O VAT (Value Added Tax – imposto sobre valor agregado) é um imposto de 20% incluído no preço de venda da grande maioria dos produtos no Reino Unido.
Até a saída do Reino Unido da União Europeia (Brexit), moradores de fora da União Europeia podiam solicitar o reembolso deste imposto, desde que respeitadas algumas regras.
Este esquema de reembolso foi cancelado pelo governo britânico em 31 de dezembro de 2020.
Assim, não é mais possível solicitar o reembolso do VAT, nem fazer compras “tax-free” no Reino Unido.
Facilite seu planejamento da sua viagem com o guia Londres em 4 dias - roteiros e dicas. São 5 roteiros com mapas interativos e todas as informações. Tudo o que você precisa para planejar sua viagem a Londres! Brinde exclusivo: Planner de Viagem para Londres - informações, planilhas e checklists para um planejamento perfeito de viagem. Clique aqui para conhecer!
É possível fazer compras tax-free no Reino Unido?
Desde 01/01/2021, o governo britânico encerrou o esquema de vendas sem imposto nos aeroportos, portos e estações de Eurostar.
Assim, não é mais possível comprar perfumes, bebidas alcoólicas, cigarros, eletrônicos, etc., em viagens para países de fora da União Europeia como acontecia antes do Brexit.
A única forma de conseguir comprar produtos sem pagar o VAT é comprar produtos em algumas lojas e enviá-los diretamente para o país de origem. Mas, neste caso, como sabemos, o produto ficará sujeito às cobranças alfandegárias no Brasil.
Não é mais possível solicitar o reembolso de produtos adquiridos no Reino Unido durante uma viagem.
O que é VAT?
VAT (“Value added tax”, ou IVA, “Imposto sobre Valor Agregado”) é um imposto que você paga quando adquire bens e serviços nos países da União Europeia.
A taxa padrão do VAT no Reino Unido (Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte) atualmente é 20% e, na grande maioria das vezes, o valor do imposto está incluído no preço do produto que é mostrado nas lojas, supermercados, restaurantes, etc.
Algumas tarifas de hotéis, no entanto, são exibidas sem o acréscimo do VAT, mas isso é raro.
***
Estas informações foram retiradas do site HM Revenue & Customs, que é o órgão oficial da receita e alfândega britânicas.
Sobre compras em Londres, leia também:
Guia de compras da Oxford Street
Lojas top de cosméticos e maquiagem em Londres
Tudo o que você precisa para sua viagem com economia e segurança. Clique no link para ver as informações.
Passeios em português – conheça o melhor de Londres em passeios temáticos guiados por brasileiros
Passe para atrações Go City – use o código AFFGOALL para 5% de desconto neste passe flexível e econômico
Hotéis em Londres e no Reino Unido – nossa seleção de hotéis nas melhores regiões para se hospedar
Ingressos para atrações, tours, musicais, esportes com os melhores preços
Motoristas brasileiros para transfer dos aeroportos, city-tour em Londres e passeios em geral
Guias brasileiros – contrate os melhores profissionais para conhecer a cidade com um expert
Fotógrafas profissionais – eternize sua viagem com um book de fotos
Chip gratuito para celular – chip gratuito com entrega no Brasil. Chegue em Londres conectado!
Seguro de viagem com desconto – use o código LONDRESINICIA5 para viajar tranquilo
Cartão Wise – abra conta no Wise e aproveite da melhor taxa de câmbio e cartão com iof de 1,1%
Simone Almeida
Oi Eneida,
Estive em Londres há 15 dias e peguei os formulários para restituição do VAT. No entanto o meu vôo saiu às 6:30 e o guichê para reembolso do VAT estava fechado o que inviabilizou o carimbo pela alfândega nos formulários. Existe alguma maneira de eu receber o reembolso do VAT? Qual seria o procedimento?
Obrigada.
Simone
Eneida
Oi Simone,
Infelizmente, tanto quanto sei, não tem jeito. O procedimento deve ser feito no aeroporto.
ÁGUIDA HOLANDA
OLÁ
Eu e minha família iremos à Londres o ês de Julho, permaneceremos por três dias apenas. certamente faremos algumas compras, e já estou pensando na devolução do imposto, o VAT. Minha dúvida é porque estivemos em paris em Novembro/Dezembro último, e lá existe uma “loja” na A. Chapms Elysees que dá o “detaxe” em dinheiro (Euro) na hora. você só precisa levar a nota fiscal da compra, o formulário do “detaxe” que a loja fornece, e após eles examinarem, te ressarcem em dinheiro vivo. Existe este procedimento em Londres? Por acaso seria o Global Blue que vi no seu blog?
Aguardo resposta.
Obrigada
Águida
Eneida
Oi Águida,
Não sei te dizer, que eu saiba isso é feito no aeroporto.
Maria de Lurdes Fontana
Estou em Londres de ferias há 1 mês. Tenho diversos cupons de VAT preenchidos e como meu vôo para o Brasil e as 6 da manha, preciso estar 2 horas antes.
Você poderia me informar qual o horário de atendimento do Customs para que eu possa fazer o processo da alfândega? Vi no blog que abre as 6:30… Que horas fecha?
Eneida
Oi Maria de Lurdes,
Veja os horários de funcionamento aqui:
(Suponho que seu voo saia de Heathrow).
Gabriel
Ola eneida. A principio, parabens pelo seu site que me ajudou muito a preparar a minha viagem para londres. Até então, desconhecia tal sistema de retorno de impostos e por isso, estou com algumas duvidas. Vou ficar 8 dias em londres e 6 em paris, ja tenho direito ao reembolso ? O preco dos ingressos para atracoes como, catedrais, museus, pode ser reembolsado ? Como vou para londres e Paris, o que comprei em londres recebo o dinheiro em londres ou, junto os comprovantes fiscais e apenas entrego os quando estiver deixando a Uniao Europeia, em Paris ?
Obrigado desde já,
Gabriel
Eneida
Olá Gabriel,
Se você não for residente da comunidade europeia, terá direito ao reembolso. Ele deve ser feito no último aeroporto, no seu caso, Paris.
Cintia
Oi eneida, acabei d fazer uma compra pela internet para entregar no hotel e a amazon cobrou separado o VAT (20%). O imposto em Londres é sempre separado do valr da etiqueta? Ou, porque a compra foi feita pela internet? Obrigada.
Eneida
Oi Cintia,
Nas lojas físicas do Reino Unido, o VAT sempre está incluído no preço.