Já escrevemos bastante aqui no site sobre o tema “Compras em Londres“: desde dicas de onde comprar produtos específicos, posts sobre lojas bacanas, como pedir reembolso de imposto, outlets da cidade e muito mais.
Neste artigo, falamos sobre a região de Oxford Street, bem no centro de Londres, que é um paraíso do comércio de rua ou “High-street shopping”. Passamos também pela Bond Street, com lojas super luxuosas e pela tradicional Avenida Piccadilly.
Roteiros de compras em Londres – Oxford Street
Estação de metrô do início do percurso: Marble Arch (linha Central – vermelha)
A estação de Marble Arch fica no extremo oeste da Oxford Street, já quase no Hyde Park. É aí que começa nosso percurso das compras.
Lojas de departamentos da Oxford Street
No trecho que se estende até Oxford Circus – como é chamado o cruzamento da Oxford St. com a Regent St. – estão várias das grandes lojas de departamentos britânicas:
Primark – pertinho da estação, está a super-popular Primark, loja que vende roupas e acessórios da moda por preços bem baratinhos. É uma muvuca, mas não desanime.
Marks & Spencers – só vende produtos de marca própria e é forte na venda de alimentos, com uma marca separada M&S Foods.
John Lewis – é a mais popular loja de departamentos do Reino Unido, onde os britânicos realmente compram. A loja da Oxford Street tem um excelente departamento de artigos para cozinha no subsolo, além de moda, beleza e artigos para casa e decoração.
Facilite seu planejamento da sua viagem com o guia Londres em 4 dias - roteiros e dicas. São 5 roteiros com mapas interativos e todas as informações. Tudo o que você precisa para planejar sua viagem a Londres! Brinde exclusivo: Planner de Viagem para Londres - informações, planilhas e checklists para um planejamento perfeito de viagem. Clique aqui para conhecer!
Debenhams – com 7 andares que foram totalmente reformados recentemente, a Debenhams tem uma enorme ala de beleza com produtos das marcas mais famosas, 5 andares dedicados à moda, inclusive um excelente departamento de sapatos.
Selfridges – é uma loja maravilhosa, um verdadeiro ícone da Oxford Street. A Selfridges é voltada para um público mais exclusivo, pois vende marcas de luxo, como Burberry, Joseph, Prada, etc. A loja tem vários restaurantes (veja aqui) e uma ala de alimentos também excepcional.
Lojas de “fast-fashion”
Em toda a extensão da Oxford Street você encontra as lojas das redes de “fast-fashion” presentes em todo o comércio de rua da Inglaterra: H&M, Zara, French Connection, Gap, Dorothy Perkins, Monsoon e Accessorize, United Colours of Benetton, Mango, Next, River Island, entre tantas outras. Divirta-se!
Uma loja que é também muito popular com os brasileiros é a japonesa Uniqlo, com duas filiais na Oxford Street, uma no número 170 e outra no número 311, que é a maior do Reino Unido.
A Uniqlo é famosa pelas jaquetas forradas de pena que são super quentes e bem baratas. Falamos delas aqui. Na Uniqlo você também encontra segunda pele com tecido térmico, meias e pijamas para esquentar no inverno, além de roupas em geral.
Leia também nosso Roteiro de Compras da Oxford Street.
Roteiro de compras em Londres – Bond Street
Ao chegar no cruzamento com a New Bond Street, entre à direita e siga nesta rua.
A New Bond Street juntamente com a Old Bond Street mais ao sul, próximo à Piccadilly, formam a Bond Street, rua famosa por suas lojas de designers e joalheiros.
Endereço da casa de leilão Sotheby’s há mais de 100 anos, a rua concentrava inicialmente galerias de arte e antiquários, que foram sendo substituídos pouco a pouco por lojas de griffes: Donna Karan, Prada, Dolce & Gabbana, Louis Vuitton, Chanel, Armani, Jimmy Choo, Ralph Lauren, Mulberry, Salvatore Ferragamo, Burberry, Miu Miu, Alexander McQueen, não necessariamente nesta ordem, mas todas com lojas lindíssimas. A loja principal da Victoria’s Secret em Londres também fica nesta rua.
Vale a pena o passeio, mesmo para a maioria de nós mortais que só iremos apreciar as vitrines.
A Old Bond Street termina em Piccadilly, e lá viramos à esquerda.
Roteiro de compras em Londres: Piccadilly
A Avenida Piccadilly é uma avenida tradicional de Londres, onde se encontra entre outros o hotel Ritz e alguns restaurantes bem famosos, como o The Wolseley. Mas não vamos desviar do tópico deste artigo, que são as compras em Londres.
