Como pedir o reembolso do saldo do Oyster Card em Londres
O Oyster card – aquele cartão eletrônico usado nas diversas formas de transporte público em Londres – é uma excelente opção para quem vai ficar na cidade por algum tempo.
Como ele é “inteligente” e pode ser usado de diversas formas, dá para economizar bastante nas passagens sem ter de esquentar muito a cabeça calculando o preço das tarifas.
Leia aqui tudo sobre o oyster card e o transporte em Londres
Quando usado como “Pay-as-you-go”, você carrega o cartão eletronicamente com um certo valor em libras e o sistema calcula quanto será debitado dos seus créditos.
No final da sua viagem, caso não pense em retornar tão cedo à cidade para usar o cartão novamente, é possível pedir o reembolso do saldo do cartão e do valor não usado de passes tipo “travelcard”, desde que obedecidas certas regras.
Cartões comprados desde 4 de setembro de 2022 não têm direito ao reembolso do custo do cartão (£7).
Quem pode pedir a devolução do saldo do Oyster Card
Se você tem um Oyster Card ou um Visitor Oyster Card e não quer mais usar seu cartão novamente, seja nesta viagem ou guardar para uma viagem futura, ou ainda não deseja dar seu oyster para alguém que esteja vindo a Londres, você pode devolver o cartão e pedir o reembolso do valor restante (saldo).
Para pedir o reembolso, você deve ter usado o Oyster pela primeira vez há pelo menos 48 horas.
Como pedir o reembolso do saldo do Oyster Card
Valor do cartão
O cartão oyster custa £7 libras desde 04/09/22. Antes desta data, o valor para aquisição do oyster era de £5 libras.
Se você comprou o cartão por £7 (a partir de 04/09/22) não tem direito ao reembolso deste valor.
Se você comprou o cartão antes de 23 de fevereiro de 2020, você pode ter o reembolso das £5 libras caso não queira usar o cartão novamente.
Se você comprou o cartão entre 24 de fevereiro de 2020 e 3 de setembro de 2022, as £5 libras serão creditadas automaticamente no seu cartão como crédito pay-as-you-go um ano após a primeira viagem.
Crédito pay-as-you-go
O reembolso de até £10 de crédito e mais as £5 do cartão (se comprado até 23/02/20) pode ser feito nas máquinas das estações de metrô. Basta encostar o Oyster na leitora amarela da máquina, selecionar “Oyster Pay-as-you-go Refund” e seguir as instruções que aparecem na tela.
Você verá o valor a ser recebido e a própria máquina devolverá o dinheiro. Seu cartão Oyster será cancelado após o reembolso.
Atenção: Você só pode pedir o reembolso 48 horas depois que o Oyster foi usado pela primeira vez, assim quem fica em Londres somente um dia, não consegue o dinheiro de volta na máquina.
Caso tenha mais de £10 de crédito, você precisará ter registrado seu cartão no site oficial do Transport for London (clique aqui para se registrar e criar sua conta). O reembolso pode ser solicitado no próprio site, ou por telefone, ligando para a Central de Atendimento (telefone 0343 222 1234).
Neste caso, no entanto, o turista não terá muito benefício, já que o valor só é devolvido em dinheiro por transferência para uma conta bancária em bancos do Reino Unido.
Quem não tem conta no Reino Unido, receberá o crédito em uma conta online que poderá ser usado quando você for novamente a Londres.
Como informado por alguns leitores, a estação de DLR do aeroporto London City não faz o reembolso.
Travelcard não usado
Se você tem carregado em seu Oyster um travelcard semanal, mensal, ou anual e não precisa mais dele antes do término da validade, é possível pedir um reembolso, desde que tenha pelo menos:
- 3 dias restantes no travelcard semanal (caso já tenha usado por 5 ou 6 dias, não terá direito ao reembolso)
- 7 dias no travelcard mensal (caso tenha usado por mais de 23 dias, não tem direito)
- 6 semanas no travelcard anual.
Note que neste caso, o reembolso deve ser solicitado online através da sua conta do Oyster e é cobrada uma taxa de £5 libras.
***
Se você tem dúvidas sobre o Oyster, Travelcard, preços das tarifas, e outras relacionadas ao transporte em Londres, leia o seguinte post com tudo explicadinho:
Guia dos transportes para 2020 – veja os valores, as formas de pagamento e como economizar nos transportes.
Passeios guiados em português – conheça os melhores passeios guiados em português em Londres
Tudo o que você precisa para sua viagem com economia e segurança. Clique no link para ver as informações.
