Como pedir o reembolso do saldo do Oyster Card em Londres
O Oyster card – aquele cartão eletrônico usado nas diversas formas de transporte público em Londres – é uma excelente opção para quem vai ficar na cidade por algum tempo.
Como ele é “inteligente” e pode ser usado de diversas formas, dá para economizar bastante nas passagens sem ter de esquentar muito a cabeça calculando o preço das tarifas.
Leia aqui tudo sobre o oyster card e o transporte em Londres
Quando usado como “Pay-as-you-go”, você carrega o cartão eletronicamente com um certo valor em libras e o sistema calcula quanto será debitado dos seus créditos.
No final da sua viagem, caso não pense em retornar tão cedo à cidade para usar o cartão novamente, é possível pedir o reembolso do saldo do cartão e do valor não usado de passes tipo “travelcard”, desde que obedecidas certas regras.
Cartões comprados desde 4 de setembro de 2022 não têm direito ao reembolso do custo do cartão (£7).
Quem pode pedir a devolução do saldo do Oyster Card
Se você tem um Oyster Card ou um Visitor Oyster Card e não quer mais usar seu cartão novamente, seja nesta viagem ou guardar para uma viagem futura, ou ainda não deseja dar seu oyster para alguém que esteja vindo a Londres, você pode devolver o cartão e pedir o reembolso do valor restante (saldo).
Para pedir o reembolso, você deve ter usado o Oyster pela primeira vez há pelo menos 48 horas.
Como pedir o reembolso do saldo do Oyster Card
Valor do cartão
O cartão oyster custa £7 libras desde 04/09/22. Antes desta data, o valor para aquisição do oyster era de £5 libras.
Se você comprou o cartão por £7 (a partir de 04/09/22) não tem direito ao reembolso deste valor.
Se você comprou o cartão antes de 23 de fevereiro de 2020, você pode ter o reembolso das £5 libras caso não queira usar o cartão novamente.
Se você comprou o cartão entre 24 de fevereiro de 2020 e 3 de setembro de 2022, as £5 libras serão creditadas automaticamente no seu cartão como crédito pay-as-you-go um ano após a primeira viagem.
Crédito pay-as-you-go
O reembolso de até £10 de crédito e mais as £5 do cartão (se comprado até 23/02/20) pode ser feito nas máquinas das estações de metrô. Basta encostar o Oyster na leitora amarela da máquina, selecionar “Oyster Pay-as-you-go Refund” e seguir as instruções que aparecem na tela.
Você verá o valor a ser recebido e a própria máquina devolverá o dinheiro. Seu cartão Oyster será cancelado após o reembolso.
Atenção: Você só pode pedir o reembolso 48 horas depois que o Oyster foi usado pela primeira vez, assim quem fica em Londres somente um dia, não consegue o dinheiro de volta na máquina.
Caso tenha mais de £10 de crédito, você precisará ter registrado seu cartão no site oficial do Transport for London (clique aqui para se registrar e criar sua conta). O reembolso pode ser solicitado no próprio site, ou por telefone, ligando para a Central de Atendimento (telefone 0343 222 1234).
Neste caso, no entanto, o turista não terá muito benefício, já que o valor só é devolvido em dinheiro por transferência para uma conta bancária em bancos do Reino Unido.
Quem não tem conta no Reino Unido, receberá o crédito em uma conta online que poderá ser usado quando você for novamente a Londres.
Como informado por alguns leitores, a estação de DLR do aeroporto London City não faz o reembolso.
Travelcard não usado
Se você tem carregado em seu Oyster um travelcard semanal, mensal, ou anual e não precisa mais dele antes do término da validade, é possível pedir um reembolso, desde que tenha pelo menos:
- 3 dias restantes no travelcard semanal (caso já tenha usado por 5 ou 6 dias, não terá direito ao reembolso)
- 7 dias no travelcard mensal (caso tenha usado por mais de 23 dias, não tem direito)
- 6 semanas no travelcard anual.
Note que neste caso, o reembolso deve ser solicitado online através da sua conta do Oyster e é cobrada uma taxa de £5 libras.
