Não sei se os leitores do Londres para Principiantes sabem, mas o Conexão Paris é um blog de turismo especializado em Paris e na França.
Muitos dos nossos leitores, ao visitar Paris, querem aproveitar a proximidade e a facilidade de transporte e fazer um bate e volta à Londres. Imaginamos que o mesmo aconteça com os turistas brasileiros visitando Londres.
Por isso os dois blogs estão postando hoje artigos-irmãos com roteiros de um dia em Londres e em Paris.
Roteiro 1 dia em Paris
Você vai passar por locais clássicos, tradicionais, incontournables, como dizem os franceses. Ele não prevê entrar nos monumentos e museus. Caso você queira entrar em algum, fique de olho no tempo.
Para aproveitar ao máximo o seu dia em Paris é preciso sair cedo de Londres. A viagem de trem Eurostar dura cerca de 2h15m, mas, como Paris está 1 hora à frente de Londres, você irá perder mais 1 hora do dia. Nós aconselhamos o trem das 07:55, que chega em Paris às 11:17. Compre sua passagem com bastante antecedência a fim de pagar barato, clique aqui para pesquisar preços e comprar as passagens.
O Eurostar chega em Paris na Gare du Nord, situada em uma região um pouco afastada do centro turístico da cidade. Mas isso não é problema, no subsolo da Gare du Nord pegue o metrô linha 4 – na direção Montrouge – e vá até a estação Cité. [Leia observação no fim do artigo]. Dica: já compre outro ticket para a volta.
1ª etapa – os primórdios de Paris
A primeira etapa do nosso roteiro começa na Ilha Cité, uma das duas ilhas do rio Sena, no centro de Paris. A ilha Cité é o coração histórico de Paris. Ela abriga dois dos monumentos mais importantes da arquitetura gótica da cidade – a Catedral de Notre-Dame e a igreja Sainte-Chapelle – e um dos poucos monumentos medievais remanescentes, a Conciergerie (antiga prisão onde Maria Antonieta ficou presa antes der guilhotinada). Entrar na Notre Dame é gratuito, se a fila não estiver muito longa, vale a pena dar uma olhadinha.
Na sequência, pegue a rue d’Arcole, atravesse a ponte de mesmo nome e você chegará à prefeitura de Paris, o Hôtel de Ville. Esse belo prédio foi destruído em 1871, durante a Comuna de Paris, e reconstruído igual ao original pouco tempo depois. Fato raro em Paris.
2ª etapa – a Paris bucólica
Um dos passeios mais poéticas e imperdíveis em Paris é percorrer as margens do rio Sena a pé, mas não pelas avenidas que o ladeiam, e sim pelas ruas e caminhos no nível da água. Ali, passamos embaixo das pontes e podemos ver os prédios e monumentos parisienses de um novo ângulo. De certa forma estamos em um outro mundo, protegidos do trânsito e do corre-corre da cidade lá em cima.
Nas proximidades da Pont d’Arcole, citada na etapa acima, há um acesso para as margens do Sena. Caminhe pelas margens até pouco depois da Pont Neuf (a mais antiga de Paris). Antes de chegar na Pont des Arts, a passarela onde costumavam ficar os “cadeados do amor”, volte para a “superfície” e você verá o museu do Louvre.
3ª etapa – a Paris monumental
A partir da pirâmide de vidro do Louvre você vai percorrer o mais famoso e histórico eixo monumental parisiense. Ele começa na pirâmide, passa pelo Arco do Carrossel, Jardim Tuileries, obelisco egípcio da praça Concorde, avenida Champs Élysées e Arco do Triunfo até chegar ao Grande Arco de la Défense, já fora de Paris.Mas atenção, você irá somente até o Arco do Triunfo!
O Jardim Tuileries é o mais importante, antigo e bonito jardim à la fraçaise de Paris. Nele você encontra esculturas assinadas por grandes artistas como Rodin, Max Ernst e Louise Bourgeois; o museu Orangerie (que expõe em uma sala especial o quadro ‘As Ninfeias’ de Monet); o Jeu de Paume, especializado em fotografia, e uma livraria vendendo livros sobre plantas e jardins e lembrancinhas de Paris. Faça uma pausa no Tuileries, sente em uma das famosas cadeiras verdes espalhadas pelo local (de preferência de frente a uma das fontes) e deixe o tempo passar.
