O VAT (Value Added Tax – imposto sobre valor agregado) é um imposto de 20% incluído no preço de venda da grande maioria dos produtos no Reino Unido.
Até a saída do Reino Unido da União Europeia (Brexit), moradores de fora da União Europeia podiam solicitar o reembolso deste imposto, desde que respeitadas algumas regras.
Este esquema de reembolso foi cancelado pelo governo britânico em 31 de dezembro de 2020.
Assim, não é mais possível solicitar o reembolso do VAT, nem fazer compras “tax-free” no Reino Unido.
Facilite seu planejamento da sua viagem com o guia Londres em 4 dias - roteiros e dicas. São 5 roteiros com mapas interativos e todas as informações. Tudo o que você precisa para planejar sua viagem a Londres! Brinde exclusivo: Planner de Viagem para Londres - informações, planilhas e checklists para um planejamento perfeito de viagem. Clique aqui para conhecer!
É possível fazer compras tax-free no Reino Unido?
Desde 01/01/2021, o governo britânico encerrou o esquema de vendas sem imposto nos aeroportos, portos e estações de Eurostar.
Assim, não é mais possível comprar perfumes, bebidas alcoólicas, cigarros, eletrônicos, etc., em viagens para países de fora da União Europeia como acontecia antes do Brexit.
A única forma de conseguir comprar produtos sem pagar o VAT é comprar produtos em algumas lojas e enviá-los diretamente para o país de origem. Mas, neste caso, como sabemos, o produto ficará sujeito às cobranças alfandegárias no Brasil.
Não é mais possível solicitar o reembolso de produtos adquiridos no Reino Unido durante uma viagem.
O que é VAT?
VAT (“Value added tax”, ou IVA, “Imposto sobre Valor Agregado”) é um imposto que você paga quando adquire bens e serviços nos países da União Europeia.
A taxa padrão do VAT no Reino Unido (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte) atualmente é 20% e, na grande maioria das vezes, o valor do imposto está incluído no preço do produto que é mostrado nas lojas, supermercados, restaurantes, etc.
Algumas tarifas de hotéis, no entanto, são exibidas sem o acréscimo do VAT, mas isso é raro.
***
Estas informações foram retiradas do site HM Revenue & Customs, que é o órgão oficial da receita e alfândega britânicas.
Sobre compras em Londres, leia também:
Guia de compras da Oxford Street
Lojas top de cosméticos e maquiagem em Londres
Tudo o que você precisa para sua viagem com economia e segurança. Clique no link para ver as informações.
Passeios em português – conheça o melhor de Londres em passeios temáticos guiados por brasileiros
Passe para atrações Go City – use o código AFFGOALL para 5% de desconto neste passe flexível e econômico
Hotéis em Londres e no Reino Unido – nossa seleção de hotéis nas melhores regiões para se hospedar
Ingressos para atrações, tours, musicais, esportes com os melhores preços
Motoristas brasileiros para transfer dos aeroportos, city-tour em Londres e passeios em geral
Guias brasileiros – contrate os melhores profissionais para conhecer a cidade com um expert
Fotógrafas profissionais – eternize sua viagem com um book de fotos
Chip gratuito para celular – chip gratuito com entrega no Brasil. Chegue em Londres conectado!
Seguro de viagem com desconto – use o código LONDRESINICIA5 para viajar tranquilo
Cartão Wise – abra conta no Wise e aproveite da melhor taxa de câmbio e cartão com iof de 1,1%
PêEsse
Encontrar o guichê da alfândega é muito fácil. No mapa existente assim que se entra no Terminal 1 ele está bem sinalizado. Os atendentes da alfândega são rigorosos. Se você tiver um bem de valor relativamente elevado eles vão pedir para ver (enquanto esperava na fila, pude ver os atendentes pedindo para ver uma bolsa Louis Vuitton, um óculos Prada e um netbook), de modo que é bom deixá-los acessíveis na mala para não perder tempo procurando.
As lojas nas quais fiz compras usavam a empresa Global Blue. A Global Blue não tem um guichê próprio no Terminal 1 de Heathrow. Ela atua em parceria com a Travelex, que é uma casa de câmbio. Eu não sabia disso e perdi alguns minutos procurando. Até que decidi voltar para o guichê da Alfândega e perguntar para onde devia ir, quando então o atendente me explicou como funcionava.
Há um guichê da Travelex antes da segurança e outro guichê depois da segurança. Procurei o guichê antes da segurança e ele me instruiu a enviar o pedido de devolução pelos correios, apontando para onde havia uma caixa de correio. Resolvi tentar o guichê que fica depois da segurança, porque eu não queria depender dos correios. Nesse segundo guichê (depois da segurança) funciona da seguinte forma: se você quiser receber seu crédito em dinheiro, pagará uma taxa para a Travelex. Essa taxa é fixa (£ 3,50) e é cobrada por formulário, ou seja, quanto mais concentradas forem suas compras, menos formulários você terá e menos taxa pagará. Já se você quiser receber seu crédito no cartão de crédito, a Travelex não cobra nada. Essa foi a minha opção e em uma semana o crédito já estava à disposição no cartão de crédito.
Londres não é bem um destino de compras, considerando que a libra, embora não custe mais os R$ 5 que já custou, está longe de ser barata. Esse reembolso, então, ajuda a aliviar um pouco a vida de quem optou por uma compra ou outra.
Eneida
Obrigada, PêEsse, pelo relato tão completo!
Gustavo
Muito bom o post. Sempre tive dúvidas a respeito deste reembolso. Ainda não tenho nenhuma viagem agendada para a Europa, mas vou tentar fazer o “esquema” na Colômbia.
Abraços.
Fernanda Leitão
Eneida, consegui meu reembolso muito rápido. Aliás todo o processo foi muito rápido, tanto para pegar os carimbos quanto para conseguir o reembolso. Pedi para que viesse em meu cartão de crédito, cerca de dois depois já estava o crédito em meu cartão. E o melhor de tudo, sem filas.
Eneida
🙂
FABIANO
cheguei de Londre ontem. é super facil pegar o vat de volta, bom q sobra mais uma graninha p gastar no aeroporto. tem loja que nao diz nada sobre o vat, tem q perguntar – vale a pena
Jacqueline
Thank you, dear Eneida!Ótimo seu blog. Imagina que eu estava mudando a data da viagem por conta dessa dúvida. Valeu!