Receita tradicional de Trifle – um delicioso pavê inglês de morango
Fazer uma trifle pode ser fácil – se você comprar os ingredientes já prontos – ou um processo mais elaborado, caso decida fazer tudo “from scratch” (do zero). Fica a seu critério, mas aqui vamos ensinar o passo a passo de cada etapa, com a garantia de que o resultado feito dessa forma é fenomenal!
Quais os ingredientes da Trifle de morango?
São 5 ingredientes a se considerar: o bolo, a bebida alcoólica, o creme inglês, a compota de fruta e o creme chantili. Com tudo em mãos, você arruma as camadas em uma vasilha de vidro transparente e – voilà – tem uma deliciosa sobremesa inglesa!
Nossa sugestão é que esta sobremesa seja feita de véspera e fique na geladeira até a hora de servir.
Veja abaixo os detalhes de cada etapa, ou pule diretamente para a receita de Trifle de morango.
Bolo usado para a Trifle
A base da sobremesa são pedaços de bolo embebidos em uma bebida alcoólica. O bolo deve ter um sabor neutro, aquele bolo sabor bolo, ou bolo branco. Assim, quando embebido com o licor, os pedaços absorvem o gostinho.
Eu gosto de preparar um bolo tipo pão de ló, que é mais seco, não se desfaz facilmente e é bem rápido de fazer. Mas, se você tiver sobras de bolo, quiser comprar um bolo pronto na padaria, ou fazer o bolo de sua preferência, vá em frente e me conte o resultado depois.
Veja aqui uma receita de bolo tradicional inglês: bolo Vitória
Você vai precisar de cerca de 200 g de bolo, dependendo do tamanho da sua tigela. A receita de pão de ló a seguir rende cerca de 400 g, então você vai ter sobra de bolo para tomar com café.
Outra opção é usar biscoito champanhe, como usado em pavês no Brasil.
Bebida alcoólica
Na Inglaterra, terra original da receita, é comum se tomar “sherry”, que é um vinho de sobremesa doce, feito com uvas brancas. Originalmente da Espanha, o “jerez” chegou em terras britânicas há muitos séculos.
Mas não é só com sherry que se pode embeber os pedaços de bolo para a trifle. Vinho do Porto, vinho Madeira, Brandy, licor de Cassis, Cointreau, Drambui, ou outro licor de sua preferência também podem ser usados.
Se não quiser usar bebida alcoólica, use suco de fruta para molhar os pedaços de bolo e acrescentar uma interessância.
Creme inglês
Custard é o nome do creme que é conhecido fora da Inglaterra como crème anglaise, ou creme inglês para nós brasileiros. É um creme feito com leite e/ou creme de leite, gemas de ovos, açúcar e baunilha.
Na Inglaterra, o custard é vendido em supermercados já pronto na caixinha ou em mistura pré preparado para ser finalizado em casa. Mas como todo produto industrializado, o custard pré-preparado não chega nem aos pés do feito em casa!
O creme inglês deve ter uma textura aveludada e homogênea, sem qualquer gomo ou pedacinho de ovo cozido ou talhado. Se isso acontecer, não se desespere. Basta passar o creme inglês por uma peneira e bater com um batedor de arame. Se a situação estiver realmente ruim (muito talhado), leve ao liquidificador. Você terá um creme menos espesso, mas que pode ser usado normalmente.
Só não vale substituir por leite condensado!
Conheça os 20 pratos típicos da culinária britânica
Compota de fruta
A trifle é tradicionalmente feita com morango, framboesa, amora, ou outro berry (ou uma mistura de vários), mas é uma receita muito flexível que pode ser adaptada de diversas formas.
A Delia Smith, tradicional apresentadora de programas de culinária na Inglaterra, tem uma receita que leva framboesa e banana. Outras receitas usam laranja, pêssego, ou qualquer outra fruta.
Como é uma sobremesa bem tradicional no Natal, época em que não há frutas frescas na Inglaterra, é comum o uso de frutas congeladas para fazer a compota.
Na nossa receita, fazemos uma compota fácil de morangos frescos. Não é usado muito açúcar na receita porque os outros elementos da trifle já são doces também. Mas você pode adaptar para o seu gosto.
Creme chantili
Como já falado na receita de Banoffe Pie, fazer creme chantili é bem mais fácil do que você pode imaginar. Basta bater o creme de leite fresco (aquele que vem em uma garrafinha e fica na geladeira do supermercado) com um pouco de açúcar.
O segredo para que sempre dê certo é deixar o creme de leite e a tigela da batedeira no freezer por 5 minutos antes de bater.
Outra possibilidade é comprar o chantili pronto.
Como servir a Trifle de Morango
A trifle pode ser servida em uma vasilha grande única, ou em porções individuais. De qualquer modo, é interessante que o recipiente seja transparente para que se possa ver as diversas camadas de sabor.
Uma “trifle bowl” é uma tigela redonda de vidro com pé, que normalmente é usada para esta sobremesa na Inglaterra. A base da tigela é larga de forma que as camadas ficam mais ou menos da mesma espessura.
Para servir em porções individuais, faça as camadas em taças de sobremesas, potinhos retrô, ou até mesmo em copos mais gordinhos.
Nas fotos desta receita, eu usei uma tigela de 23 cm de diâmetro por 10 cm de altura. Eu ganhei esta tigela como um centro de mesa, mas acho que fica bem boa para servir a trifle.
Além disso, eu fiz uma porção individual em um copo porque queria fotografar.
Aprenda a fazer um tradicional chá inglês
Receita de Trifle de Morango
Veja a receita com o passo a passo para fazer este delicioso pavê inglês de morango.
