Na Trafalgar Square, além da fonte e da famosa coluna de Nelson com seus leões, existem outras três estátuas: duas, ao sul da praça, de dois generais ingleses, e a terceira, no lado norte, do Rei George IV montado a cavalo.
No outro canto norte da praça, à esquerda de quem olha para a National Gallery, há um quarto pedestal, também construído para apoiar uma estátua equestre, mas que ficou vazio por mais de 150 anos.
Para preencher essa lacuna, em 1999 foi lançado o projeto “The fourth plinth”, cuja ideia é escolher uma obra de arte ou instalação de um artista renomado, especialmente feita para o pedestal, para ali permanecer por um período limitado de tempo.
Leia aqui um guia completo do que ver na Trafalgar Square
No período de julho a outubro de 2009, a instalação de Antony Gormley (One & Other) fez um tremendo sucesso, pois o pedestal foi ocupado a cada hora, durante 100 dias, por um membro do público escolhido previamente entre candidatos inscritos em um website.
A pessoa podia levar o que quisesse para o pedestal e passar a sua hora de fama do jeito que bem entendesse. Obviamente, teve de um tudo…
Em 2010, a obra escolhida retoma o simbolismo histórico da Trafalgar Square e a homenagem à batalha de Trafalgar e ao Almirante Nelson.
A escultura, intitulada Nelson’s Ship in a Bottle, do anglo-nigeriano Yinka Shonibare, ficou em exibição no quarto pedestal durante o ano de 2010. Esta escultura fez tanto sucesso que foi transferida para o Museu Marítimo de Greenwich e hoje faz parte do acervo do museu.
Muita gente se lembra do galo azul, oficialmente chamado de ‘Hahn/Cock’, obra da artista Katharina Fritsch que pousou na praça em 2013/2014.
Com quase cinco metros de altura, o galo se destacava na praça por onde você olhava.
No ano seguinte foi a vez de ‘Gift Horse”, um esqueleto de cavalo em bronze do artista Hans Haacke.
Em uma referência direta à estátua equestre originalmente planejada para o plinto, o cavalo tinha amarrado na pata dianteira um painel eletrônico em forma de laço com informações em tempo real da bolsa de valores de Londres.
Afinal, estamos no século XXI!
Já em 2016, foi a vez da obra do artista britânico David Shrigley, chamada “Really Good”, uma mão dando um gigante “joinha”, ou “thumbs up” como dizem localmente.
A estátua de 7 metros de altura é feita em bronze e o dedão empinado parece ser um contraponto à coluna de Nelson no centro da praça.
A ambição do artista é que a estátua seja uma profecia que se concretizará: tudo o que consideramos ruim – seja o tempo, a economia, a sociedade – melhorará se adotarmos uma atitude positiva.
Em 2019, a obra escolhida se chama The Invisible Enemy Should Not Exist (O Inimigo Invisível Não Deveria Existir), de Michael Rakowitz. O artista tem procurado, desde 2006, recriar objetos do Iraque que foram perdidos para sempre, por terem sido roubados ou destruídos.
Na obra exposta no quarto pedestal, há um Lamassu (que a wikipedia nos informa ser “uma divindade tutelar da antiga Mesopotâmia”) que foi feito com material reciclado de 10.500 latas de calda de tâmara do Iraque. Ela ficará na Trafalgar Square até março de 2020.
Desde 2020, o quarto pedestal da Trafalgar Square sustenta a obra THE END da artista Heather Phillipson. A estátua de 9,4 metros de altura mistura prazer e inquietação. Um creme com uma cereja no topo onde estão posadas uma mosca e um drone gigante.
Facilite seu planejamento da sua viagem com o guia Londres em 4 dias - roteiros e dicas. São 5 roteiros com mapas interativos e todas as informações. Tudo o que você precisa para planejar sua viagem a Londres! Brinde exclusivo: Planner de Viagem para Londres - informações, planilhas e checklists para um planejamento perfeito de viagem. Clique aqui para conhecer!
Tania Janin
Adorei seu roteiro de um dia. Vou usá-lo na primeira quinzena de novembro. Mas, partindo de Paris, vou tentar pelo menos dois dias.Vc teria um hotelzinho bem localizado, limpo em que pudessemos, eu e meu marido ficar? Será que nesta época teremos promoções no Hoxton como a que vc está informando? Seria bom demais!
Parabéns pela objetividade.
Tania
Eneida
Oi Tania,
Acho difícil recomendar hotel por que são tantos e os gostos variam tanto… Mas dá uma olhada nestes, com tarifas de menos de