Veja nossa seleção de séries inglesas: as melhores séries de TV passadas em Londres ou outro local da Inglaterra
Convidamos algumas colegas blogueiras de viagem (e apaixonadas pela Inglaterra) para nos contar qual série de TV passada na Inglaterra elas recomendam para este período em que não podemos viajar.
Acrescentei algumas das minhas séries favoritas e, neste artigo, apresento essa ótima seleção de séries inglesas com temática bem variada e que abrangem mais de quatro séculos da vida britânica. Para salvar e maratonar!
Séries de TV de época passadas na Inglaterra
Bridgerton
Bridgerton é uma série recente da Netflix que tem dado o que falar, e um dos motivos é que foi produzida por Shonda Rhimes, criadora da ótima e consagradíssima Grey´s Anatomy.
Inspirada no romance O Duque e Eu, publicado pela primeira vez em 2000, essa série se passa na Inglaterra de 1813 e conta um pouco sobre os costumes da elite inglesa através dos membros da família Bridgerton: a viúva de Lorde Bridgerton e seus oito filhos.
Na série de livros da autora Julia Quinn cada volume é dedicado a um dos irmãos, e a série da Netflix segue a mesma lógica – a primeira temporada (assim como o primeiro volume) é focado em Daphne, a 4a filha da família, e seu relacionamento com o Duque de Hastings.
Mas não se engane achando que é uma história de época como outra qualquer. Ela inova por trazer uma diversidade racial imensa que não se vê em outras produções do tipo (muitos personagens negros, como o duque de Hastings e a rainha Charlotte), muitas cenas de sexo (fãs de Grey´s Anatomy vão entender) e uma profundidade das personagens femininas que vai muito além de seus papéis sociais.
A Netflix já anunciou uma segunda temporada, cujo personagem principal será Anthony, o irmão mais velho de Daphne, e que está sendo aguardada com ansiedade.
Contribuição da Cintia Grininger do blog Entre Mochilas e Malinhas
Onde foi filmado: boa parte das cenas externas da série foi filmada na linda cidade de Bath, que fica a 190 km de Londres. O interior das casas e mansões foi recriado em diversos palacetes da Inglaterra como a Hatfield House em Hertfordshire, a Wilton House em Wiltshire e a Lancaster House de Londres. Já o exterior da “casa de campo” do Duque de Hastings, na trama chamado de Clyvedon Castle, foi filmado em Castle Howard, um palácio histórico situado no norte do país. A fachada da casa dos Bridgertons é a Ranger’s House, que fica em Greenwich.
Mr Selfridge
Mr. Selfridge é uma série que conta a história de vida e acensão de Harry Gordon, quando, em 1909, resolveu empreender e abrir a popular loja de departamentos Selfridges, em Londres.
Harry mostra durante o filme o seu incrível “tino comercial”, pois introduziu o consumismo americano à rígida cultura inglesa em uma época de incertezas e pré duas guerras mundiais.
Mesclando consumo com um ambiente de reflexão e conhecimento, ele fazia as pessoas irem à imponente loja de departamentos, de forma natural, para participar de algum evento, exposição ou peça de teatro. Assim, a loja “caiu no gosto do público” e se tornou uma rede com vários estabelecimentos no Reino Unido, inclusive .
A meu ver, a série não aborda apenas o aspecto cultural inglês e o período histórico, mas também permite uma imersão ao papel da mulher na sociedade, consumo e até uma reflexão profunda sobre empreendedorismo e negócios (como case de sucesso).
No Reino Unido, a série passou no canal de televisão ITV, em 2013, mas depois de 4 temporadas, seu fim foi decretado em 2016.
Hoje, Mr Selfridge está disponível na Netflix aos brasileiros.
Ah! Na sua próxima visita a Londres, não deixe de conhecer a loja. O dna de Harry ainda se faz presente pela impecabilidade na exposição dos produtos, variedade do portfólio e atendimento excepcional dos funcionários. Sem contar, que a loja por si só é demais mesmo! A gente sente vontade de comprar muitas coisas.
Indicação da Leda De Luca, do blog Ares Do Mundo.
Onde foi filmado: a loja Selfridges está localizada na Oxford Street em Londres mas ela não foi usada como locação da série. O interior da loja foi reproduzido em um estúdio no norte de Londres. Já as cenas exteriores da Oxford St foram filmadas nas docas históricas de Chatham, Kent. Nesse local, há diversos prédios e ruas preservadas, usados na locação de muitos filmes de época.
Conheça alguns phrasal verbs muito usados na Inglaterra e que não estão em manuais de inglês!
Peaky Blinders
Os Peaky Blinders estão chegando! Assim começa a série, como se este fosse um aviso aos telespectadores.