A poucos passos da esquina com a Bond Street está a Burlington Arcade, uma galeria coberta que já apareceu aqui no blog, seguida da Burlington House, sede da Royal Academy of Arts.
Fortnum & Mason
Como o negócio aqui é compras, siga em frente, atravesse a rua e já chegando em Piccadilly Circus você verá a loja Fortnum & Mason. Entre e explore a área de alimentação no andar térreo e no sub-solo. Na Fortnum’s é servido um excelente chá da tarde, falamos dele aqui.
Roteiro de compras em Londres – Piccadilly Circus
Saindo da Fortnum & Mason, continue até Piccadilly Circus, que é a confluência de várias avenidas, entre elas a Regent Street. É uma área muito turística da cidade, com letreiros eletrônicos (a la Times Square de Nova Iorque) e uma fonte com a famosa estátua de Eros (ou Anteros para alguns).
Bem atrás fonte, está a loja de artigos esportivos Lillywhites que é uma das maiores loja do ramo do Reino Unido. A loja funciona neste local desde 1925.
Se você não pegar a Regent Street neste ponto, mas seguir uns 3 quarteirões pela Coventry Street, chegando na Leicester Square, verá duas lojas muito famosas entre turistas:
M&M’s World
São quatro andares de loja dedicados às famosas bolinhas de chocolate colorido. A loja é uma atração turística em si, com vários locais para tirar fotos, uma parede com tubos de M&M’s e produtos diversos com o logo da loja.
Lego Store
Maior loja da Lego do mundo, tem até mascote próprio – o Lester! Também oferece diversão e curiosidades. Você pode sentar e obviamente tirar uma selfie em um vagão do metrô de Londres especialmente feito com 637.903 bloquinhos de Lego. Ou posar ao lado de um guarda da Rainha, ou de Sherlock Holmes.
Roteiros de compras em Londres – Regent Street e Carnaby Street
Em Piccadilly Circus, começa a Regent Street, que nos levará de volta à Oxford Street.
Os destaques da Regent Street, que tem um comércio bem semelhante ao da Oxford St., são a mega loja de brinquedos Hamley’s e a movimentadíssima loja da Apple, além de outras como Burberry e Victoria’s Secrets.
Para conhecer a famosa Carnaby Street, entre à direita na Beak Street, e aí já começa a região de boutiques e lojas mais exclusivas e descoladas. É uma área somente para pedestres, que engloba na verdade 14 ruas, com mais de 100 lojas e 60 restaurantes. Veja o mapa com as lojas aqui.
Seguindo até a Great Marlborough Street, você chegará na loja de departamentos Liberty of London, uma das mais tradicionais da cidade.
De volta à Regent Street, são só dois quarteirões até Oxford Circus. Aí estão uma loja imensa da Nike e, logo à direita na Oxford Street, a loja queridíssima das adolescentes (ou nem tanto) TopShop.
Se ainda restar energia, continue à direita na Oxford Street, e explore as lojas deste trecho que vai até a Tottenham Court Road, onde há uma estação de metrô.
Caso contrário, pegue o metrô de volta a seu hotel na estação Oxford Circus (linhas Central, Victoria e Bakerloo).
Mapa do percurso – roteiro de compras em Londres
Sobre compras em Londres, leia também:
Guia de compras da Oxford Street
Rosana
Amando suas dicas… Me preparando para passar 06 dias em Londres… Sabe o que quero muito encontrar em Londres também… a marca Oakley… sabe onde?
bjsssssssss e obrigado por tudo
Eneida
Oi Rosana,
Em Covent Garden (1-4 King Street) e no Westfield Shopping Center.
Katia
Ok Eneida. Obrigada pela atenção! Vc não tem ideia de como tem me ajudado. Na volta contarei minha experiência e espero poder trazer alguma contibuição para ajudar outros por aqui. Parabéns!
Kátia Almeida
Oi Eneida. Sabe me informar onde posso comprar mala barata em Londres. Na Primark tem? Tem ideis de uma média quanto custa? Obrigada!
Eneida
Oi Katia,
Na Oxford St. há várias lojas que vendem malas. Quanto ao preço, não sei ao certo, mas acho que por £30,00 você compra uma mala média.
Fernanda Leitão
Eneida, quando fui visitar a Harrods, sai de lá me sentindo muito pobres (rsrssrs) inclusive quando inventei de visitar o último andar. Quando sai do elevador e vi aquele restaurante chiquérrimo sai correndo (rsrsrsrsr). Já a selfridges é mais acessível comprei um revolucionário enrolador de cabelos, coisa que aqui no Brasil não tem ainda pois todo mundo quer ter cabelos lisos…
Eneida
Acho que a Selfridges é minha loja de departamentos favorita!