Scone é um pãozinho bem típico da Inglaterra, que é degustado normalmente no chá da tarde inglês. Veja neste artigo uma receita de scones perfeita!
Como não leva fermento biológico e assim não precisa ficar descansando para crescer, ele é bem rápido e fácil de fazer.
A massa básica tem poucos ingredientes: farinha, açúcar, sal, leite e manteiga. Esses scones básicos ficam uma delícia e devem ser devorados assim que saírem do forno, com manteiga (que se derrete no contato com o pãozinho quente), geleia e, para quem tem a sorte de ter, o “clotted cream“, um creme feito de nata cozida durante muitas horas.
Você pode também incrementar os scones adicionando à massa frutas secas, normalmente passas, mirtilos ou groselha (“currant” em inglês). Ou colocar chips de chocolate que derreterão no forno. Para dar mais doçura, polvilhe os scones com açúcar no lugar da farinha sugerida na receita.
Já para a versão salgada, são muitas possibilidades. É comum misturar na massa queijo (chedar, parmesão ou gouda), azeitonas, tomates secos, ervas (tomilho, alecrim), sementes de girassol ou gergelim, ou até pedacinhos de bacon. Qual será seu preferido?
Não se sabe ao certo onde surgiu e a origem do nome “scone”, mas diz a lenda que foram popularizados na Inglaterra por Anna, duquesa de Bedford. Foi ela que, durante o reinado da Rainha Victoria em meados do século XIX, “inventou” o chá da tarde.
Essa refeição é servida entre o almoço e o jantar e consta de um chá servido com acompanhamentos doces e/ou salgados. Atualmente, o chá servido somente com scones, geleia e “clotted cream” é chamado de “Cream Tea“. Já quando além de scones o chá vem com outros acompanhamentos, como mini-sanduíches, bolos e doces, é o famoso High Tea, ou Afternoon Tea.
Leia aqui tudo sobre o chá da tarde em Londres
Receita básica de scones ingleses
Scones Ingleses – receita e vídeo
Equipamento
Ingredientes
- 1 e ½ xícara farinha de trigo e um pouco mais para polvilhar
- 1 colher de sopa fermento em pó químico
- 1 e ½ colher de sopa açúcar refinado
- 1 pitada sal
- 3 colher de sopa manteiga gelada em cubos (50 gr)
- ½ xícara leite
Modo de preparo
- Pré aqueça o forno a 180 graus.
- Peneire a farinha de trigo em uma tigela e junte o fermento, o açúcar e o sal. Misture bem.
- Acrescente a manteiga em cubos e misture com as pontas dos dedos até formar uma farofa.
- Acrescente o leite aos poucos, mexendo com uma espátula ou colher.
- Quando todo o leite tiver sido incorporado, manipule a massa com as mãos, até que desgrude da tigela. Nesse ponto, faça uma bola com a massa.
- Polvilhe uma superfície com farinha e coloque a bola de massa. Abra a massa com a mão (ou rolo, se preferir) formando um disco com uma espessura de cerca de 2 centímetros.
- Corte a massa em rodelas, usando cortadores, ou a boca de um copo (cerca de 4-5 cm de diâmetro).
- Quando tiver cortado o máximo de rodelas possível, junte o que restou da massa, sove e abra novamente. Corte mais scones, e repita a operação até acabar a massa. A massa rende cerca de 8 a 10 unidades.
- Coloque os scones em uma assadeira forrada com papel manteiga ou tapete de silicone.
- Polvilhe os scones com farinha de trigo.
- Leve ao forno pré-aquecido por 12 a 15 minutos. Os scones crescem e ficam douradinhos quando estão prontos.
- Coma ainda quente, com manteiga, geleia ou "clotted cream", se tiver!
Vídeo
Dicas
- Não sove ou misture a massa por muito tempo, somente até que esteja lisa e homogênea.
- Passe o cortador ou copo na farinha de trigo antes de cortar a massa para não grudar.
- Se quiser fazer os scones com passas, depois do passo 3 acima, acrescente à mistura meia xícara de passas e um ovo batido. Prossiga com a incorporação do leite e os outros passos da receita.