Passeios em português – conheça o melhor de Londres em passeios temáticos guiados por brasileiros
Passe para atrações Go City – use o código AFFGOALL para 5% de desconto neste passe flexível e econômico
Hotéis em Londres e no Reino Unido – nossa seleção de hotéis nas melhores regiões para se hospedar
Ingressos para atrações, tours, musicais, esportes com os melhores preços
Motoristas brasileiros para transfer dos aeroportos, city-tour em Londres e passeios em geral
Guias brasileiros – contrate os melhores profissionais para conhecer a cidade com um expert
Fotógrafas profissionais – eternize sua viagem com um book de fotos
Chip gratuito para celular – chip gratuito com entrega no Brasil. Chegue em Londres conectado!
Seguro de viagem com desconto – use o código LONDRESINICIA5 para viajar tranquilo
Cartão Wise – abra conta no Wise e aproveite da melhor taxa de câmbio e cartão com iof de 1,1%
Raquel
Gente é muita informação rsrsrsrsr . Afinal minha intenção é comprar Oyster Card e vou andar nas zonas 1,2,3 metro na maior parte e algumas vezes em ônibus. Vou alimentar o cartão com £20 para 30 dias de curso.
É assim mesmo.
Eneida
Oi Raquel,
Dependendo da frequencia com que você usar o transporte público é mais vantajoso carregar o oyster com um passe mensal (travelcard). 20 libras serão suficientes somente para os primeiros dias (se usar o transporte todos os dias).
Veja os preços aqui: https://www.londresparaprincipiantes.com/precos-dos-transportes-para-2016/
Gabi
Bom dia!
Eu tenho um Oyster (com foto) antigo da época em que estudei em Londres e vou visitar a cidade agora e pretendo usá-lo. Minha dúvida é se, quando for embora, vou conseguir o refund do credito não gasto no Oyster? Pq não é o tipo de Oyster que também irei devolver o cartão…
Obrigada pela ajuda!
Eneida
Oi Gabi
Acho que você está enganada, pois o oyster nunca teve foto. Acho que você tem um Photocard que era usado para comprar o Travelcard.
Rafaela
Olá tudo bem?
Ficarei em Londres por 10 dias, compro Oyster com qual valor? Andarei pela zona 1 e 2.
Muito obrigada.
Eneida
Oi Rafaela,
Creio que o mais econômico seria carregar o oyster com um travelcard de 7 dias para as zonas 1 e 2 (£32,40) e mais 20 libras para serem debitadas nos dias seguintes. Se sobrar crédito, peça o reembolso.
Ana Rodrigues
Ola boa noite
Eu ou chegar ao aeroporto de Gatwick no dia 13 de maio no entanto nesse dia os comboios estão em greve. A minha duvida e qual será a melhor opção para chegar a Paddington e depois ir dia 15 de maio de Paddington para o aeroporto de Luton. Entre a easybus, a terravision, o metro e os autocarros qual será a melhor opção para estes dois dias?
Eneida
Oi Ana,
Eu iria de National Express até a estação Victoria e lá pegaria o metrô para Paddington.
Rosana
Olá! Eu estive em Londres no mês passado e usei sempre os transportes da Easybus para o aeroporto de Lutton! Marquei tudo online, foi super barato e foram sempre muito pontuais! Da vitória coach station para o aeroporto de Lutton paguei 3,90 libras! A Easybus tem parecia com outros autocarro e fiz uma viagem bastante confortável!
Thiago
Olá, Eneida!
Parabéns pelo site, por toda dedicação e atenção às pessoas que o visitam!
Estou indo a Londres agora em Abril, chego de Paris na estação St. Pancras no dia 14/04 próximo às 13 hrs e vou embora no dia 19/04, saindo de Heathrow logo de manhã. Ficarei hospedado no Paddington. Li seu post sobre o Oyster Card, porém gostaria de uma direção sua para me ajudar. Compro o 7 day ou pay as you go? Tenho 3 Oyster Cards, não sei o saldo, mas espero que tenha alguns ainda hahaha… Pq se tiver posso fazer uma programação diferente e completar para os dias que faltam, e ai faço esses dias nos horários de pico?
Muito obrigado!
Eneida
Olá Thiago,
Sugiro que carregue o oyster com o 7-day travelcard para as zonas 1 e 2 e use os créditos remanescentes nos cartões que você já tem para ir ao aeroporto ou quando sair das zonas 1 e 2.