A Serpentine Gallery é uma galeria de arte muito especial e querida dos londrinos. Ela está instalada nem Kensington Garden, em um lindo prédio de tijolinhos, que originalmente abrigava um salão de chá.
Anualmente, desde 2000, nos meses de julho a outubro, um dos maiores arquitetos do planeta é convidado a fazer um experimento arquitetônico que consiste em projetar e montar um pavilhão, que normalmente funciona como um café e um local para exibições, palestras, filmes, etc. durante aquele verão.
Leia aqui nosso artigo completo sobre Kensington Gardens
Em 2003, Oscar Niemeyer foi o convidado de honra, em 2006 foi a vez de Frank Gehry (o artista que projetou o Museu Guggenheim em Bilbao).
Em 2010 o arquiteto francês Jean Nouvel bolou uma estrutura vermelha abrigando uma espécie de lounge, onde as pessoas podem sentar e relaxar, jogar xadrez ou até mesmo ping-pong.
Já em 2013, um projeto do arquiteto Radic não tem nada de convencional, pois parece que um disco voador desengonçado desceu no parque. (Na verdade, segundo o artista, a estrutura se assemelha a uma concha suspensa em quatro blocos de pedra).
Como em todos os anos, o interior do pavilhão abriga um café e um espaço que será usado para eventos.
Em 2013, a Serpentine Gallery inaugurou um novo espaço localizado na margem oposta do lago Serpentine: a Serpentine Sackler Gallery.
A nova galeria tem projeto assinado pela arquiteta Zaha Hadid e consiste de duas partes distintas: um prédio do século XIX – antigo depósito de munição – que foi totalmente reformado e uma nova estrutura, concebida especialmente para o local.
A nova estrutura abriga também um restaurante, The Magazine, de culinária contemporânea e modernosa como pede o local.
Não experimentei, mas acho que merece uma conferida e é um complemento perfeito para um passeio pelo Hyde Park e uma visita à mostra em cartaz na galeria. Já falei que a entrada é gratuita?
Serpentine Galleries
Kensington Gardens, Hyde Park, London, W2 3XA
Abertas de terça a domingo, de 10h00 às 18h00 durante as mostras.
Entrada gratuita
Deixe um comentário