A casa do arquiteto e colecionador John Soane (1753-1837), construída por ele no número 13 da Lincoln’s Inn Fields, é aberta ao público como um museu desde sua morte no século XIX.
Nomeado como professor da Royal Academy em 1806, Soane começou a organizar seus livros, quadros, esculturas, maquetes e modelos de prédios clássicos e muitas outras peças, e abriu sua casa, uma verdadeira Academia da Arquitetura, aos alunos.
Alguns anos antes de morrer, o arquiteto negociou com Parlamento uma lei para que fossem preservadas a coleção e a casa, que se transformou em museu para benefício de “estudantes e amadores” da arquitetura, pintura e escultura.
John Soane era um arquiteto especialista no estilo neo-clássico e seu projeto mais famoso é o do prédio do Bank of England, localizado não muito longe do museu.
Sua paixão pela antiguidade clássica se vê nas peças da coleção, com 5888 objetos egípcios, gregos e romanos. A peça mais valiosa do museu é sem dúvida um sarcófago de alabastro do faraó Seti I, que foi comprado por Soane em 1825.
Apesar de não ser arquiteta, sempre tive curiosidade de conhecer este pequeno museu, pois achava muito bizarra esta história de alguém ter em sua casa um sarcófago egípcio.
Quando entrei na casa e vi o restante da coleção, as centenas de objetos expostos em todos os cantos e paredes da casa, vi como Soane era um homem excêntrico e muito apaixonado pela arquitetura e pelas artes clássicas.
A coleção é tão grande, que é difícil andar pelo museu e somente um número restrito de visitantes pode entrar na casa ao mesmo tempo.
Logo na entrada, é preciso colocar bolsas e mochilas em uma sacola plástica e não é permitido fotografar o interior do museu. As fotos acima são todas de divulgação, cortesia do “Trustees of Sir John Soane’s Museum”. ©Derry Moore
Achei muito interessante visitar este pequeno museu e para quem já conhece o acervo do British Museum e se interessa pelo tema, certamente recomendaria.
Sir John Soane’s Museum
13 Lincoln Inn’s Fields London WC2A 3BP (veja o mapa aqui)
Estação de metrô mais próxima: Holborn
Entrada gratuita
Horário: de terça a sexta-feira de 10h00 às 17h00 (última entrada às 16h30).
Na primeira terça-feira do mês há uma visita guiada à luz de velas, das 18h00 às 21h00.
Fechado aos domingos, segundas, feriados e 24 de dezembro.
Para os interessados em conhecer melhor o acervo, há tours guiados, por £10. Veja a programação aqui.
Deixe um comentário