Vamos combinar que ir à Inglaterra e não tomar um completo “afternoon tea” é como ir a Roma e não comer uma boa massa!
Quer tomar um verdadeiro chá da tarde em Londres? Temos aqui um guia completo para você.
O Afternoon Tea – chá da tarde – é uma mini refeição tradicionalmente servida no meio da tarde. Introduzida na Inglaterra nos anos 1840, era um evento social privado que reunia mulheres da sociedade e da aristocracia.
Quando a Rainha Victoria aderiu à prática, o chá da tarde passou a ser um evento mais grandioso que chegava a reunir mais de 200 pessoas em festas chamadas de “tea receptions“.
Atualmente, continua sendo um evento social em que a boa companhia conta tanto quanto a comida!
A refeição inclui, além do chá – que pode até ser substituído por café, ou acrescido de champanhe -, delicados sanduíches, bolinhos recheados com creme e geleia (os chamados “scones“) e outras guloseimas.
Todo mundo deveria experimentar!
Onde tomar um tradicional chá da tarde em Londres
Fizemos abaixo uma seleção de diversos locais para se tomar o chá da tarde em Londres, daquele chá da tarde bom e barato ao melhor chá da tarde da cidade. Confira! Os endereços estão no mapa no final do artigo.
Chá da tarde nos hotéis tradicionais de Londres
Em Londres, você poderá optar pelos hiper-tradicionais chás da tarde servidos com toda pompa inglesa nos hotéis mais bacanudos da cidade, especialmente o Ritz e o Dorchester, que servem o lanche da mesma forma há quase um século.
Nesses locais, você certamente será tratado como um lorde ou uma dama e terá uma experiência memorável.
Os preços são a partir de £60/70 por adulto ou £35/40 para crianças.
Uma opção mais em conta (a partir de £55), mas ainda muito gostosa, é o afternoon tea do hotel Chesterfield Mayfair, que serve o chá tradicional “with a twist” (um toque especial), além de ter opções vegetarianas, sem glúten e até chás temáticos. No momento, a inspiração para o chá da tarde no Chesterfield são as antigas casas de doces, The Original Sweetshop Afternoon Tea.
O chá do hotel The Berkeley atrai fashionistas de todas as partes que não resistem ao Prêt-à-Portea. Os docinhos e patisserie têm formato de bolsas, vestidos ou sapatos que já foram ou continuam sendo ícones da moda. Por £64, eles podem ser seus! Durante a semana de moda, o chá fica ainda mais especial e mais caro também.
Chá da tarde fazendo turismo
Para quem quer unir turismo com chá da tarde, a sugestão é um Afternoon Tea Cruise, um cruzeiro de 1,5 h pelo Tâmisa onde é servido o chá com os acompanhamentos típicos, mais simples que os servidos nos hotéis, mas ainda assim como manda a tradição. O barco sai diariamente do Píer Tower às 15h30 para um passeio circular e o ticket incluindo o chá da tarde custa a partir £39.
Se você prefere um passeio de ônibus para fazer turismo, há duas opções:
O Brigit’s Afternoon Tea Bus oferece chá servido no passeio pela Brigit’ Bakery de Covent Garden e há opções de chá da tarde tradicional, vegetariano, vegano, sem glúten e Halal. Preço £55 libras por pessoa. Veja informações aqui.
The English Tea Bus é um ônibus tradicional double-decker vintage que foi adaptado para comportar 11 mesas. O tour tem duração de cerca de 1,5h e passa pelos principais pontos turísticos de Londres. Será que dá para equilibrar o chá enquanto o ônibus se move? Preço de £45 (andar inferior do ônibus) ou £55 (andar superior) por pessoa Veja informações aqui.
Leia também nosso artigo sobre comidas típicas da Inglaterra: 20 pratos para degustar
Chá da tarde nas lojas tradicionais da cidade
Já os que querem unir o chá com as compras, não há como errar indo ao The Harrods Tea Rooms no quarto andar da loja Harrods, que serve o chá tradicional e completo em um ambiente requintado com preço de £62.
A loja Fortnum & Mason em Piccadilly vende chá há mais de 300 anos e tem como reconhecimento de sua qualidade a chancela de ser fornecedora da rainha e de outros membros da família real.
No Diamond Jubilee Tea Salon, casa de chá da loja que foi reinaugurada pela própria Rainha Elizabeth no ano de seu jubileu de diamante, você pode experimentar um chá clássico da Fortnum’s juntamente com os sanduíches, scones e doces por preços a partir de £70.
