Sempre gosto de bisbilhotar quando me deparo como uma entradinha, ou um beco que me parece guardar algo inusitado. Foi assim que conheci Shepherd Market.
Assim, quando vi um beco coberto na Curzon Street, logo após a Half Moon Street em Mayfair, não resisti e fui conhecer Shepherd Market.
Esta é uma região que se encontra entre a Oxford Street (no norte) e a Avenida Piccadilly (no sul) e as estações de metrô de Green Park e Bond Street.
Do outro lado do beco, você se depara com uma área pequena, mas repleta de pubs, cafés, restaurantes e lojas construídos no século XIX, cercado de ruas com calçamento de paralelepípedo e todo o charme do período conhecido como era vitoriana.
Shepherd Market ocupa o local em que se realizava anualmente em maio, um mercado de rua. Foi esta feira, que funcionou entre 1686 e 1764, que deu nome ao bairro (Mayfair).
A princípio, o propósito da feira era o comércio de gado, mas com o tempo o evento foi crescendo e atraindo outros negócios (inclusive ilegais) até que a feira foi proibida e reinstalada na região de Bow.
Em meados do século XVIII, um arquiteto chamado Edward Shepherd foi contratado para reurbanizar a área que passou a ser conhecida como Shepherd Market.
O projeto incluía becos pavimentados, um mercado de dois andares com um teatro no topo e um lago que já não existem mais. No lugar, temos a pequena piazza cercada de pubs e restaurantes de diversas culinárias.
Há quatro pubs vitorianos na área: The Kings Arms, Ye Grapes, The Market Tavern e Shepherds Tavern.
Já os restaurantes são vários e neles podemos experimentar uma variedade enorme cozinhas, incluindo combinações inusitadas como a que se encontra no bistrô L’Autre, que mistura sabores poloneses com pratos mexicanos (eu não provei!).
Para completar o ambiente cool, há boutiques, algumas galerias de arte e um barbeiro com o nome mais bacana de Londres: “Jack the Clipper”.
Dizem que o auge do Shepherd Market aconteceu nos anos 1920, quando o local estava muito na moda, mas ainda hoje é uma dessas “joias escondidas” que me dá tanto prazer em descobrir.
Shepherd Market
Área entre a Curzon Street, Shepherd Street e Trebeck Street.
Estação de metrô mais próxima: Green Park
Leia também sobre outros bairros de Londres:
Facilite seu planejamento da sua viagem com o guia Londres em 4 dias - roteiros e dicas. São 5 roteiros com mapas interativos e todas as informações. Tudo o que você precisa para planejar sua viagem a Londres! Brinde exclusivo: Planner de Viagem para Londres - informações, planilhas e checklists para um planejamento perfeito de viagem. Clique aqui para conhecer!
Carmen
Bom dia ,
Estou morando em Londres, gostaria de dicas como essa..
Caminhar é meu programa predileto por aqui .. no momento estou em Mayfair.
Liliane Inglez
Que delícia desbravar cantinhos assim… Definitivamente, Londres é uma cidade que não se desvenda facilmente! Acho que preciso voltar pra lá algumas vezes… Adoro suas dicas e me inspirei bastante no blog para preparar minha viagem, em julho passado! Abraços e parabéns pelo blog!
Flávia
Oi Eneida! Serendipity! Não é assim que se fala num lugar desse? Amei o post e as fotos! Beijos!!!
Eneida
Oi Flávia,
Isso mesmo, serendipity! Beijos !