Está programando passar um dia em Oxford? Quer seja um bate-volta a partir de Londres, ou uma parada para seguir para o norte da Inglaterra, veja aqui o que fazer na cidade da universidade mais antiga do país.
Um passeio bate-volta a Oxford a partir de Londres é um programa delicioso e super tranquilo de fazer.
A cidade que abriga a universidade mais antiga do mundo anglófono fica a pouco menos de 100 km (60 milhas) a noroeste da capital inglesa.
Para fazer a viagem usando o transporte público, você pode escolher entre ir de trem ou ônibus. Eu escolhi o ônibus e não me arrependi.
A viagem é feita em ônibus confortável, com carregadores para celular e wifi para você já ir programando o passeio. Como fui em um domingo, assim sem trânsito, não gastamos mais de uma hora e meia para cobrir o trajeto.
Em Oxford, resolvi descer do ônibus antes da estação rodoviária (ponto final), no ponto da St. Aldate’s que fica no centro da cidade, bem em frente ao Christ Church College.
Oxford é conhecida como cidade das “spires“, que são as pontas afiladas das torres de igrejas e outros prédios e que trazem um ar romântico para o local.
Mas, para mim, o que me chamou mais a atenção foram as bicicletas. Parece que cada um dos quase 160 mil habitantes da cidade, entre eles 32.000 estudantes, tem uma (ou duas) bicicletas!
O que fazer em Oxford
Como sou fã de um mercado para conhecer bons exemplares da gastronomia e artesanato local, resolvi começar meu passeio pelo Covered Market, um mercado coberto que reúne cerca de 40 lojas independentes em um simpático prédio construído no final do século XVIII.
Para minha decepção, o mercado coberto estava aberto, mas a grande maioria das lojas não funcionava aos domingos. Assim, segui em frente.
Para poder conhecer ao menos os pontos mais importantes da cidade em um único dia, resolvi me juntar a um passeio guiado a pé.
Eu optei por um “walking tour” oferecido pelo centro de informações turísticas da cidade, que é guiado por pessoas credenciadas e conhecedoras a fundo da história e arquitetura local.
O tour em inglês acontece às terças, quintas, sábados e domingos às 13h00 , tem duração de 2 horas e custa £20 por pessoa (2022).
O grande destaque da cidade é obviamente a Universidade de Oxford, seus 38 “colleges” e 6 “permanent private halls”, esses últimos controlados por congregações religiosas.
Da mesma forma que a University of Cambridge, em Oxford os alunos se filiam a um dos colleges, que são órgãos autônomos, independentes e com administração própria.
Cabe ao college o processo de seleção dos candidatos, as tutorias e aulas individuais ou em pequenos grupo (principal forma de ensino em Oxford), e todo o apoio em termos de moradia, salas de estudo, de convivência, bar e área de esportes, bibliotecas, entre outros.
A universidade central, University of Oxford, consiste de departamentos acadêmicos, centros de pesquisa, bibliotecas e museus.
É na universidade que os alunos assistem a seminários e palestras, fazem os exames e é dela que recebem o grau ao concluírem seus estudos.
Cada college tem em torno de 400 alunos de graduação das mais diversas áreas de estudo. Alguns deles, no entanto, têm menos de 100 alunos e outros, como o Kellogg e o St. Cross, só atendem a alunos de pós-graduação.
A grande maioria pode ser visitada, pelo menos durante algumas horas por dia. Alguns cobram uma pequena taxa para visitação, outros não.
Nos colleges mais tradicionais, podemos visitar a capela, os jardins e o refeitório (ao melhor estilo de Hogwarts). Veja aqui a lista dos colleges da University of Oxford.
No passeio guiado, pudemos entrar no Queen’s College, que além do refeitório e lindo pátio quadrangular gramado, conta também com uma pequena capela.
Aprendemos que foi no Queen’s College que estudou, entre outros cientistas, políticos e gente importante em geral, Rowan Atkinson, também conhecido por Mr. Bean.
Saindo do Queen’s College, nossa próxima parada foi a biblioteca Bodleian, uma das mais antigas bibliotecas da Europa.
Com mais de 12 milhões de itens, só perde em tamanho para a British Library, localizada em Londres. A Bodleian Library começou a servir à comunidade acadêmica de Oxford em 1602, e foi se expandindo à medida que o acervo aumentava.
Um dos “novos” prédios, inaugurado em 1749, é um edifício redondo monumental, o exemplar da arquitetura clássica mais impressionante de Oxford, chamado Radcliffe Camera.