O segundo andar da linda e icônica loja Liberty, pertinho de Oxford Circus, abriga o restaurante Arthur’s e é lá que você poderá degustar o seu Afternoon Tea. Embora a loja seja bastante exclusiva, os preços do restaurante surpreendem: chá completo para 2 por £44 ou £202,95 para um.
E não pense que não dá para misturar tradição com modernidade. Se anacronismo não for sua praia, vá ao Sketch, um restaurante/galeria com muito estilo e culinária contemporânea do chef Pierre Gagnaire. O menu dá água na boca e os preços a partir de £65 por pessoa.
Chá da tarde em pontos turísticos de Londres
Um dos nossos preferidos aqui do Londres para Principiantes é o chá da tarde servido no Palácio de Kensington. Tradicionalmente, a casa de chá do Palácio é a Orangerie, um pavilhão original lindo que funciona como restaurante.
A Orangerie, no entanto, está em reforma desde 2018, ainda sem previsão de reabrir. Enquanto a Orangerie se transforma, foi instalado ao lado do Sunken Garden (jardim onde o Principe Harry anunciou seu noivado com Meghan Markle), um pavilhão temporário, chamado Kensington Pavilion.
Lá o chá da tarde é servido diariamente entre 10h00 e 16h00 (até 18h00 entre março e outubro) e custa £34 por pessoa. Disponível também na versão sem glúten. Não é preciso ingresso para o Palácio para aproveitar o chá da tarde.
A Abadia de Westminster também oferece um chá da tarde no café Cellarium, que funciona no local onde os monges armazenavam comida desde o século XIV. O “cream tea”, uma versão compacta do chá da tarde, inclui chá, dois scones com creme e geleia por £7,50.
Chá da tarde com vista para a cidade
Localizado no 31o andar do edifício mais alto de Londres, o restaurante Aqua Shard proporciona vistas inigualáveis da cidade. Servido diariamente entre 13h00 e 17h00, o chá completo custa £52 libras. No momento o chá da tarde é inspirado na história de Peter Pan.
Outra opção também no edifício The Shard, é o chá da tarde com toque asiático servido no Ting do hotel Shangri-la, que funciona no 35o andar do prédio. O chá da tarde completo custa a partir de £62.
Com uma bela vista do Rio Tâmisa e da Catedral de São Paulo, o restaurante da Oxo Tower, na margem sul do Tâmisa é o lugar certo. O chá da tarde completo é servido em horários reduzidos, mas vale cada centavo. O valor é £35 por pessoa.
Chá da tarde com crianças
Além das opções do chá da tarde da Fortnum e dos ônibus mencionados anteriormente, que são bem bacanas para crianças, alguns locais são especialmente interessantes para os pequenos.
O hotel Sanderson tem um chá da tarde inspirado nas aventuras de Alice no País das Maravilhas e no Chapeleiro Maluco. Além da apresentação divertida, com bules ornados com coroas e menus em livros vintage, o Mad Hatters Afternoon Tea tem também um cardápio especial para as crianças. É servido diariamente ao preço de £48 (adultos) e £35 (crianças entre 4 e 11 anos).
Já o Tea Terrace, que funciona na loja de departamentos House of Fraser com dois endereços no centro de Londres, é um verdadeiro salão de chá inglês com um toque moderno. A decoração é fofíssima, digna de princesa, e conta inclusive com uma carruagem a la Cinderela que pode ser reservada por uma pequena taxa. Veja detalhes aqui. O valor do chá completo é £25,45 (por pessoa) ou £50,45 para dois .
Chá da tarde bom e barato em Londres
Além desses locais mais refinados, há diversos coffee shops e padarias pela cidade, em que você poderá fazer uma pausa durante a turistagem, sem necessidade de reservar ou de se vestir de forma mais adequada.
A Patisserie Valerie, por exemplo, é uma casa de chá com mais de 25 lojas no centro de Londres. Lá você pode tomar um chá da tarde completo para dois por £35 libras. Há lojas em Piccadilly, Marble Arch (perto da Oxford Street), Victoria, Soho, Covent Garden e muito mais. Veja os endereços no mapa no final deste artigo.
Outro preferido pelo ambiente e preço amigo é o Caffe Concerto, que tem diversos endereços na cidade. O chá completo custa £18,95 por pessoa, ou £36,95 para duas.
O restaurante The Wolseley é um restaurante tradicional da Av. Piccadilly que serve o Afternoon Tea por £33 por pessoa. Uma outra opção mais em conta do cardápio é o Cream Tea, que compreende um menu mais enxuto, em que o chá é acompanhado somente por scones com creme e geleia, por £14,75 por pessoa.