A série de 5 temporadas com 6 episódios de 50 minutos conta a história de uma gangue britânica da década de 20, e tem como principal criminoso Thomas Shelby, estrelado por Cillian Murphy.
Ele assume o negócio da família para fazer apostas ilegais em Birmingham, Inglaterra, com seu irmão psicótico Arthur e sua tia Polly.
Tommy, o líder dos Peaky Blinders, tenta expandir seu império criminoso enquanto precisa manter a família unida. Ele consegue mexer com você de alguma forma e mesmo quando está fazendo coisas muito ruins, você ficará interessado em como ele vai sair daquela situação em que se meteu e você se vê, em várias ocasiões, torcendo por ele.
Peaky Blinders tem uma leve semelhança com outros trabalhos sobre gangsters, como Boardwalk Empire, Gangues de Nova York e uma intensidade silenciosa de Tommy Shelby que lembra Michael Corleone em O Poderoso Chefão.
A série tem altos e baixos durante suas cinco temporadas. A maior falha está no ritmo: alguns episódios se movem rápido demais outros se arrastam para o que pode parecer uma eternidade.
Porém a série vale a pena por suas grandes qualidades: os diálogos são profundos e ficam entre a normalidade com toques de poesia. A atuação, cinematografia, figurinos, cenografia e música são simplesmente fantásticos, o que acaba balanceando episódios violentos, sombrios e cheios de sangue.
Disponível na Netflix.
Indicação da Ana Paula Castelli do blog World by 2
Onde foi filmado: embora a história se passe em Birmingham, diversas cenas foram filmadas em Liverpool, Manchester, Leeds e partes de Yorkshire. Um desses locais é a região chamada Dingle em Liverpool, que tem ruas preservadas com séries de casas de trabalhadores da época vitoriana. Além de representar a Small Heath (domínio de Shelby) de Peaky Blinders, foi neste bairro que nasceu o Beatle Ringo Starr, mais precisamente no número 9 da Maydrin Street.
Downton Abbey
Nenhuma lista de séries inglesas é completa sem esta que foi um sucesso estrondoso e rendeu até um filme.
As seis temporadas da série acompanham a vida dos Crawleys e seus agregados entre 1912 e 1925. Robert Crawley, Conde de Grantham, é o senhor de Downton Abbey, uma propriedade rural localizada em Yorkshire, no norte da Inglaterra.
No andar de cima da casa (onde vivem os aristocratas), acompanhamos a vida das três filhas de Lorde Grantham, da sua esposa americana e da sua mãe, Violet, uma mulher com língua afiada e humor ácido, brilhantemente interpretada por Dame Maggie Smith.
Já no andar de baixo (onde moram os criados), conhecemos o mordomo fiel, a governanta, a simpática cozinheira e uma série de pajens e empregados que também têm suas histórias, intrigas e amores.
Como pano de fundo, vemos o desenrolar de transformações sociais e econômicas que aconteceram na Inglaterra na época da I Guerra Mundial e que de alguma forma abalaram o sistema aristocrático vigente.
A série foi ao ar entre 2010 e 2015 e tem seis temporadas de 9 episódios cada, com exceção da primeira temporada que tem somente 7 episódios. Está atualmente disponível no Amazon Prime. O filme, lançado em 2019, também está disponível na televisão.
Indicação da Eneida deste site mesmo.
Onde foi filmado: a série foi gravada em Oxfordshire, especialmente na cidadezinha de Bampton. Temos um artigo completo sobre as diversas locações da série Downton Abbey e também sobre o Highclere Castle, o palacete de Downton.
Séries inglesas passadas em Londres na atualidade
Sherlock
A série Sherlock, disponível na Netflix, adapta as histórias de Sherlock Holmes para os dias de hoje. Acho o máximo essa série.
Em primeiro lugar, pela criatividade do roteiro ao adaptar histórias clássicas para os dias atuais em episódios de 1h30. Cada episódio é um filme! Calma, não se assuste, as quatro temporadas têm apenas 3 episódios cada.
Em segundo, por conta das atuações incríveis dos protagonistas Sherlock (Benedict Cumberbatch, o Dr. Estranho da Marvel) e Watson (Martin Freeman) e da sua dinâmica divertida com os outros personagens clássicos, como o Inspetor Lestrade e a Sra. Watson.
Em terceiro, porque a série mostra Londres (uma cidade pela qual sou completamente apaixonada) de um jeito muito especial. Vemos ícones como Trafalgar Square, as jóias da Coroa ou os guardas da rainha (um dele é até vítima de assassinato em um episódio!) ao mesmo tempo que é mostrado um lado menos glamouroso da cidade.
A série permite viajar para Londres sem sair de casa com muito charme e diálogos inteligentes. Um programa imperdível!
