O VAT (Value Added Tax – imposto sobre valor agregado) é um imposto de 20% incluído no preço de venda da grande maioria dos produtos no Reino Unido.
Até a saída do Reino Unido da União Europeia (Brexit), moradores de fora da União Europeia podiam solicitar o reembolso deste imposto, desde que respeitadas algumas regras.
Este esquema de reembolso foi cancelado pelo governo britânico em 31 de dezembro de 2020.
Assim, não é mais possível solicitar o reembolso do VAT, nem fazer compras “tax-free” no Reino Unido.
Facilite seu planejamento da sua viagem com o guia Londres em 4 dias - roteiros e dicas. São 5 roteiros com mapas interativos e todas as informações. Tudo o que você precisa para planejar sua viagem a Londres! Brinde exclusivo: Planner de Viagem para Londres - informações, planilhas e checklists para um planejamento perfeito de viagem. Clique aqui para conhecer!
É possível fazer compras tax-free no Reino Unido?
Desde 01/01/2021, o governo britânico encerrou o esquema de vendas sem imposto nos aeroportos, portos e estações de Eurostar.
Assim, não é mais possível comprar perfumes, bebidas alcoólicas, cigarros, eletrônicos, etc., em viagens para países de fora da União Europeia como acontecia antes do Brexit.
A única forma de conseguir comprar produtos sem pagar o VAT é comprar produtos em algumas lojas e enviá-los diretamente para o país de origem. Mas, neste caso, como sabemos, o produto ficará sujeito às cobranças alfandegárias no Brasil.
Não é mais possível solicitar o reembolso de produtos adquiridos no Reino Unido durante uma viagem.
O que é VAT?
VAT (“Value added tax”, ou IVA, “Imposto sobre Valor Agregado”) é um imposto que você paga quando adquire bens e serviços nos países da União Europeia.
A taxa padrão do VAT no Reino Unido (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte) atualmente é 20% e, na grande maioria das vezes, o valor do imposto está incluído no preço do produto que é mostrado nas lojas, supermercados, restaurantes, etc.
Algumas tarifas de hotéis, no entanto, são exibidas sem o acréscimo do VAT, mas isso é raro.
***
Estas informações foram retiradas do site HM Revenue & Customs, que é o órgão oficial da receita e alfândega britânicas.
Sobre compras em Londres, leia também:
Guia de compras da Oxford Street
Lojas top de cosméticos e maquiagem em Londres
Tudo o que você precisa para sua viagem com economia e segurança. Clique no link para ver as informações.
Passeios em português – conheça o melhor de Londres em passeios temáticos guiados por brasileiros
Passe para atrações Go City – use o código AFFGOALL para 5% de desconto neste passe flexível e econômico
Hotéis em Londres e no Reino Unido – nossa seleção de hotéis nas melhores regiões para se hospedar
Ingressos para atrações, tours, musicais, esportes com os melhores preços
Motoristas brasileiros para transfer dos aeroportos, city-tour em Londres e passeios em geral
Guias brasileiros – contrate os melhores profissionais para conhecer a cidade com um expert
Fotógrafas profissionais – eternize sua viagem com um book de fotos
Chip gratuito para celular – chip gratuito com entrega no Brasil. Chegue em Londres conectado!
Seguro de viagem com desconto – use o código LONDRESINICIA5 para viajar tranquilo
Cartão Wise – abra conta no Wise e aproveite da melhor taxa de câmbio e cartão com iof de 1,1%
Giovana
Olá Eneida! Seu blog tem me ajudado muito!! Estou em Londres e irei voltar para o Brasil em Dezembro. Comprei muitas coisas de pequeno e rasuável valor (como maquiagem, cremes, perfumes, shampoos)na Boots, mas que somando dá um valor bem alto! Pedi o VAT la e eles me deram! A minha dúvida é: quando chegar no guichê do Tax Free no Heathrow, eu precisarei mostrar todas essas pequenas coisas que comprei para conseguir meu reembolso? Tudo que comprei deverá estar na caixa com seu código em barra?? Comprei, por exemplo um casaco na Zara e pedi VAT, mas como não sabia desta questão do código, acabei tirando a etiqueta do casaco e jogando ‘fora’, será que é possível eu ter o reembolso deste produto?? Obrigada por sua atenção!!!
Eneida
Oi Giovana,
Não sei te dizer, mas acredito que em princípio eles podem pedir para ver todos os produtos, os recibos e o formulário. No entanto, nada no site diz que tem de estar na caixa ou com etiqueta. Dá uma olhada:
Armando
Olá, Eneida, seu blog é supimpa. Vou utilizar todas as dicas que encontrei aqui para a minha viagem.
Mas tenho uma dúvida:
– Os guichês das empresas de reembolso em Heathrow ficam abertas 24 horas?
Aproveitando:
Tenho Euros guardados. Pode passar na alfândega somente com eles (150 euros por dia) ou devo ter um pouco em Libras?
Agora, vale a pena trocá-los lá ou aqui, antes de viajar? Estabelecimentos comerciais aceitam Euros com deságio (li em algum lugar que a taxa é de 5%)?
Desvirtuei só um pouquinho o ótimo (como sempre) tópico.
Obrigado
Eneida
Olá Armando,
Não sei responder suas dúvidas 🙁
Nada em Heathrow fica aberto 24 h, acho que o aeroporto fica todo fechado durante algumas horas de madrugada.
Também não sei onde o câmbio é melhor, mas eu trocaria os Euros por Libras, e não arriscaria o deságio em lojas. Nunca usei outra moeda, portanto não sei sobre o deságio.
Amanda Soares
Ah! Esqueci de um detalhe. Eu vou ficar 30 dias em Londres, depois ou à Paris(de trem) e voltarei para o Brasil de lá, onde eu devo solicitar o Reembolso de VAT.
Obrigada!
Amanda Soares
Olá Eneida!
Em primeiro lugar, qro te parabenizar pelo blog, está me ajudando muito.
Em segundo, todos os produtos que eu comprar em Londres e pedir o Reembolso de VAT serão contabilizados na Alfândega tanto de Londres quanto do Brasil, certo? Isso não poderia me prejudicar quanto ao limite de compas exigido nestas alfândegas?
Beijos e obrigada!
Eneida
Olá Amanda,
Entendo que as alfândegas não são interligadas desta forma.
Ângela
As etapas iniciais estão bem explicadas, mas fiquei confusa quanto a alfandega de qual país devo procurar. Ficarei alguns dias em Paris, depois 3 em Londres e depois vou para Lisboa pegar o voo para o Brasil. Em Lisboa eu não terei tempo para estes procedimentos. Então devo procurar e carimbar os formulários em Londres ou no Brasil?
Eneida
Creio que sim, Ângela, mas não tenho certeza do procedimento no seu caso.
Roberta
oi Ângela, meu caso é parecido com o seu. Meu voo para o Brasil parti de Amsterdam e lá não terei tempo para pedir o Reembolso de VAT. Como você fez? Em Londres, em Paris? Já que não teria tempo para fazê-lo em Lisboa?