Como pedir o reembolso do saldo do Oyster Card em Londres
O Oyster card – aquele cartão eletrônico usado nas diversas formas de transporte público em Londres – é uma excelente opção para quem vai ficar na cidade por algum tempo.
Como ele é “inteligente” e pode ser usado de diversas formas, dá para economizar bastante nas passagens sem ter de esquentar muito a cabeça calculando o preço das tarifas.
Leia aqui tudo sobre o oyster card e o transporte em Londres
Quando usado como “Pay-as-you-go”, você carrega o cartão eletronicamente com um certo valor em libras e o sistema calcula quanto será debitado dos seus créditos.
No final da sua viagem, caso não pense em retornar tão cedo à cidade para usar o cartão novamente, é possível pedir o reembolso do saldo do cartão e do valor não usado de passes tipo “travelcard”, desde que obedecidas certas regras.
Cartões comprados desde 4 de setembro de 2022 não têm direito ao reembolso do custo do cartão (£7).
Quem pode pedir a devolução do saldo do Oyster Card
Se você tem um Oyster Card ou um Visitor Oyster Card e não quer mais usar seu cartão novamente, seja nesta viagem ou guardar para uma viagem futura, ou ainda não deseja dar seu oyster para alguém que esteja vindo a Londres, você pode devolver o cartão e pedir o reembolso do valor restante (saldo).
Para pedir o reembolso, você deve ter usado o Oyster pela primeira vez há pelo menos 48 horas.
Como pedir o reembolso do saldo do Oyster Card
Valor do cartão
O cartão oyster custa £7 libras desde 04/09/22. Antes desta data, o valor para aquisição do oyster era de £5 libras.
Se você comprou o cartão por £7 (a partir de 04/09/22) não tem direito ao reembolso deste valor.
Se você comprou o cartão antes de 23 de fevereiro de 2020, você pode ter o reembolso das £5 libras caso não queira usar o cartão novamente.
Se você comprou o cartão entre 24 de fevereiro de 2020 e 3 de setembro de 2022, as £5 libras serão creditadas automaticamente no seu cartão como crédito pay-as-you-go um ano após a primeira viagem.
Crédito pay-as-you-go
O reembolso de até £10 de crédito e mais as £5 do cartão (se comprado até 23/02/20) pode ser feito nas máquinas das estações de metrô. Basta encostar o Oyster na leitora amarela da máquina, selecionar “Oyster Pay-as-you-go Refund” e seguir as instruções que aparecem na tela.
Você verá o valor a ser recebido e a própria máquina devolverá o dinheiro. Seu cartão Oyster será cancelado após o reembolso.
Atenção: Você só pode pedir o reembolso 48 horas depois que o Oyster foi usado pela primeira vez, assim quem fica em Londres somente um dia, não consegue o dinheiro de volta na máquina.
Caso tenha mais de £10 de crédito, você precisará ter registrado seu cartão no site oficial do Transport for London (clique aqui para se registrar e criar sua conta). O reembolso pode ser solicitado no próprio site, ou por telefone, ligando para a Central de Atendimento (telefone 0343 222 1234).
Neste caso, no entanto, o turista não terá muito benefício, já que o valor só é devolvido em dinheiro por transferência para uma conta bancária em bancos do Reino Unido.
Quem não tem conta no Reino Unido, receberá o crédito em uma conta online que poderá ser usado quando você for novamente a Londres.
Como informado por alguns leitores, a estação de DLR do aeroporto London City não faz o reembolso.
Travelcard não usado
Se você tem carregado em seu Oyster um travelcard semanal, mensal, ou anual e não precisa mais dele antes do término da validade, é possível pedir um reembolso, desde que tenha pelo menos:
- 3 dias restantes no travelcard semanal (caso já tenha usado por 5 ou 6 dias, não terá direito ao reembolso)
- 7 dias no travelcard mensal (caso tenha usado por mais de 23 dias, não tem direito)
- 6 semanas no travelcard anual.
Note que neste caso, o reembolso deve ser solicitado online através da sua conta do Oyster e é cobrada uma taxa de £5 libras.