Indicação da Lulu Freitas do blog Let’s Fly Away
Onde foi filmado: as cenas exteriores da famosa casa de número 212B da Baker Street foram filmadas não muito longe dali, na 187 North Gower St, bem perto da estação Euston. A grande maioria das cenas da série, no entanto, foram gravadas em Cardiff e não em Londres.
Leia aqui sobre o museu Sherlock Holmes em Londres
Fleabag
Fleabag é um seriado com poucos episódios e bem curtos, se tornando perfeito para assistir durante o isolamento.
Esta série, que foi adaptada a partir de uma peça de teatro, mostra a vida de uma mulher solteira inglesa que tem diversos problemas com a família e de relacionamento.
Você irá se sentir incomodada pelas atitudes de Fleabag que tem um humor e atitudes bastante inglesas. O sarcasmo, típico dos ingleses, é muito usado para satirizar atitudes e comportamentos durante a estória.
Os monólogos e conversas com o espectador foram um dos pontos altos da série, já que Fleabag se comunica com você durante conversas e até durante o sexo.
Este é com certeza um diferencial, já que o diretor usa e abusa da técnica chamada de 4ª dimensão, aquela em que o personagem parece estar se referindo diretamente com o telespectador, criando até certa intimidade e cumplicidade.
Ganhadora de seis prêmios Emmy durante a 71ª edição em 2019, a série merece sua atenção.
As duas séries de 6 episódios estão disponíveis no Amazon Prime.
Sugestão da Victoria Farina do blog Na proa da vida
Onde foi filmado: Fleabag é passado em Londres e foi inteiramente filmado na cidade. As locações principais foram no distrito de Camden, mais especificamente em Dartmouth Park. É lá que fica o Café da personagem principal na rua York Rise e também a casa da irmã, na Laurier Road.
Leia aqui nosso artigo completo sobre o sotaque britânico
Bodyguard
A série Bodyguard, que no Brasil ganhou o nome de Segurança em Jogo, foi exibida no Reino Unido em 2018 e teve uma das maiores audiências da história da BBC.
Com seis episódios de uma hora de duração, Bodyguard narra a história do veterano da guerra do Afeganistão, o sargento David Budd (Richard Madden), que atua como um especialista de segurança para a Polícia Metropolitana de Londres.
Ele é designado para ser o guarda-costas de Julia Montague (Keeley Hawes), a ambiciosa Ministra do Interior que está lançando um projeto contra o terrorismo bastante controverso.
A série mistura drama e suspense e conta com alguns plot twists que fazem com que a gente queira mesmo ver um episódio atrás do outro. Diversos pontos turísticos de Londres podem ser vistos no pano fundo da história.
Disponível na Netflix.
Onde foi filmado: muitas cenas foram filmadas nas ruas de Londres. A famosa fachada 10 Downing Street, residência do Primeiro Ministro Britânico, foi filmada na Adam St, local que tem uma porta bem semelhante à original, como contamos neste artigo.
Séries inglesas sobre a família real inglesa
The Tudors
O seriado dividido em 4 temporadas mostra a vida do Rei Henrique VIII e todo o cenário de decisões políticas do soberano, sua vida particular e principalmente amorosa. Henrique é o segundo da casa de Tudor a assumir o trono e governa de 1509 a 1547, um espaço de tempo em que ocorreram grandes mudanças na Inglaterra que perduram até hoje.
A série inicia mostrando os conflitos com a França, e ao desenrolar vai revelando personagens chave no entorno de Henrique. Vemos os conflitos com a corte e familiares que tramam para usurpar sua coroa. Seus conselheiros mais próximos com Thomas e Wolsey figuram como coadjuvantes e auxiliam em muitas das decisões do rei.
Henrique é casado com Catarina de Aragão e vive a angústia de não ter um filho homem. Por ser muito dado aos prazeres e encantos femininos, tem 6 esposas no decorrer de sua vida. Essas questões amorosas norteiam a vida e decisões do jovem rei inglês, que para poder casar-se novamente cria uma nova religião no país.
A série mostra com brilhantismo a trajetória e os bastidores da vida desse monarca histórico na Inglaterra em 38 instigantes e intensos episódios. Está disponível na GloboPlay e figura entre minhas séries preferidas que falam da história inglesa.
Indicação da Isabella Lima do blog Dá para viajar
Onde foi filmado: embora grande parte da ação aconteça no palácio de Hampton Court no sudoeste de Londres, poucas cenas foram efetivamente filmadas nesse local. Na verdade, foram usados palácios e prédios da era Tudor e outras paisagens da Irlanda, especialmente os estúdios Ardmore em Wicklow e também em Dublin.