- 1 xícara = 240 ml.
Participamos do Programa de Associados da Amazon, um serviço de intermediação entre a Amazon e os clientes, que remunera a inclusão de links para o site da Amazon e os sites afiliados.
Clique aqui para baixar uma lista de utensílios de cozinha básicos para você fazer esta ou qualquer outra receita.
Como se pronuncia “scones”?
Se você não sabe se a palavra “scone” deve ser pronunciada de modo a rimar com “gone” [skón] ou com “bone” [skôun], não se preocupe. Nem os próprios britânicos concordam entre si qual é a pronúncia correta da palavra.
É que este é um caso de variação linguística e pessoas com diferentes falares (ou sotaques, ou dialetos), pronunciam a palavra de acordo com seu repertório fonético.
Assim, segundo pesquisa da Universidade de Cambridge, na Escócia, no norte da Inglaterra e na Irlanda do Norte a pronúncia é predominantemente [skón]. Já no centro-sul da Inglaterra, a pronúncia varia mais, com uma pequena maioria usando a variante [skôun].
Mais comida típica britânica no Londres para Principiantes
20 comidas típicas da Inglaterra
Wellanna G Marinho Campos
Boa tarde.
Eu e meu esposo, temos uma operadora de viagens no Rio de Janeiro, a ACC TOURS e vamos a Londres pela primeira vez.
Gostaríamos de saber se há algum tipo de desconto para algumas atrações em Londres, para operadores de viagens.
Gostaríamos de dicas e lugares imperdiveis de se visitar ficaremos em Londres entre os dias 9 a 12/08/2022. E Gostaríamos de fazer um chá da tarde, nada muito caro, ir na London Eye, e Stonehenge, ver a troca da Guarda, ir a um Pub legal, fazer um passeio de barco no Tamisa ir na Torre de Londres
Aceitamos sugestões. No aguardo de sua resposta, Wellanna Guimarães Marinho Campos
Eneida
Oi Wellana,
Não sei te dizer quanto a descontos para operadores de turismo. Você teria de entrar em contato com cada atração para saber.
Nossas melhores sugestões do que fazer em Londres em 4 dias estão nos artigos aqui do site, ou reunidos no nosso e-book que você pode conhecer aqui: https://www.londresparaprincipiantes.com/vendas-guia-londres/
Sugiro estes artigos:
https://www.londresparaprincipiantes.com/o-que-fazer-em-londres/
https://www.londresparaprincipiantes.com/sugestoes-para-um-cha-da-tarde-especial/
https://www.londresparaprincipiantes.com/visita-a-stonehenge/
https://www.londresparaprincipiantes.com/um-passeio-de-barco-pelo-tamisa/
https://www.londresparaprincipiantes.com/pub-crawl-passeio-pelos-pubs-de-londres/
https://www.londresparaprincipiantes.com/troca-da-guarda-onde-quando-como/
https://www.londresparaprincipiantes.com/london-eye-3/
José Mário da Torre
Lamento informar que a notícia é incorrecta. O chá foi introduzido em Inglaterra por Catarina de Bragança que se casou com Charles II. Como ele era um grande boémio e tinha sempre alguém da corte ela começou a convidar as senhoras da corte para o chá das 5. Quem não estivesse estava com o rei.
Basta visitar a Torre de Londres e ler a história.
Eneida
Oi José,
Você deve estar se referindo à bebida somente (chá) que dizem ter sido introduzida na Inglaterra por Catarina de Bragança no século XVIII.
O artigo se refere à refeição “afternoon tea” (chá + acompanhamentos servido entre o almoço e o jantar), que foi inventado por Anna duquesa de Bradford segundo estas e muitas outras fontes:
https://blog.britishmuseum.org/the-tea-rific-history-of-victorian-afternoon-tea/
https://twinings.co.uk/blogs/news/2016-august-history-of-afternoon-tea
https://afternoontea.co.uk/information/history-of-afternoon-tea/
https://www.historic-uk.com/CultureUK/Afternoon-Tea/