Trifle de morango
Equipamento
- Tigela de vidro para montar a trifle (a da foto tem 23 cm x 10 cm)
Ingredientes
Para o bolo pão de ló
- 5 ovos
- ⅔ xícara açúcar (150 g)
- 1 ¼ xícara farinha de trigo (150 g)
- 1 colher de chá extrato de baunilha (opcional)
- manteiga para untar a forma
Para a compota de morango
- 500 g morangos
- 1 e ½ colher de sopa açúcar
- 3 colheres de sopa suco de laranja (suco de 1 laranja)
Para o creme inglês
- 2 xícaras creme de leite fresco
- 4 gemas
- ½ xícara açúcar
- ½ fava de baunilha ou 1 colher de chá de extrato de baunilha
Para o chantili
- 2 xícaras creme de leite fresco
- 2 colheres de sopa açúcar
Para montar a trifle
- 8-10 morangos lavados
- 3 colheres de sopa Sherry ou outro licor
Modo de preparo
Para o pão de ló
- Pré aqueça o forno a 180 graus. Unte uma forma de bolo de 24 cm de diâmetro. Junte os ovos e o açúcar e leve à batedeira.
- Bata em velocidade alta por cerca de 10 minutos, até que triplique de volume. Acrescente a baunilha.
- Peneire a farinha de trigo e acrescente aos poucos à mistura de ovos. Incorpore delicadamente mexendo em movimentos circulares de baixo para cima.
- Despeje a massa do bolo na forma untada e leve ao forno por cerca de 25 a 30 minutos. Para saber se o bolo está assado, faça o teste do palito. Insira um palito (ou a ponta da faca) no bolo. Se o palito sair limpo, indica que o bolo está pronto. Se a massa grudar no palito, asse por mais alguns minutos.
- Quando estiver assado, desligue o forno e deixe o bolo dentro do forno por cerca de 5 minutos. Assim, ele não murcha ao ter um choque térmico com a temperatura ambiente. Retire do forno, deixe acabar de esfriar, desenforme e reserve.
- Enquanto o pão de ló assa, faça a compota de morango e o creme inglês.
Para a compota de morango
- Lave os morangos e separe 8 ou 10 maiores ou mais bonitos para decorar a trifle. Do restante, retire os talos e corte cada unidade em quatro.
- Em uma panela média, misture os morangos, o açúcar e o suco de laranja. Leve ao fogo médio até ferver. Quando ferver, reduza o fogo para baixo.
- Cozinhe em fogo bem baixo por cerca de 5 minutos mexendo com frequência. A compota estará pronta quando os morangos estiverem macios mas ainda mantendo a forma e a calda estiver espessa.
- Retire do fogo, deixe esfriar e reserve na geladeira.
Para o creme inglês
- Em uma panela, misture o creme de leite, metade do açúcar e a baunilha e leve ao fogo médio até que esteja a ponto de ferver (borbulhando). Logo antes de ferver, desligue o fogo e deixe esfriar um pouco.
- Enquanto o leite esfria, junte as gemas e a outra metade do açúcar em uma tigela e bata até formar um creme bem homogêneo.
- Agora é preciso juntar o creme de leite quente ao creme de gemas. Para que os ovos não cozinhem ou talhem ao entrar em contato com o creme de leite quente, acrescente uma concha do creme de leite aos ovos de cada vez, mexendo após cada adição.
- Quando o líquido estiver totalmente incorporado ao creme de gemas, volte a mistura para a panela, mexa bem com uma colher de pau ou silicone e cozinhe em fogo muito baixo por cerca de 5 minutos, até o creme engrossar. O ponto certo é quando você passa o dedo na parte traseira da colher deixando um rastro.
- Retire a panela do fogo. Se tiver algum pedacinho de ovo talhado ou coagulado, passe o creme inglês por uma peneira.
- Transfira para uma tigela, cubra com filme plástico e leva à geladeira por no mínimo 2 horas antes de montar a trifle.
Para o creme chantili
- Na batedeira, bata o creme de leite bem gelado em velocidade alta. Junte o açúcar e bata por cerca de 2 a 5 minutos até que esteja com a consistência desejada.
Para montar a trifle
- Parta o bolo em cubos de cerca de 3 cm. Coloque os pedaços de bolo no fundo da tigela em que irá servir a trifle e regue com o sherry.
- Cubra a camada de bolo com metade da compota de morango.
- Despeje o creme inglês sobre a compota de morango.
- Faça mais uma camada com o restante da compota de morango.
- Por fim, acrescente o chantili e decore com os morangos reservados.
- Leve à geladeira e deixe gelar por no mínimo 6 horas. O ideal é fazer no dia anterior ao que for servir e deixar na geladeira durante a noite.
Dicas
- 1 xícara = 240 ml
- 1 colher de sopa = 15 ml
- 1 colher de chá = 5 ml
Clique aqui para baixar a lista de compras
Participamos do Programa de Associados da Amazon, um serviço de intermediação entre a Amazon e os clientes, que remunera a inclusão de links para o site da Amazon e os sites afiliados.
Sobre o nome Trifle
Trifle é uma sobremesa muito antiga e típica da Inglaterra, dizem que a primeira menção do nome em um livro de receitas é de 1585! A trifle mais parecida com o que conhecemos hoje é mais recente, do século XVIII.
Leia aqui sobre 20 pratos tradicionais da culinária inglesa
A palavra “trifle” designa em inglês uma coisa sem grande valor ou importância. Por exemplo, I brought some trifles from China (trouxe algumas bugigangas da China). “A trifle” pode também ser usada como substituto de “a bit” (um pouco) I am a trifle worried (estou um pouco preocupada).
Ouça a pronúncia da palavra trifle:
Deixe um comentário