O lindo restaurante da fantástica Wallace Collection, Wallace Restaurant serve também o chá da tarde completo por £19,50 por pessoa.
Com tantas opções, não tem desculpa para não tomar um verdadeiro chá da tarde na sua visita a Londres!
Os preços e as informações foram conferidas na data da atualização deste artigo, mas você deve conferir nos websites para ver se houve variação.
O que é servido no chá da tarde
O cardápio do chá da tarde varia, mas em geral segue a seguinte fórmula:
1 – uma seleção de mini sanduíches (“finger sandwiches”) servidos em pão de forma sem a casca, que incluem, entre outras opçoes, sanduíche de pepino, sanduíche de salmão e cream cheese, sanduíche de maionese de ovo com agrião, sanduíche de presunto e mostarda, ou sanduíche de frango (coronation chicken)
2 – Pão inglês que parece um brioche (chamado “scone”) servido com geleia e creme. Leia aqui tudo sobre os scones.
3 – Alguns bolos e doces bem delicados.
O chá da tarde é servido na maioria dos restaurantes em um suporte triplo e os itens são dispostos na ordem em que devem ser degustados: no prato inferior são servidos os sanduíches, no prato do meio vem os scones e no prato superior estão os doces. Em alguns locais, os scones são servidos separadamente e chegam à mesa quentinhos.
A bebida tradicional é obviamente o chá, que pode ser escolhido dentre uma variedade de tipos. Os chás mais comuns são o Darjeeling e o Earl Grey.
Além do chá, há sempre a opção de se tomar uma taça de champanhe ou outro coquetel, que são cobrados à parte.
Mapa com os endereços dos melhores chás da tarde de Londres
**
Os valores foram atualizados na data da atualização deste artigo e estão sujeitos a alteração. Confira as informações para a data da sua visita.
Este post contém links de afiliados. Isso indica que podemos receber uma pequena comissão caso você adquira alguns dos produtos indicados. Você não pagará nada a mais por isso.
Leia também: Alimentação em Londres: quanto custa? – preços e sugestões de locais para café da manhã e almoço em Londres
Experimente também:
Curry: um prato indiano tipicamente inglês
Café da manhã tradicional inglês
20 comidas típicas da Inglaterra
Facilite seu planejamento da sua viagem com o guia Londres em 4 dias - roteiros e dicas. São 5 roteiros com mapas interativos e todas as informações. Tudo o que você precisa para planejar sua viagem a Londres! Brinde exclusivo: Planner de Viagem para Londres - informações, planilhas e checklists para um planejamento perfeito de viagem. Clique aqui para conhecer!
Adla Betsaida m Trixeira
Eu morei seis anos em Londres durante pos-graduacao. Continuo voltado e levando agora meus filhos a Londres. E, nestas visitas fazemos nossos tradicionais piqueniques no Regent Park embaixo das floridas cerejeiras. Deitamos na grama, comemos morangos frescos! Andamos para apreciar e sentir o delicioso de cada roseira tao bem cuidadas. Uma parada num dos lagos , outra nos cafes/cha. E, ali me lembro das peças de teatro durante os verões. Os preços acessíveis para estudantes como nós. Que saudades do jazz de graça em Sourh bank ou Barbican., saudades dos jardins, praças, museus gratuitos, mas, em especial, eu faço questão de levar meus filhos ao sonho do cha na Fortune and Mason (reserve previamente – vale cada cents dos 70 pounds). Eu viajo nesta loja. Mas, nao confunda o restaurante do 1O andar c a sala de cha! E, claro, se for vip tera acesso a sala de cha onde se encontrava atores, realeza etc. Que saudades do inigualável fish and chips c vinagre, da deliciosa torta quentinha sticky toffee pie servidas nos pubs perto do South Bank. E, sem duvidas do pecking duck pancakes num restaurant chines no Soho. Um lugar magico, confuso, vibrante one os garçons chineses o apressam para liberar as mesas. Rs . Andar de onibus na contra-mao (rs) de Russel Square ate Covent Garden. Eu amo esta cara cidade. Esta senhora elegante que convive c o moderno so pode ser Londres. Esta foi e é a minha segunda home! Medmo com as dificuldades da epoca de doutorado, sim, eu amo esta cidade. Me sinto rm casa. Me sinto viva, me sinto cidadã do mundo. Londres vicia, nos maltrata e nos cativa.
Eneida
Oi Adla, que relato gostoso de ler!