A assessoria de marketing do London Pass me enviou um passe válido por um dia e eu resolvi conferir o que eu conseguiria fazer com ele, principalmente se seria possível levar vantagem: “gastar” mais em ingressos do que o valor do passe de um dia.
CLIQUE AQUI PARA LER A ATUALIZAÇÃO DESTE ARTIGO COM INFORMAÇÕES VÁLIDAS PARA 2022
Em 2016, o valor do London Pass de 1 dia para adultos é £59,00. Será que dá para em um dia conseguir visitar tantas atrações de forma que o valor dos ingressos somados ultrapasse 59 libras? Foi o que eu queria saber.
Escolhi um sábado de sol em agosto, em que a cidade estava super lotada, mas isso não me desanimou.
Para aproveitar bem o passe, é preciso começar cedo já que ele vale por um dia de calendário e não por 24 horas. Planejamento também é essencial, eu tracei minha rota antes de sair de casa, conferindo os horários de funcionamento e outros detalhes no guia trilíngue que é enviado junto com o passe.
Resolvi começar pela Banqueting House que, como nos informa o guia é “o único prédio completo sobrevivente do Whitehall Palace, a principal residência do rei de 1530 a 1698”. A Banqueting House é famosa pelo hall cujo teto foi pintado, ainda no século XVII, pelo célebre artista flamengo, Rubens. Ao entrar, você recebe um audioguia muito explicativo, mas eu ouvi somente a introdução, apreciei as pinturas e segui em frente.
Preço do ingresso: £6,60 (£6,10 se comprado online)
Desci a avenida Whitehall até chegar à região do Parlamento e da Abadia de Westminster, minha próxima parada. Segundo a descrição do guia, a Abadia é um “espetáculo público vivo e imperdível da história britânica” já que é o local da coroação do monarca britânico desde 1066 e local de sepultamento de diversas figuras históricas. Com o London Pass, temos direito ao “fast track”, uma fila especial que anda mais rápido que a fila normal. Como estava tudo muito lotado na cidade, fiquei uns 20 minutos nesta fila.
O audioguia (disponível em português europeu) é uma excelente apresentação da Abadia e traz explicações sobre os principais pontos do interior da igreja. Ao final, podemos passear pelos jardins e pelo claustro (foto acima), mas eu não me detive muito aí. Dei só uma voltinha, retornei para ver o trono da coroação e estava pronta para a próxima atração.
Preço do ingresso: £20,00 – Gasto total: £26,10
Neste ponto, eu poderia ter escolhido visitar outro local nos arredores de Westminster (como o excelente Churchill War Rooms, preço do ingresso £17,50), mas estava mais interessada em outras atrações que não tinha tido a oportunidade de conhecer anteriormente. Essas atrações se encontram próximas à Torre de Londres (que também é conveniada do London Pass, ingresso a £23,10 se comprado online), um pouco distante de onde estava. Como estava muito calor, o metrô estava apinhado de gente e eu adoro passear de barco pelo Tâmisa, resolvi ir de barco.
O píer de Westminster fica logo ao lado da ponte de mesmo nome e o guichê da City Cruises é o mais popular, já que só esta empresa é conveniada do London Pass. Os barcos são confortáveis e rapidinho chega-se ao Tower Pier. A passagem é do tipo “hop-on hop-off” que você pode usar durante o dia todo, mas eu só fiz este trecho de barco. Outra opção de tranporte que o London Pass oferece é o ônibus turístico nesse mesmo esquema de usar um dia inteiro descendo e subindo onde quiser (preço £22 para quem não tem London Pass).
Preço da passagem: £18,00 – Gasto total: £44,10
Saindo do píer, não fui à Torre de Londres, mas sim à Tower Bridge Exhibition. Nesta exposição, subimos às passarelas superiores da ponte, onde se tem belas vistas da cidade, e conhecemos a história da construção da ponte, que data de 1894. Voltando ao nível da rua, visitamos a antiga casa de máquinas da era vitoriana e aprendemos como funciona o sistema de báscula para abertura da Tower Bridge.
