafas profissionais – eternize sua viagem com um book de fotos
Chip gratuito para celular – chip gratuito com entrega no Brasil. Chegue em Londres conectado!
Seguro de viagem com desconto – use o código LONDRESINICIA5 para viajar tranquilo
Cartão Wise – abra conta no Wise e aproveite da melhor taxa de câmbio e cartão com iof de 1,1%
Felipe
Comprei em Paris um iphone, na loja solicitei a NF para reembolso (vem com um envelope). Preenchi o formulário (pedem nº passaporte, cartão de crédito, etc.) da NF solicitando reembolso pelo cartão e levei para a receita (no aeroporto de Orly) carimbar, ao lado da mesma tinha uma caixa de correspondências onde coloquei o envelope já selado com destino a tal câmara de compensação. Uns dois ou três meses depois recebi na fatura o reembolso. Obs.: meu voo tinha conexão em Lisboa, mas fiz tudo em Paris.
HENRIQUE
estava pesquisa na internet e achei este tópico não sei se você pode me ajudar, comprei um produto pela internet, mas agora na hora da empresa me enviar, na hora que efetuei a compra no site da empresa foi descontado um valor do produto creio que foi referente a este imposto, mas agora eles estão perguntando o numero do meu VAT? …. neste caso sou obrigado a recolher o VAT (IVA)????
Eneida
Oi Henrique,
Entendo que pessoa física não recolhe VAT, mas não sou especialista no assunto.
Priscila
Olá, tudo bem?
Estou com uma dúvida que talvez você possa esclarecer.
Acabo de retornar da Europa, onde fiz algumas compras e solicitei formulários de TAX Free.
Porém, não tive tempo de fazer o procedimento no aeroporto, pois minha saída da Europa foi numa conexão de 30 minutos. Correria total!
Sabes se é possível solicitar daqui o ressarcimento, via correio ou internet, à alguma empresa que encaminhe esse formulário para a alfândega e nos repasse o valor em cartão de crédito ou depósito?
Qualquer informação é bem-vinda.
Obrigada!
Eneida
Olá Priscila,
Infelizmente, tanto quanto sei, este procedimento teria de ser feito no aeroporto europeu. Não conheço outra forma de obter o reembolso.
Janaina
Oi! Vou pra Londres agora em Setembro e pretendo comprar câmera fotografica e acessórios. Só vou posso pedir reembolso se estiver tudo na caixa ou posso usar meu equipamento lá e mesmo assim pedir reembolso?
Eneida
Oi Janaina,
Entendo que você deve ser capaz de mostrar o equipamento para o fiscal. Não é dito que deve estar na caixa, nem que seja novo.
Barbara
Olá, tenho uma dúvida que ja esta me atormentando a alguns dias: passei 1 mês na Inglaterra e voltei tem menos de uma semana. Comprei várias coisas e a maioria delas consegui o VAT das lojas. Preenchi todas as notas que consegui. Quando cheguei no aeroporto no dia da minha volta para o Brasil, o quichê estava fechado e so abriria as 6 da manhã, no horario do meu voo. Não consegui o meu reembolso la na Europa, mas estou preocupada porque são quase 200 libras que consegui de VAT e quero esse dinheiro do imposto de volta. Minha pergunta é: tem alguma maneira de eu fazer via correio? Posso mandar todas essas notas por correio e receber na minha conta bancária??
Obrigada
Eneida
Olá Bárbara,
Como respondi acima, infelizmente o procedimento deveria ter sido feito no aeroporto.
If there aren’t any customs officials at the port or airport you’re leaving from, there will be a telephone you can use to ring an official or a clearly marked customs post box in which you can leave your refund form. Customs officials will collect it from there and if they are satisfied that all requirements have been met, they will contact the retailer to arrange your VAT refund.
http://www.hmrc.gov.uk/vat/sectors/consumers/overseas-visitors.htm
Você pode enviar uma carta para a órgão mas acho muito difícil conseguir seu reembolso.