Victoria
A série Vitória: A Vida de Uma Rainha é um drama de época estrelando Jenna Coleman como uma jovem de apenas 18 anos que ascende ao trono do império britânico.
Como Vitória veio a reinar por 63 anos e morreu com 82 anos, é comum vermos fotos da Rainha já idosa, sempre vestida de luto. Nesta série, ela é mostrada como uma jovem que teve pouco contato com o mundo exterior durante a infância, mas que tem uma personalidade forte e decidida.
A série retrata justamente o início do reinado, o casamento com o Príncipe Albert, o nascimento dos filhos (o casal teve um total de nove filhos) e todo o caminho que percorreu para superar as dificuldades de ser uma rainha tão jovem de um império tão poderoso.
Embora baseada em fatos históricos, os episódios trazem também muita intriga, inveja e outros dramas que nos prendem a atenção.
As três temporadas com 8 episódios cada estão disponíveis no Globoplay.
Onde foi filmado: a Rainha Victoria nasceu no Palácio de Kensington em Londres e viveu durante seu reinado no Palácio de Buckingham, ambos em Londres. Como não é permitido filmar dentro desses palácios, para reproduzir os interiores luxuosos foram usados outros castelos e mansões espalhados pelo Reino Unido, como Harewood House e Wentworth Woodhouse, ambas em Yorkshire, no norte da Inglaterra e a Wilton House em Wiltshire.
The Crown
Quem ama a família real não pode deixar de assistir ao seriado The Crown, disponível do Netflix. A série – que teve a produção mais cara do Netflix- conta a história da Realeza Britânica desde começo do reinado da Rainha Elizabeth II, depois da morte de seu pai – Rei George VI em 1952 até os dias atuais.
A série é uma história biográfica com uma pitada de ficção e conta também sobre a vida da família real, os acontecimentos históricos à época e também sobre os problemas e impasses vividos pela Princesa Margareth, irmã mais nova da Rainha.
Leia aqui nosso artigo completo sobre a Rainha Elizabeth II
São 4 temporadas – por enquanto – e a série já conquistou um Globo de Ouro como “Melhor série de Drama” e “Melhor atriz em série de Drama” em 2017 para Claire Foy, atriz que interpreta a Rainha Elizabeth nas duas primeiras temporadas.
Já em 2020, Olivia Coleman, que interpreta a Rainha nas duas temporadas mais recentes, levou também o Golden Globe de melhor atriz.
Se você ama Londres e ama a Família Real (como eu!), certamente vai se apaixonar pela série The Crown!
Indicação da Ana Luiza do blog Nosso Blog de Viagem
Onde foi filmado: da mesma forma que em Victoria, o Palácio de Buckingham teve de ser recriado em outros locais. Para as cenas externas, o Old Royal Naval College em Greenwich foi usado e para várias cenas internas foi usada a maravilhosa Wilton House.
***
Leia também sobre filmes e viagens: 10 filmes para amantes de viagem no blog La Vida es Mara.
10 desenhos animados para viajar por Paris, no blog 6 Viajantes
Obviamente essas são apenas algumas das séries inglesas disponíveis no Brasil. A BBC, empresa pública de rádio e TV britânica, tem uma excelente reputação em termos de produção de conteúdo, não somente séries, mas documentários e reportagens.
Deixe nos comentários sua sugestão de séries inglesas favoritas!
CRISTIANA ALVES PEREIRA
por favor gostaria que alguém me dissesse o nome da série que aparece no clipe like a fool do Robim Gibb . eu sei que é britânica mas ninguém sabe dizer o nome.
Eneida
Olá Cristiana,
Coloca o link para o clip que a gente pode tentar descobrir.
Carlos
Procuro uma série britanica onde o policial se chamava RED, ele procurava um serial killer que matava pessoas com nomes dos.l apostolos de cristos da mesma forma que esses apóstolos morreram na data de seu dia santo.
Eneida
Oi Carlos,
Seria esta: https://en.wikipedia.org/wiki/Messiah_(British_TV_series)?
Luana
Estou procurando uma série no estilo de The Alienist, onde uma mulher enfrenta os obstáculos de ser uma mulher detetive. Há também um policial que ajuda… Não estou conseguindo achar, me ajuda.
Eneida
Olá Luana,
Essa eu não conheço, infelizmente.
Sandra
Oi…procuro uma série dos anos 80 ou 90, sobre uma senhora que investigava crimes, bem ao estilo Agatha Christie, e tbm ambientada na Inglaterra.. alguém para me ajudar?
Eneida
Oi Sandra,
Talvez Murder, She Wrote. Essa série é americana, mas a atriz principal me parece que é inglesa. E tem também Miss Marple, baseada na personagem de Agatha Christie. Essa é inglesa.
Guilherme
Line of Duty e Luthor também são ótimas.