Preço do ingresso: £9,00 – Gasto total: £53,10
Da ponte, rumei para a margem sul do rio, passando em frente ao prédio da prefeitura e seguindo em direção ao oeste. Fiz um lanche rápido na Hay’s Galleria, já quase em frente da próxima atração. Meu destino era o navio da Marinha Britânica ancorado permanentemente no Tâmisa, o HMS Belfast, que é parte do Museu Imperial da Guerra. Nele, podemos conhecer como era a vida dos 950 tripulantes que ali viviam durante a guerra, visitando os diversos conveses do navio. Mais uma vez contei com a ajuda de um audioguia muito explicativo, que me ensinou vários fatos que eu desconhecia.
Preço do ingresso: £14,50 – Gasto total: £67,60
Neste ponto, já eram mais de 17h00 horas, mas já estava satisfeita, pois tinha superado em preços de ingressos as £ 56 libras do preço do London Pass. Além disso, tinha passado um dia muito agradável, visitando várias atrações interessantes e não estava tão cansada quanto imaginei que estaria. A maioria das atrações já estava fechando, mas eu ainda poderia pegar um cineminha por conta do London Pass, ou ir à loja de souvenirs Crest of London gastar o crédito de £5,00 que o passe dá direito, ou aproveitar outros descontos em lojas e passeios. Mas como tinha um compromisso à noite, não fiz nada disso.
Este passeio foi feito em agosto de 2014, mas os preços foram atualizados para 2016.
Sobre o London Pass
O London Pass é um cartão eletrônico (como um cartão de crédito pré-pago) que permite que você tenha acesso a mais de 60 atrações turísticas de Londres. É só apresentar o cartão na bilheteria de qualquer atração incluída no London Pass, que você tem acesso sem pagar mais por isso. Veja aqui a lista de atrações incluídas.
O Londres para Principiantes faz parte do programa de afiliados do London Pass, por isso oferecemos códigos de descontos para compra online, através deste link (link de afiliado).
As ofertas se aplicam ao London Pass somente e não ao cartão de transporte Visitor Oyster Card.
O Londres para Principiantes recebe comissão sobre a venda através destes links, mas você não paga mais por isso.
Jocileide Gomes
Apliquei o código para o bilhete de 01 dia e fui informada de que o mesmo só é aplicado para alguns produtos. Ou seja, não foi debitado o desconto.
Eneida
Olá Jocileide,
Favor entrar em contato por email [email protected] que efetuaremos o reembolso do valor para você.
Amélia
Tenho uma dúvida, ao comprar o london pass para 6 dias, posso utilizar o hop on hop of durante os 6 dias?
Eneida
Oi Amélia,
Entendo que só é válido para um bilhete de 1 dia no ônibus.
Cláudio
Comprei meu London Pass em Dezembro de 2014 e só fui recebê-lo em casa na semana passada (23/04/15). Chegou tudo certinho, conforme descrito no site, porém eu recomendo àqueles que pretendem comprar o LP para utilizar em Julho ou Agosto, que optem pela retirada em Londres, pois o risco de não chegar a tempo em sua casa é muito grande.
Eneida
Oi Claudio,
É isso mesmo, já falamos isso aqui, pois o correio brasileiro pode demorar meses para entregar encomendas do exterior.
DENIS GUSTAVO PEREIRA
Bom dia. Eu usei em janeiro o London Pass de uma semana e foi ótimo!!! Conheci MUITAS atrações e compensou demais. Mas planejamento é indispensável para que realmente você tenha vantagem. Conheci o Pass aqui pelo blog e agradeço muito pelas dicas. Fiz a compra no Brasil para retirar em Londres porque achei mais cômodo e menos preocupante (vai que não chega rs). Uma opção que muitas pessoas não falam sobre ele é o desconto em casas de cambio que me renderam algumas libras a mais =D.
Maysa
Bom Dia, vou para Londres em dezembro e o seu site tem sido imensamente útil, obrigada.
Estou com uma situação complicada, gostaria de saber se vc tem alguma dica pra isso. Eu vou com os meus primos pra lá, porem um deles ficou desempregado recentemente, e eu sei que o comprovante de trabalho é algo bem importante que eles pedem na hora da entrevista, tem alguma coisa que substitua isso? Ele vai pra faculdade tbm, mas como aqui é final de ano letivo, não terá aberto as rematriculas, então tbm não terá esse comprovante.
Eneida
Oi Maysa,
Ele pode pedir um atestado da faculdade que é aluno regular, em férias.