Acontece todos os anos em março ou abril a tradicional regata Oxford & Cambridge, conhecida como The Boat Race. É um dos eventos esportivos mais antigos do mundo, tendo a primeira competição ocorrido em 1829.
Data em 2024: 30 de março
Desde 1856, a regata tem acontecido todos os anos, com exceção dos períodos das duas guerras mundiais.
Dois barcos representando as duas universidades completam o percurso de 6,8 km (4 milhas e 1/4) entre Putney e Mortlake no Rio Tâmisa, no sudoeste de Londres, em cerca de 18 minutos, mas é uma tarde inteira de festa nesta região da cidade.
A cada ano, cerca de 250 mil pessoas vão até as margens do Tâmisa para ver a regata, torcer por um dos times e obviamente celebrar a vitória do campeão.
Na mesma data uma hora mais cedo e no mesmo trajeto acontece a regata feminina, com largada marcada para as 14h46 (2024). Uma hora depois (15h46), é a vez dos homens. O horário é marcado de acordo com a maré do rio e muda a cada ano.
Algumas curiosidades da Regata Oxford & Cambridge
- Os componentes dos dois times remam com a cor azul, mas os de Oxford usam azul escuro, e os de Cambrige, azul claro.
- Cambridge já venceu 86 competições e Oxford, 81 (até 2023).
- Cambridge bateu o recorde de tempo da prova em 1998: 16 minutos e 19 segundos.
- A prova é marcada para 1 hora antes da maré alta para que as equipes remem com a corrente a seu favor.
- A primeira prova feminina aconteceu em 1927 e o recorde de 18 minutos e 33 segundos foi alcançado em 2017 pelo time de Cambridge
- Há um sorteio uma hora antes da prova para escolha do lado do rio que cada barco ocupará: norte (chamado Middlesex na regata), ou sul (Surrey). O sorteio (cara ou coroa) é feito com uma moeda de ouro de 1829.
- Cada time deve permanecer no seu lado, exceto na passagem sob as pontes Hammersmith e Barnes, quando os dois barcos devem passar pelos arcos centrais.
- O ator Hugh Laurie (o Dr. House da famosa série) remou por Cambridge na regata de 1980.
- O juiz da prova é sempre um ex competidor, alternando, a cada ano, a universidade.
Onde assistir a Regata Oxford & Cambridge
No dia 30/03/24, a prova feminina terá início às 14h46 e a masculina às 15h46
Os espectadores se dirigem para as pontes e margens do Tâmisa ao longo de todo o percurso da regata. Para assistir a largada, os melhores lugares são a Putney Bridge (que obviamente fica muito cheia) e a margem norte do rio, do Bishop’s Park ao Craven Cottage, campo do Fulham F.C. que conta com um terraço com vista para o Tâmisa (ingressos pagos).
Outro ponto privilegiado da margem norte na primeira metade do percurso é o Thames Path, um caminho na beira do rio que se estende do pub Crabtree até a ponte Hammersmith. Esta ponte também fica lotada de espectadores que querem ver os barcos passando pela curva chamada Surrey Bend.
Leia também: O que fazer em Londres em abril
Depois da ponte de Hammersmith, há bons pontos de visão em toda a margem norte, especialmente no Chiswick Pier, com programação a ser confirmada.
Já para ver o final da prova, o parque Duke’s Meadow na margem norte, entre as pontes de Barnes e Chiswick é o melhor ponto.
Na margem sul, na região próxima à ponte Putney (Putney Embankment) há vários locais de onde se pode assistir a regata, especialmente os clubes de remo da área. Os pubs da beira do rio também estão se preparando para o evento, entre eles o Star & Garter, Bull’s Head, Ye White Hart ou o Ship. Veja aqui o mapa com pubs e bares com vista para a regata.
Há duas Fan Zones oficiais com venda de comida e bebida, telões e programação musical: Fulham e Hammersmith. Abertos entre 12h00 e 19h00, haverá telões, música e outras atrações. Veja mais informações aqui.
Fulham Fan Zone: Bishops Park, Fulham (SW6) –estação de metrô mais próxima: Putney Bridge
Hammersmith Fan Zone: Furnivall Gardens (W6) – estação de metrô mais próxima é Hammersmith ou Ravenscourt Park
Leia também: Programas para fazer em Londres na primavera
Boat Race – uma regata no Tâmisa
Facilite seu planejamento da sua viagem com o guia Londres em 4 dias - roteiros e dicas. São 5 roteiros com mapas interativos e todas as informações. Tudo o que você precisa para planejar sua viagem a Londres! Brinde exclusivo: Planner de Viagem para Londres - informações, planilhas e checklists para um planejamento perfeito de viagem. Clique aqui para conhecer!
