A Somerset House é um lindo prédio em estilo neo-clássico situado no coração de Londres, entre a Strand e o Tâmisa.
Este palacete do século XVIII recebe anualmente cerca de 3 milhões de visitantes e tem vários motivos para ser incluído no seu roteiro turístico em Londres.
Centro de artes e entretenimento, a Somerset House abriga, entre outros, a famosa Courtauld Gallery (fechada para reforma em 2019) onde você pode apreciar uma extensa coleção de quadros de impressionistas e pós-impressionistas.
Durante todo o ano, há exposições relacionadas ao design e à arte contemporânea, além de palestras, oficinas e uma programação cultural extensa.
A Somerset House reúne atualmente as maiores e mais importantes comunidades de artistas do país, entre elas a British Fashion Council, Dance Umbrella, Improbable Theatre, Hofesh Schecter Company e Dartmouth Films.
Somerset House no verão
No meses mais quentes do ano (entre junho e agosto), as 55 fontes instaladas no pátio central servem de “piscina” para a garotada. Contando com um bar e um café, é uma área muito agradável para passar algumas horas relaxando e admirando a beleza do prédio.
Em julho, a Somerset House abriga um festival de verão (“Summer Series“), com um line-up bem variado. Veja informações aqui.
Já em agosto é a vez do Film4Summer, dez dias de exibição de filmes em um telão imenso no pátio principal. É o cinema ao ar livre mais lindo do mundo! Um programa delicioso, adorado por londrinos e turistas. A programação será divulgada a partir de março e os ingressos estarão à venda em maio. Veja informações aqui.
A outra face da Somerset House é voltada para o Tâmisa e a vista do rio e da margem sul pode ser apreciada no café que funciona no terraço, aberto durante a primavera e o verão.
Somerset House no inverno
No inverno, esta mesma área é transformada em um grande rinque de patinação no gelo, um dos mais queridos de Londres. O rinque de patinação funciona entre novembro e início de janeiro e conta com bares e lodges, uma ala de compras especialmente projetada para o local e muita diversão.
Em 2020, não haverá rinque de patinação na Somerset House, devido à pandemia.
Para ocupar a grande área foram instalados iglus, ou Winter Domes como estão sendo chamados, onde é servido almoço, chá da tarde e jantar nesses locais reservados. Cada iglu comporta um mínimo de 4 e um máximo de 6 pessoas.
Tours guiados
Para quem quer conhecer detalhes do palacete que não são vistos pelo visitante, a Somerset House oferece tours guiados gratuitos.
Os tours estão cancelados em 2020 sem data para recomeçarem.
O tour Historical Highlights (destaques históricos) acontece às quintas-feiras às 13h15 e 14h45 e aos sábados às 12h15, 13h15, 14h15 e 15h15 e tem duração de 1 hora. Nele você conhecerá detalhes pitorescos e curiosidades do palácio e das marcas da história nele presentes.
A Somerset House foi residência de três rainhas católicas: Anne da Dinamarca, Henrietta Maria e Catherine de Bragança que tiveram papel fundamental na crise da dinastia Stuart. Para conhecer a história do local, antes mesmo da construção do atual palácio, faça o tour Old Palace, que inclui acesso aos Banhos da Strand. as Terças-feiras às 12h45 e 14h15 com duração de 1 hora.
Fotos: Carla Costelini
Somerset House
Strand London WC2R 1LA
Estações de metrô mais próximas: Temple, Covent Garden, Charing Cross e Embankment.
Leia também:
Silvânia
Obrigado, descobri sem querer qdo estava copiando o post CECIL COURT. Eu organizo as dicas e mapas, para evitar de carregar guias no dia-dia. No final do dia a bolsa com máquina, casaco, guarda-chuva… fica pesada, então conforme o que vamos conhecer levo somente as folhinhas impressas. Valeu, bjs
Silvânia
Olá Eneida, parabéns pelo blog, está super didático e empolgante. Já providenciar entradas p/ o show. Tu já me deste dicas no post do Riq, mas agora vou te visitar por aqui. Por favor, como consigo copiar o mapa que eatá inserido no texto. Já comprei diversos guias, mas estou montando um personalizado só para mim, então uso muito ctrl-C e ctrl-V, mas o mapa não foi p/ o word. Obrigado pelas dicas e ajuda. Bjs
Eneida
Oi Silvânia, obrigada pela visita.
Se você me falar o mapa que você quer, eu coloco o link para o Google maps. De lá dá para imprimir.
Acho que é o único jeito, pelo menos não sei como fazer de outra forma!Acabei de verificar: é só você clicar na palavra que está logo abaixo do mapa, que é direcionada para o google maps. No mapa do passeio de double-decker, por exemplo, tem a palavra “acima” logo abaixo do mapa. Qualquer dúvida, me fala que eu mando o link.Bjs, Eneida