O VAT (Value Added Tax – imposto sobre valor agregado) é um imposto de 20% incluído no preço de venda da grande maioria dos produtos no Reino Unido.
Até a saída do Reino Unido da União Europeia (Brexit), moradores de fora da União Europeia podiam solicitar o reembolso deste imposto, desde que respeitadas algumas regras.
Este esquema de reembolso foi cancelado pelo governo britânico em 31 de dezembro de 2020.
Assim, não é mais possível solicitar o reembolso do VAT, nem fazer compras “tax-free” no Reino Unido.
Facilite seu planejamento da sua viagem com o guia Londres em 4 dias - roteiros e dicas. São 5 roteiros com mapas interativos e todas as informações. Tudo o que você precisa para planejar sua viagem a Londres! Brinde exclusivo: Planner de Viagem para Londres - informações, planilhas e checklists para um planejamento perfeito de viagem. Clique aqui para conhecer!
É possível fazer compras tax-free no Reino Unido?
Desde 01/01/2021, o governo britânico encerrou o esquema de vendas sem imposto nos aeroportos, portos e estações de Eurostar.
Assim, não é mais possível comprar perfumes, bebidas alcoólicas, cigarros, eletrônicos, etc., em viagens para países de fora da União Europeia como acontecia antes do Brexit.
A única forma de conseguir comprar produtos sem pagar o VAT é comprar produtos em algumas lojas e enviá-los diretamente para o país de origem. Mas, neste caso, como sabemos, o produto ficará sujeito às cobranças alfandegárias no Brasil.
Não é mais possível solicitar o reembolso de produtos adquiridos no Reino Unido durante uma viagem.
O que é VAT?
VAT (“Value added tax”, ou IVA, “Imposto sobre Valor Agregado”) é um imposto que você paga quando adquire bens e serviços nos países da União Europeia.
A taxa padrão do VAT no Reino Unido (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte) atualmente é 20% e, na grande maioria das vezes, o valor do imposto está incluído no preço do produto que é mostrado nas lojas, supermercados, restaurantes, etc.
Algumas tarifas de hotéis, no entanto, são exibidas sem o acréscimo do VAT, mas isso é raro.
***
Estas informações foram retiradas do site HM Revenue & Customs, que é o órgão oficial da receita e alfândega britânicas.
Sobre compras em Londres, leia também:
Guia de compras da Oxford Street
Lojas top de cosméticos e maquiagem em Londres
Tudo o que você precisa para sua viagem com economia e segurança. Clique no link para ver as informações.
Passeios em português – conheça o melhor de Londres em passeios temáticos guiados por brasileiros
Passe para atrações Go City – use o código AFFGOALL para 5% de desconto neste passe flexível e econômico
Hotéis em Londres e no Reino Unido – nossa seleção de hotéis nas melhores regiões para se hospedar
Ingressos para atrações, tours, musicais, esportes com os melhores preços
Motoristas brasileiros para transfer dos aeroportos, city-tour em Londres e passeios em geral
Guias brasileiros – contrate os melhores profissionais para conhecer a cidade com um expert
Fotógrafas profissionais – eternize sua viagem com um book de fotos
Chip gratuito para celular – chip gratuito com entrega no Brasil. Chegue em Londres conectado!
Seguro de viagem com desconto – use o código LONDRESINICIA5 para viajar tranquilo
Cartão Wise – abra conta no Wise e aproveite da melhor taxa de câmbio e cartão com iof de 1,1%
Aparecida
Depois de viajar pela Alemanha e França cheguei no Brasil e descobri que os envelopes com os formulários devidamente carimbados pela alfândega, deveriam ser depositados numa caixa do Correios no próprio aeroporto. Eu pensei que deveria trazer para o Brasil e daqui enviar de volta. E agora? Alguém pode me informar sobre isso?
Eneida
Olá Aparecida,
Infelizmente, não sei te informar.
Carolina
Olá eneida, tenho muitas dúvidas…
Primeiro: vou pra Londres e vou ficar 1 mês, portanto vou comprar MUITA roupa,acessórios, maquiagens e perfumes (nada de eletronicos, jóias, etc) e não tem como levar ISSO TUDO numa bolsa de mão, para mostrar na hora do reembolso! Mas como é antes do check-in acredito que estarei ainda com a mala, estou certa???
Bom, Segunda pergunta: o valor para gastar é de 500 dollares sem pagar taxas, com certeza ultrapassarei isso, como vou ter que mostrar os comprovantes de pagamento na hora de requerer meu reembolso, automaticamente nao terei que declarar minhas roupas?? Estou SUPER confusa quanto a isso!!! hehehehe
Espero que vc ou alguém possa esclarecer isso para mim, muito obrigada desde já.
Eneida
OI Carolina,
O limite imposto pela Receita Federal no Brasil não tem nada a ver com o que você mostrar à alfândega inglesa. Pelo menos, assim eu entendo. Normalmente, roupas e maquiagens de uso pessoal não são declarados, só se você trouxer uma quantidade absurda que não condiz com o tempo que passou fora.
Argos
Olá de novo Eneida!
Olha só, meu plano é gastar algumas boas libras em roupas lá! Eu preciso deixar as roupas com as etiquetas ou não na hora de pedir reembolso no aeroporto?
Eneida
Oi Argos,
Não sei te dizer, infelizmente.
Carolina
Olá, Eneida,
Eu li que os bens não podem ter sido parcialmente usados para ter direito ao VAT. E os eletrônicos? Pretendo comprar uma camera fofografica, e queria saber se terei direito ao VAT se usá-la na viagem.
Obrigada!
Eneida
Oi Carolina,
Não sei te dizer com certeza. Mas acredito que desde que você mostre que está levando a câmera para fora da Europa, você tem direito ao reembolso.
Carla
Estive em Londres e quando voltei, o meu voo sairia as 07:10 fa manhã e o guichê só abriria as 06:30. Resumindo, não daria tempo de fazer o tax free com as malas e depois embarca-las e pegar o voo. Isso fez eu perder o tax free. Será que guardando todos os recibos e produtos que eu comprei, consigo fazer na próxima viagem?
Eneida
Oi Carla,
Não sei te informar 🙁