Fevereiro é época de um campeonato esportivo muito importante na Inglaterra: o torneio de Rugby “Six Nations“.
Achamos que é uma boa hora de falar deste esporte que é muito popular no Reino Unido, mas que nunca apareceu por aqui no site. Você certamente cruzará com torcedores ou verá algum jogo sendo transmitido em telões dos bares se estiver na cidade durante um campeonato.
Quem escreve o texto é um amante de Rúgbi e fervoroso torcedor da Inglaterra, Steve Latham.
***
Na Grã-Bretanha o “football” apresenta algumas variedades. Obviamente, temos o futebol normal, jogo que é amado no Brasil e chamado de “soccer” nos EUA e em outros países, mas há também o Rugby Union e o Rugby League.
Essas duas versões de Rugby, juntamente com o futebol e o cricket são os esportes coletivos mais populares na Inglaterra.
O Futebol e o Rugby Union são tradicionalmente esportes de inverno, com temporadas se estendendo de agosto a maio.
Por outro lado, o Cricket e mais recentemente o Rugby League são esportes de verão e os torneios começam em abril e terminam em setembro.
Rugby Union e Rugby League
As duas versões de Rugby têm muitas semelhanças, mas também apresentam diferenças evidentes. Um time de Rugby Union tem 15 jogadores, enquanto que o do League tem somente 13.
Nas duas versões do jogo, os jogadores carregam a bola com as mãos e podem passá-la (jogar) para um outro jogador do time, mas somente se o passe for feito para trás.
Os jogadores também podem chutar a bola para frente para ganhar vantagem de território.
O Rugby League parece de certa forma com o futebol americano (NFL), já que o time tem 6 fases para marcar pontos, quando deve passar a posse de bola para o outro time.
Por outro lado, no Union, o time mantém a posse da bola (fases) até que marque, perca a posse, chute, ou cometa uma falta. Não é raro vermos mais de 15 fases.
Historicamente, o Rugby Union era jogado principalmente no sul da Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda, enquanto que o Rugby League tem suas origens na região industrial do norte da Inglaterra.
As duas versões do jogo também são muito populares na Austrália e na Nova Zelândia.
Competições Internacionais de Rugby
Neste artigo, falaremos do Rugby Union, já que é a versão mais famosa e jogada em países como Nova Zelândia e África do Sul (nos dois países é o esporte nacional), além da Austrália, Argentina e diversos países europeus.
A cada 4 anos, esses países e outros competiram na Copa do Mundo de Rugby. A próxima Copa do Mundo será em 2021 na Nova Zelândia.
No entanto, a Copa do Mundo de Rugby não é a única competição internacional.
Anualmente, 4 times do hemisfério sul (Nova Zelândia, Austrália, África do Sul e Argentina) competem no Rugby Championship, com jogos em casa e no campo do adversário.
A Nova Zelândia é normalmente a grande favorita nos torneios internacionais. Os times do hemisfério sul foram campeões em 6 das 7 últimas Copas do Mundo e a Inglaterra foi o único time do hemisfério norte a vencer, na última vez que a Copa do Mundo foi realizada no país.
Campeonato Six Nations de Rúgbi
Na Europa, temos o campeonato “Six Nations“, entre a Inglaterra, Escócia, País de Gales, Irlanda (com um time que inclui jogadores da Irlanda do Norte e da Irlanda propriamente – cruzando fronteiras políticas e religiosas), França e Itália.
A Itália entrou no torneio em 2000, assim forçando uma troca de nome de “Five Nations” para o atual “Six Nations”. A cada ano, os times se enfrentam somente uma vez, com jogos em casa e no adversário se alternando anualmente.
Dentro do Six Nations, há também outros prêmios.
Se um time vence todos os jogos, ele ganha o “Grand Slam”. Já se algum time perde todos, dizem que ele recebe uma “Wooden Spoon” (“colher de pau”), embora figurativa.
Há também uma “Coroa Tríplice” que é dada à Inglaterra, Escócia, País de Gales ou Irlanda, caso um destes times vença todos os jogos contra os 3 outros países.
A “Copa Calcutá”, que acontece desde 1789, é concedida ao vencedor do jogo entre Inglaterra e Escócia e este jogo é sempre muito disputado, refletindo a disputa histórica entre os dois países.
Outros troféus mais recentes, desde 1988, são o “Centenary Quaich” (Escócia contra Irlanda), o Troféu “Giuseppe Garibaldi” (França contra Itália) e o Troféu do Milênio (Irlanda contra Inglaterra).
O time da Inglaterra joga em casa no estádio de Twickenham, uma arena com capacidade para 82.000 torcedores localizada no sudoeste de Londres, próximo a Richmond.
O torneio é muito disputado e desde 2000, quatro países já foram campeões (a Inglaterra 6 vezes, França 5 vezes, Irlanda 4 vezes e País de Gales 5 vezes). Em 2019, os Gauleses venceram o torneio.
É bem difícil conseguir ingressos para as partidas internacionais, mas quem tiver vontade de assistir a uma partida de Rugby na sua estadia em Londres, pode conseguir ingressos para os jogos dos times de Londres: Harlequins e Saracens.
Leia aqui como comprar ingressos para jogos de futebol em Londres
Para saber mais sobre o Rugby no Brasil clique aqui
Crédito das imagens: ©VisitBritain/ Steve Bardens
Flávia
Oi Eneida! que legal essa publicação do Steve sobre o Rugby! Vou já repassar pro meu filho, ele ama esportes e em nossas visitas a Londres o esporte sempre esteve na mira dele.
Beijos.