Há muito tempo que tinha este programa na minha listinha do que fazer: assistir à peça de Agatha Christie, The Mousetrap (A Ratoeira), em cartaz no West End há 65 anos.
Meu desejo foi despertado não somente pelo fato de que a peça já bateu todos os recordes de tempo contínuo em cartaz, mas também porque tenho um grande apreço pela autora. Tive uma fase na adolescência que li – em seguida – uns 15 livros de Agatha Christie e adorava suas tramas e personagens, como o detetive Hercule Poirot e a Miss Marple. Morte no Nilo, O Caso dos 10 negrinhos (chamado tambem de E não sobrou nenhum), Assassinato no Expresso Oriente, Cinco porquinhos, entre outros, foram devidamente devorados por mim, até saber o famoso “whodunit“, ou quem foi o assassino.
Muitos anos se passaram até que no dia 26 de dezembro de 2016 (o famoso Boxing Day), assistimos na BBC a uma adaptação da obra da autora The Witness of the Prosecution (Testemunha de Acusação), feita em dois episódios. O filme tem atores e direção primorosos, mas foi a trama que me lembrou o quanto gostava de Agatha Christie. Assim, logo que voltei a Londres comprei meu ingresso para assistir a The Mousetrap.
A peça está em cartaz no pequeno mas lindo St Martin’s Theatre desde 1974. O teatro fica no chamado West End de Londres, região que abriga mais de 40 casas de espetáculo, diversas delas com musicais de sucesso em cartaz. Já afirmei aqui várias vezes que eu adoro ir ao teatro no West End e recomendo todo mundo a ir pelo menos uma vez.
The Mousetrap se passa em um pequeno hotel no interior da Inglaterra nos anos após a II Guerra Mundial. Com apenas 8 personagens, as suspeitas do crime recaem sobre um e outro à medida que a peça avança, até que, no final, tudo o que você achava que sabia se prova errado. É o chamado “twist ending”, aquela surpresa que o autor deixa para o final. Os atores, no final, pedem a todos que guardem o segredo para que a peça continue surpreendendo os espectadores. Promessa cumprida, não vou colocar aqui nenhum spoiler.
Confesso que eu queria muito ter amado o espetáculo, mas fiquei um pouco decepcionada. Os atores são bons, mas não são excepcionais, e não vi a genialidade de Agatha Christie no final surpresa. Mas, de qualquer jeito, fiquei feliz de ter ido conhecer o St Martin’s Theatre e assistir à peça tão famosa, que estava na minha listinha há tanto tempo.
St Martin’s Theatre – West Street, London, WC2H 9NZ
As apresentações acontecem de segunda a sábado às 19h30 e matinês às terças às 15h00 e aos sábados às 16h00.
Ingressos a venda no site London Theatre Direct (link de afiliado)
Saiba mais, assistindo ao vídeo abaixo.
É proibido fotografar o espetáculo.
Leia também:
Os melhores musicais em cartaz no West End
Fantasma da Ópera celebra 30 anos
Livia
Olá! Você sabe me dizer se é tranquilo comprar o ingresso para a peça no dia mesmo, direto na bilheteria? Ou é necessário comprar com antecedência?
Obrigada!
Eneida
Oi Livia,
No dia em que assisti a peça estava bem cheia, mas não sei se é sempre assim. Eu comprei com uns dias de antecedência.