A Torre de Londres (Tower of London) é o verdadeiro “castelo” de Londres. Construída por William, o Conquistador a partir de 1070, atualmente tem o status de Patrimônio Mundial da Humanidade. Além de fortaleza para proteger a cidade, a Torre de Londres também já foi usada como um palácio real, além de uma famosa prisão, onde foram encarcerados alguns personagens célebres e outros não tanto.
Há muito o que ver neste lugar incrível e você poderá passar algumas horas para conhecer as diversas facetas desta fortaleza.
O que ver na Torre de Londres
As joias da coroa
Desde o século XII, a Torre de Londres guarda e protege os bens mais importantes do monarca britânico. No entanto, até 1649 os artefatos usados na Coroação, que incluem a coroa, a órbita e o cetro – chamados de Coronation Regalia – eram mantidos na Abadia de Westminster.
Em 1649, seguindo a abolição da monarquia britânica e a execução do Rei Charles I, todos os símbolos do poder do monarca foram completamente destruídos por ordem do Parlamento Britânico. Mas, com o restabelecimento da monarquia em 1661, uma nova Regalia foi feita especialmente para a coroação do novo rei, Charles II.
Esses objetos, juntamente com outros que foram sendo adicionados ao patrimônio do monarca, estão em exposição na Torre de Londres há mais de 3 séculos. Em 2012, por ocasião do Jubileu de Diamante da Rainha Elizabeth, a mostra das joias da coroa foi totalmente renovada, e hoje está mais impressionante do que nunca.
A mostra tem a cerimônia da coroação como tema central. À medida em que vamos caminhando para a entrada no “cofre” propriamente dito, assistimos a uma série de projeções e vídeos que nos mostram a importância cultural e religiosa destes símbolos da monarquia britânica na história da nação.
Os destaques da exposição são, obviamente, as jóias e coroas que contêm os diamantes mais lendários do planeta. Um deles, chamado Cullinam, é uma pedra não lapidada de 3106 carats que foi oferecida como presente de aniversário ao Rei Edward VII. Dessa pedra, foram lapidados dois enormes brilhantes, um que adorna o cetro com a cruz e um a Coroa do Estado Imperial (foto abaixo).
Além das jóias e coroas, há uma série de objetos de ouro e prata, como bandejas, travessas e espadas, e também o manto da coroação, que pesa mais de 13 kg, devido à quantidade de fios de ouro e adornos.
Royal Collection Trust / (C) Her Majesty Queen Elizabeth II 2013Para quem duvida que os exemplares em exposição são os verdadeiros, os organizadores garantem que são!
Se você só tiver uma horinha para visitar a Torre de Londres, não deixe de ver esta exposição, que sem dúvida é a mais memorável do local. E não desanime se tiver uma fila (quase sempre tem!), ela anda rapidinho.
Infelizmente, é proibido fotografar a mostra.
O que mais fazer na Torre de Londres
- Visitar a White Tower, estrutura que ocupa o centro da Torre de Londres e que hoje abriga a coleção das Armas Reais e também a capela de São João Evangelista
- Fazer um tour guiado por um Yeoman Warder, ou “Beefeaters” (comedores de carne), como são conhecidos os guardas da Torre (aproximadamente 1 hora – em inglês)
- Conhecer a fascinante história dos animais que, por mais de 600 anos, habitaram a Tower of London – leões, elefantes, ursos polares, cangurus e diversas outras espécies – na exposição Royal Beasts
- Admirar a decoração do interior do Palácio Medieval, onde Reis e Rainhas da idade média se hospedavam
- Ver os 7 corvos que habitam as instalações da Torre de Londres. Diz a lenda que no dia em que 6 corvos deixarem a Torre, tanto a monarquia quanto a Torre tombarão.
Para que isso não aconteça, são mantidos 7 espécimes, um de reserva!
Informações para visita a Torre de Londres
Tower Hill, London, EC3N 4AB
Horário de funcionamento:
de 1 de novembro a 28 de fevereiro: terça a sábado de 9:00 às 16:30; domingo e segunda de 10:00 às 16:30 (última entrada às 16:00)
01 de março de a 31 de outubro : terça a sábado de 9:00 às 17:30; domingo e segunda de 10:00 às 17:30 (última entrada às 16:00)
Os prédios internos fecham 30 minutos antes da última entrada.
A Torre permanece fechada nos dias 24, 25 e 26 de dezembro e no dia 01 de janeiro.
Ingressos
Adultos: £24,70 ou US$37 (online com desconto)
O ingresso de admissão à Torre é válido para todas as mostras internas.
O ingresso pode ser adquirido online na loja VisitBritain juntamente com outros produtos para sua viagem.
Ingressos com desconto para a Torre de Londres
Esta é uma das atrações conveniadas do London Pass, passe que dá direito a ingresso nas principais atrações de Londres. Veja aqui as vantagens de ter um London Pass.
A Torre de Londres participa da promoção 2for1, com exceção de algumas épocas do ano. Leia aqui sobre a promoção
Estação de metrô mais próxima
Tower Hill (linhas District e Circle)
E depois da visita à Torre, dê uma passadinha na St. Katherine’s Dock e conheça também a região da London Bridge, na margem sul do Rio Tâmisa.
Este post contém links da afiliados, o que indica que recebemos uma pequena comissão sobre vendas efetuadas através deles. Você não paga nada a mais por isso e contribui com o site.
Thales
Ola,
A compra dos ingressos para a Torre de Londres pela internet com a impressão do voucher economiza alguma fila?
Grato!!!
Eneida
Oi Thales,
Dependendo da época, há fila para comprar o ingresso no local. Se você já tiver o voucher, economiza esta fila.
Adriano Anjos
Olá,
Estarei em Londres de 29/12/14 a 04/01/15 – neste período os passeios tradicionais costumam ter grandes filas?
poderia me encaminhar algumas dicas de passeios?
Desde já Obrigado
Eneida
Olá Adriano,
É um período de férias e portanto muitos locais ficam cheios.
Nossas dicas de passeios guiados estão aqui: http://www.londresparaprincipiantes.com/nossos-passeios-guiados/
Ou sugerimos nosso guia Londres em 4 dias – roteiros e dicas: http://www.londresparaprincipiantes.com/vendas-guia-londres/ (caso não queira garimpar as dicas em todo o site).
Naiara
Olá!
Quanto tempo aproximadamente demora a visita pela Torre? Obrigada !
Eneida
Oi Naiara,
Acho que cerca de 2 horas para ver com calma.
Luane
Em qualquer area dentro da Torre não pode tirar foto ??? Tao ruim pagar por algo em q vc só terá na memória pra recordar
Eneida
Olá Luane
A única área da Torre que eu saiba que é proibido tirar foto é na sala das joias.
Gilberto Henrique Tenca
Eu estive na torre de Londres, alem das joias da rainha o que mais me impressionou foi o portão dos traidores, ao imaginar quantas pessoas inocentes e culpadas, reis, rainhas e principes entraram por ali para nunca mais sair.
Eneida
É realmente impressionante!