***
Se você tem dúvidas sobre o Oyster, Travelcard, preços das tarifas, e outras relacionadas ao transporte em Londres, leia o seguinte post com tudo explicadinho:
Guia dos transportes para 2020 – veja os valores, as formas de pagamento e como economizar nos transportes.
Passeios guiados em português – conheça os melhores passeios guiados em português em Londres
Tudo o que você precisa para sua viagem com economia e segurança. Clique no link para ver as informações.
Passeios em português – conheça o melhor de Londres em passeios temáticos guiados por brasileiros
Passe para atrações Go City – use o código AFFGOALL para 5% de desconto neste passe flexível e econômico
Hotéis em Londres e no Reino Unido – nossa seleção de hotéis nas melhores regiões para se hospedar
Ingressos para atrações, tours, musicais, esportes com os melhores preços
Motoristas brasileiros para transfer dos aeroportos, city-tour em Londres e passeios em geral
Guias brasileiros – contrate os melhores profissionais para conhecer a cidade com um expert
Fotógrafas profissionais – eternize sua viagem com um book de fotos
Chip gratuito para celular – chip gratuito com entrega no Brasil. Chegue em Londres conectado!
Seguro de viagem com desconto – use o código LONDRESINICIA5 para viajar tranquilo
Cartão Wise – abra conta no Wise e aproveite da melhor taxa de câmbio e cartão com iof de 1,1%
Lilian
Estudante tem desconto?
Eneida
Oi Lilian,
Ser for morador da cidade, tem sim. Turista, não.
Patricia
Olá. Depois de solicitado o reembolso do oyster o que fazer com o cartão? Levamos de recordação ou tem um local para ser devolvido? Obrigada.
Eneida
Oi Patricia,
O cartão é anulado e acho que não precisa devolver não.
Jordana Prachedes
Olá! Tenho duas perguntas:
1ª: Vou para Londres no final de outubro deste ano para ficar 1 mês (intercâmbio), vou ficar em Wembley Park, e pretendo usar somente transporte público para andar na cidade. Você aconselha comprar o Oyster mensal ou o semanal e ir carregando toda semana?
Porque se sobrar mais de 10 libras eu não conseguirei pegar de volta né? Já que não vou fazer conta em nenhum banco de lá.
2ª: Só carrega e recarrega o Oyster com cartão de crédito? Com cartão de débito e dinheiro não tem como?
Agradeço!
Eneida
Olá Jordana,
Acho que você está confundindo oyster com travelcard. O Oyster é o cartão de pagamento, ele não tem validade de mês ou semana. O que tem validade é o travelcard que você “carrega” eletronicamente no oyster. Neste caso (com travelcard), você não tem direito a reembolso de 10 libras. Se devolver o oyster com travelcard válido, acho que você terá o reembolso por cheque de qualquer forma (semanal ou mensal). O reembolso explicado no artigo se refere a créditos “pay-as-you-go”, que é melhor para quem não usa o sistema de transporte muito diariamente. Para quem usa, é mais barato o travelcard, e o travelcard mensal fica mais barato que 4 x travelcard semanal. Veja aqui sobre o reembolso: https://tfl.gov.uk/fares/refunds-and-replacements/season-ticket-on-oyster-no-longer-needed
2- algumas máquinas aceitam dinheiro também.
Ana
O cartão oyster pode ser utilizado por 2 pessoas ou é individual ?
Obrigada
Eneida
Individual, cada um tem que ter o seu.
Ana Isa
Olá, em novembro vou a londres 3 dias (chego quinta à noite e saio de londres no domingo à tarde), estou a pensar comprar o oyster na quinta numa estação de metro, se pagar oyster com cartão de crédito posso ter o reembolso final do crédito + cartão em dinheiro numa máquina? Ou só é possível o reembolso em dinheiro se pagar em dinheiro ?
Obrigada
Eneida
Olá Ana,
Entendo que não. Se pagar com cartão, o reembolso deve ser feito no cartão.