O Tuileries termina na Place de la Concorde, a mais bonita e elegante praça da cidade. No seu centro, o famoso Obelisco, proveniente do Templo de Luxor no Egito. Nos lados, duas fontes que representam os rios e os mares e, nos ângulos da praça, estátuas símbolos das cidades francesas. Quando você atravessar esta monumental praça, lembre-se que nela ficava instalada uma das guilhotinas que decapitou centenas de pessoas durante a Revolução Francesa. No centro da praça, no chão, procure uma placa indicando o lugar da guilhotina e o nome das pessos guilhotinadas. Da Concorde temos uma das mais deslumbrantes vistas da Torre Eiffel.
Após atravessar a Place de la Concorde você já vai estar na avenida Champs Élysées. Na altura da avenida Winston Churchill, faça um pequeno desvio virando à esquerda. Você verá à sua direita o Grand Palais (espaço para eventos e exposições construído para a Exposição Universal de 1900) e seu enorme teto de vidro e, à esquerda, o Petit Palais (Museu de Belas Artes, cuja entrada é gratuita) e sua belíssima porta dourada. Continue andando até a Ponte Alexandre III, a mais bonita e rebuscada de Paris, presente da Rússia à França. Do meio da ponte você terá uma outra bela vista da Torre Eiffel.
Volte para a Champs Élysées e continue subindo a avenida. Nessa parte do trajeto você poderá fazer comprinhas (macarons na Ladurée ou na Pierre Hermé; perfumes na Guerlain; uma bolsa na Louis Vuitton) e fazer uma refeição. Mas cuidado, é preciso saber escolher o restaurante para não cair em armadilhas, clique aqui e veja nossas sugestões de bons restaurantes na Champs Élysées. Após o almoço e as compras, termine o roteiro no Arco do Triunfo, construído a mando de Napoleão para comemorar as vitórias do exército francês.
4ª etapa – a volta
Na estação de metrô do Arco do Triunfo (Charles de Gaulle – Étoile) pegue a linha 2 – direção Nation – e vá até a estação Barbès – Rochechouart. Lá troque pela linha 4 – direção Montrouge – e desça na Gare du Nord. Lembre-se que é preciso chegar com, no mínimo, 30 minutos de antecedência a fim de passar pela imigração, que é um pouco mais burocrática que na vinda. Aconselhamos pegar o metrô cerca de 2h antes do horário do trem.
Como vocês perceberam, não incluímos uma passadinha na Torre Eiffel nesse roteiro. Além dela ficar afastada do circuito turístico central, é possível avistá-la de vários pontos durante nosso percurso.
Então bom passeio e volte a Paris com mais tempo!
No site Minha Viagem Paris você encontra uma série de passeios em Paris e na França, clique aqui e acesse.
Texto e fotos: Rodrigo Lavalle, do site Conexão Paris.
Quer passar um dia em Londres? Veja aqui o roteiro que preparamos.
Maria Eduarda
Olá! Sou de menor e vou fazer uma viajem desacompanhada para Londres em julho de 2020, gostaria de saber se preciso de outra autorização de viajem desacompanhada se no meio da viajem eu quiser ir para Paris sozinha, de trem.
Eneida
Olá Maria Eduarda,
Não sei te dizer.
Maria Eduarda
Oii ! Estou fazendo esse passeio com a uk study tours e se você tiver 16 anos para cima pode realizar esse passeio e passar o final de semana em Paris !
Lara
Olá!
Estarei em Londres em maio e gostaria de aproveitar e fazer um bate-volta em Paris. Como é a imigração na ida e na volta, tranquila? Corro o risco de ficar “presa” em Paris na imigração?
Obrigada!
Eneida
Olá Lara,
A imigração é a mesma, leve os documentos que podem ser pedidos, os mesmos que você apresentará para entrar no Reino Unido pela primeira vez. https://www.londresparaprincipiantes.com/documentos-necessarios-para-imigracao-em-londres/
Daniel
Olá, bom dia!
Neste mês de junho/2018 passarei alguns dias em Paris e vou tirar um dia para fazer um bate e volta em Londres. Vocês poderiam me dar algumas dicas quanto ao transporte (especialmente metrô) – estação de St Pancras – e locais que devo visitar?
Estou gostando bastante do site!
Desde já agradeço!
Eneida
Oi Daniel,
Algumas ideias aqui: https://www.londresparaprincipiantes.com/conhecer-londres-em-um-dia/
Se quiser o acompanhamento de uma guia: https://www.londresparaprincipiantes.com/bate-volta-de-paris-a-londres-passeio-guiado/