***
Se você tem dúvidas sobre o Oyster, Travelcard, preços das tarifas, e outras relacionadas ao transporte em Londres, leia o seguinte post com tudo explicadinho:
Guia dos transportes para 2020 – veja os valores, as formas de pagamento e como economizar nos transportes.
Passeios guiados em português – conheça os melhores passeios guiados em português em Londres
Tudo o que você precisa para sua viagem com economia e segurança. Clique no link para ver as informações.
Passeios em português – conheça o melhor de Londres em passeios temáticos guiados por brasileiros
Passe para atrações Go City – use o código AFFGOALL para 5% de desconto neste passe flexível e econômico
Hotéis em Londres e no Reino Unido – nossa seleção de hotéis nas melhores regiões para se hospedar
Ingressos para atrações, tours, musicais, esportes com os melhores preços
Motoristas brasileiros para transfer dos aeroportos, city-tour em Londres e passeios em geral
Guias brasileiros – contrate os melhores profissionais para conhecer a cidade com um expert
Fotógrafas profissionais – eternize sua viagem com um book de fotos
Chip gratuito para celular – chip gratuito com entrega no Brasil. Chegue em Londres conectado!
Seguro de viagem com desconto – use o código LONDRESINICIA5 para viajar tranquilo
Cartão Wise – abra conta no Wise e aproveite da melhor taxa de câmbio e cartão com iof de 1,1%
suellen
Boa Noite, vou apenas passar uma tarde em Londres, vou chegar em Heathrow , irei ao centro (zona 1 e 2) e retornarei ao Aeroporto(zona 6) onde dormirei para embarcar cedo no dia seguinte, me pareceu que comprar o Travelcard de um dia sai o mesmo preço(Day Off-peak-12,70) que o Oyster ( pois o teto máximo é de 12,5 e eu seria descontada esse valor devido a esses dois trajetos da área 1 a 6) e ainda tem a necessidade de devolvê-lo para receber de volta as 5 libras . Estou certa nesse raciocínio? Obrigada!
Eneida
Oi Suellen,
Neste caso é melhor o travelcard mesmo.
Leticia
Olá Eneida!
Fiz intercambio em Londres nos anos de 2005 / 2006 e na época tinha feito o Oyster de estudante.
Irei novamente para Londres em Junho / 2018 e gostaria de saber se é possível utilizar esse Oyster ou preciso adquirir um novo?
Obrigada!
Eneida
Oi Leticia,
Se fosse o oyster normal poderia usar sem problemas, mas creio que o de estudante tem uma data de validade. Acho que ninguém estuda por 12-13 anos, né!
susana
vou ficar 3 semanas em londres o que voce aconselha comprar ? Oyster e alimentar com travlecard de 7dias para zona 1 e 2 . Mais algum valor para outras zonas. Existe um travelcard de 21 dias?
Eneida
Olá Susana,
Se for usar o transporte diariamente várias vezes, vale a pena carregar o oyster com o travelcard para as zonas em que for mais circular. Não existe travelcard de 21 dias, somente de 7 ou mensal.
Matheus
Li e reli vários blogs, porém ainda estou em dúvida, vou desembarcar em Heathrow terminal 5, de lá irei para um hostel próximo a estação Bayswater, onde irei dormir, e no dia seguinte irei para cidade de Brighton, gostaria de saber quantas libras eu vou precisar colocar no Oyster
Eneida
Olá Matheus,
Para o trecho Heathrow – Bayswater, você pagará £5,10 (horário de pico) ou £3,10 (outros horários). Para o trecho Bayswater – Victoria (de onde sai o trem para Brighton): £2,40 (qualquer hora). Assim, se for fazer somente estes dois trechos, precisará de £7,50 ou £5,50 dependendo do horário. Como é preciso carregar o oyster com valores múltiplos de cinco, você precisará carregar o oyster com 10 libras.
Para ir a Brighton, você compra passagem de trem separada.
Tuane
Olá!
Eu adquiri o cartão oyster em 2012 e estou pretendendo retornar à Londres no início de 2018, eu posso utilizar o cartão que já possuo ou tenho que comprar um novo?
Desde já, obrigada!
Eneida
Olá Tuane,
Pode usar o oyster, ele não perde a validade, nem os créditos que porventura ainda tenha.