Angélica
Oi, Eneida!! Eu estou na janela do hotel nesse exato momento rsss e curtindo lindos dias ensolarados.
Falando em “Ah! se eu soubesse”, vc conhece o Museu de Sir John Soane? Fiquei encantada com a historia. Assim que voltar, se vc quiser, posso resenhar essa experiencia impar 😀
Hj muda o horario de verao por aqui, acabei de receber a mensagem do hotel rss.
Bjos!
Eneida
Oi Angélica,
Aproveite!
Queremos a resenha do Museu sim! Já ouvi falar e li a respeito, mas ainda não tive oportunidade de conhecer.
Rafael
Olá Eneida !!
Como eu disse no post anterior, estou planejando uma viagem a Londres em julho, sempre tive vontade de fazer essa viagem pois sou muito fã de Harry Potter, e em julho vai acontecer na Trafalgar square a ultima premiere do filme. Estou dissecando o seu site, cada coisa bacana sobre Londres, mas eu não sei se vou ter a oportunidade (nessa viagem) de conhecer. Será minha primeira viagem internacional, estou morrendo de ansiedade, o meu hotel vai ficar um pouco afastado da Trafalgar, mas ele vai ficar bem proximo a estação de metro Russell square, estudando o mapa do metro eu sei que consigo sair na Piccadilly ou na Leicester (já memorizei o mapa de Londres). Tenho umas duvidas básicas, podem até parecer idiotas, mas ficaria muito agradecido se você me ajudasse.
1. No metro, como vou saber qual trem devo pegar? É bem explicado lá?
2. O Oyster card, para eu ter um, preciso fazer algum tipo de cadastro.(eu não tinha visto o seu post sobre o Oyster) e só para esclarecer, devo andar de metro 4 vezes, seria melhor usar o pay-as-you-go, eu carrego somente o que eu vou usar, ai cada viagem que eu fizer vai descontar £1,90?
3. É muito Longe andar da Piccadilly Circus até o Big Ben passando pela Trafalgar Square? só para eu ter uma noção.
Somente essas, pode parecer loucura ir para um outro país sozinho, mas é o sonho da minha vida!!
Até mais !!!
Eneida
Olá Rafael,
Acho normal você estar ansioso com sua viagem. Mas vai dar tudo certo, tenho certeza.
1- O metrô a princípio parece confuso, mas tudo é muito bem sinalizado. Você precisa saber que linha quer pegar e é bom também saber se está indo para sul, norte, leste ou oeste em relação a estação que está. Na frente do trem do metrô há indicação da estação final, então dá pra saber direitinho.
2- Não precisa fazer cadastro, mas se você for andar só quatro vezes de metrô, não sei se vale a pena pagar as £5,00 de caução.
3- Não é muito longe, você pode calcular direitinho a distância lendo este post aqui: http://www.londresparaprincipiantes.com/?p=586
Espero que você realize seu sonho e que Londres seja ainda melhor do que você sonha!
Renata
Olá Eneida!
Quantas saudades! Confesso que tenho vindo pouco aqui, entrei em crise de abstinência assim que voltei de Londres e não conseguia nem olhar as minhas fotos de tanta vontade de estar lá. Que cidade ma-ra-vi-lho-sa! Eu e o Flávio estamos apaixonados por Londres. Agora, já imersa na rotina de trabalho consigo pensar mais no assunto e estou começando a escrever um texto para você com as minhas impressões sobre a cidade.
Se tiver algo que você gostaria que eu abordasse, é só falar. Já tô com um rascunho mas ainda falta organizar as idéias.
O blog continua lindo e super necessário. Parabéns por fazer a diferença na nossa blogosfera.
Um abraço
Renata e Flávio
Eneida
Olá Renata,
Bem-vinda de volta!! Quero muito publicar seu relato aqui, de preferência com uma foto!
Acho que se você tiver alguma coisa do tipo “ah! se eu soubesse antes” para contar para os leitores que ainda não foram, vai ser muito bom, juntamente como o que vocês descobriram nas suas andanças pela cidade.
Obrigada pelo carinho!