Localizada no ponto em que o rio Exe se encontra com o mar, Exmouth é onde se inicia a Costa Jurássica da Inglaterra, local considerado um patrimônio natural da humanidade pela UNESCO.
Em um trecho de cerca de 150 km de costa que se estende até Dorset, 185 milhões de anos de história geológica da Terra se apresentam em formas de falésias, praias, enseadas e outras formações geológicas.
© Jurassic Coast Trust 2011
Antes de iniciarmos nosso passeio pela Costa Jurássica, no entanto, tive um dia para explorar Exmouth, uma cidadezinha pitoresca que fica a menos de 20 km de Exeter, onde passei uns dias.
A viagem de trem entre as duas cidades leva cerca de 30 minutos e da estação até a praia e a marina não são mais de 15 minutos de caminhada bem suave.
A praia de Exmouth é uma praia de areia e no verão atrai muitos turistas de outros pontos da Inglaterra. Como já era início de outono quando estive por lá, só se viam poucas pessoas caminhando ou aproveitando para passear com o cachorro.
O que fazer em Exmouth – passeio de barco
O programa em Exmouth inclui obrigatoriamente um passeio de barco, a melhor forma de apreciar a costa e o lindo estuário do Rio Exe.
Foi o que fizemos, optando pelo River Exe Cruise, um passeio de pouco mais de 1 hora por águas bem tranquilas.
Com comentários ao vivo, aprendemos um pouco sobre a história do local e também sobre os pássaros e animais que habitam a área.
A empresa Stuart Line Cruises opera no local há mais de 50 anos e oferece outras opções de passeios, incluindo cruzeiros com champanhe, chá da tarde, festas temáticas, e até um cruzeiro pela área mais a oeste da Costa Jurássica, com duração de cerca de 3 horas. Os cruzeiros acontecem durante todo o ano, inclusive no inverno.
Os barcos têm área aberta especialmente no deck superior, mas também contam com área coberta e uma parte fechada com aquecimento no deck inferior. Há um bar servindo bebidas quentes e frias, além de banheiros. Veja aqui como chegar no local de embarque.
Almoço em Exmouth
O River Exe Café é um restaurante construído em uma barcaça que flutua no estuário do Rio Exe. Para chegar até lá, é preciso pegar um barco-táxi a partir da marina, caso você não tenha seu próprio barco, obviamente!
O restaurante, que funciona de abril a setembro, se denomina um “gastro-shed” e acho que esta é a descrição mais adequada para o local: um ambiente rústico com comida simplesmente divina!
O River Exe Café serve culinária britânica contemporânea com matéria prima vinda dos pescadores e produtores locais de Devon.
O cuidado é tamanho que no website é possível conhecer todos os fornecedores, do peixe ao café, passando pelo sorvete.
Nós comemos uma extravagância de frutos do mar, além de mexilhões que são especialidade da casa. No menu há pratos diversos, incluindo opções vegetarianas, para crianças e para quem não gosta de peixe.
Lympstone Manor – hotel boutique e restaurante estrelado
“Manor” é a palavra usada para denominar a casa de campo ou casa de origem de uma família nobre inglesa.
Com o declínio da aristocracia, muitas dessas casas foram vendidas, se transformaram em hotéis ou locais para eventos, ou foram simplesmente se deteriorando por falta de manutenção adequada.
Esse era o caso de Lympstone Manor, um palacete em meio a mais de 11 hectares de jardins, que funcionava nas últimas décadas como um salão para casamentos em Exmouth.
O local estava decadente, precisando de uma reforma e bastante carinho para voltar a toda sua glória.
Foi um famoso chef, Michael Caines, nascido e criado em Exeter, que encarou o desafio e transformou o palacete dilapidado em um luxuoso hotel boutique e restaurante.
Com apenas 6 meses de funcionamento o restaurante do Lympstone Manor recebeu 1 estrela do guia Michelin, o que não foi grande surpresa considerando que Michael Caines é um chef respeitado há mais de 20 anos.
Detentor de 2 estrelas Michelin por 18 anos no restaurante/hotel em que trabalhou anteriormente (Gidleigh Park, também em Devon) o chef tem também o título de “MBE” (Member of the British Empire) em reconhecimento a seus serviços para o setor.
Com vista privilegiada para o estuário do Rio Exe, o hotel tem jardins lindíssimos e um vinhedo que é atualmente o xodó de Michael.
Ele pretende produzir vinho espumante a partir das uvas Pinot Noir, Chardonnay e Meunier que começarão a ser colhidas nos próximos anos.
Enquanto seu próprio espumante não é servido na casa, não faltam boas opções de vinho em Lympstone Manor, que conta com uma adega de mais de 600 garrafas.
O restaurante é aberto ao público e serve almoço, chá da tarde e jantar. Os menus de degustação servidos à noite têm preços a partir de £135 libras por pessoa, um serviço de três pratos de almoço sai por £39 (durante a semana) e o chá da tarde, £45. Veja as opções aqui.
O hotel tem apenas 21 quartos, cada um com decoração exclusiva e nomes de pássaros que habitam o estuário. É tudo muito tranquilo, com cores pastéis e um luxo que não é escancarado, mas se vê nos pequenos detalhes da decoração.
Nós fomos recebidos pelo chef/patron que nos contou sobre sua paixão por vinhos e como Lympstone Manor é a realização de seus sonhos. Abaixo, momento tiete.
Courtlands Ln, Exmouth EX8 3NZ, Reino Unido
Agradeço ao VisitBritain e ao VisitExeter pelo convite para conhecer esta linda região. Estive em Exmouth em setembro de 2018.
Alguns dos links acima são links de afiliado, o que indica que o site pode receber uma pequena comissão caso você faça alguma compra usando os links. Você não paga nada a mais por isso.
Deixe um comentário