A Bodleian Library oferece alguns tours, veja informações aqui.
O nosso tour incluía uma entrada na chamada Divinity School, um hall medieval que é a sala de aula mais antiga da Universidade de Oxford.
Concluída em 1488, antes de o Brasil ser Brasil, para ser um local de ensino de teologia, a sala tem um teto elaboradíssimo e é considerada uma obra prima da arquitetura gótica inglesa.
A Divinity School foi usada como a enfermaria de Hogwarts nos primeiros filmes da série Harry Potter.
Saindo da biblioteca em direção a Broad Street, passamos pela Ponte dos Suspiros de Oxford.
Ligando duas alas do Hertford College, na New College Lane, a ponte na verdade é uma passarela coberta e foi construída em 1914. Apesar do nome, ela lembra mais a ponte Rialto do que a Bridge of Sighs, ambas em Veneza.
Nosso tour terminou logo a seguir, em frente ao Sheldonian Theatre. Este teatro é uma das primeiras obras projetadas pelo arquiteto Sir Christopher Wren, famoso por ser o arquiteto da St. Pauls’s Cathedral em Londres.
O teatro é parte da University of Oxford e é onde acontecem as formaturas e outras cerimônias da universidade, além de concertos e apresentações.
Terminado o tour, ainda tinha cerca de duas horas para andar pela cidade. Perguntei então para a guia qual college eu deveria visitar no tempo que ainda me restava e, para minha surpresa, ela me sugeriu o New College.
O motivo da minha surpresa é que a maioria dos guias e sites que eu tinha consultado colocava o Christ Church College como o “imperdível”, e não o New College. Mas de qualquer forma, resolvi aceitar a opinião da guia local e fui ao New College.
E realmente, achei que foi uma ótima sugestão. De “new”, o college não tem nada. Na verdade é um dos mais antigos de Oxford.
Seu quadrângulo frontal, refeitório, capela e claustro foram construídos logo após a fundação da instituição, em 1379. Foi a primeira vez que um projeto deste tipo havia sido construído, e se tornou um modelo para outros colleges.
O New College também foi usado para as gravações de Harry Potter, especialmente o claustro.
Infelizmente, não pude visitar a capela, que estava sendo usada para um concerto, mas visitei o refeitório, todo arrumado para o jantar. Parece que não é tão grande quanto o do Christ Church College, mas dá bem para se sentir em Hogwarts!
Saindo do New College, ainda dei uma voltinha pela High Street seguindo em direção ao ponto do ônibus que me levaria de volta a Londres.
Para a próxima visita, já tenho uma listinha do que não pude conhecer: a Carfax Tower, de onde se tem uma bela vista da cidade, o próprio Christ Church College, e os museus, entre eles o museu de arte e arquitetura da Universidade, Ashmolean Museum e o Museu da História da Ciência, que guarda uma lousa usada por Einstein para uma aula em 1931.
No verão, há diversos parques para explorar e um programa bem típico é passear de barco pelo rio Cherwell. Veja informações aqui.
Pelo mundo: clique aqui para ver o que fazer em um dia em Veneza, no blog Chikas Lokas na Estrada.
Como ir de Londres a Oxford
De Londres a Oxford de ônibus
A empresa Oxford Tube faz o percurso em média em 1 hora e 40 minutos, e há ônibus saindo em intervalos de 10 a 20 minutos, dependendo do período do dia. Veja os horários aqui.
Em Londres, o ônibus sai ponto número 10 na Buckingham Palace Road. Para ir de metrô até o ponto, é preciso descer na estação Victoria, que fica bem próxima.
O ônibus faz também outras paradas, já a caminho de Oxford. Se for mais conveniente para você, é possível embarcar em Marble Arch, Notting Hill Gate e Shepherd’s Bush. Veja o mapa com os pontos aqui.
A passagem ida e volta (mesmo dia ou dia seguinte) custa £15, mas você pode conseguir comprar a mesma passagem mais barata no site do Megabus. Valores atualizados em 2021.
A empresa Oxford Bus Company também oferece serviço semelhante ao da Oxford Tube.
Se você gosta de cidades europeias charmosas, leia este post sobre o que fazer em Porto, do blog Olivia Garimpando Por Aí.
De Londres a Oxford de trem
A viagem de trem é mais rápida (cerca de 1 hora), mas mais cara também. Os trens saem da estação Paddington em Londres em intervalos frequentes e a passagem ida e volta mais barata, que envolve a viagem de ida após o horário de pico, custa em 2021, £28,20. Veja informações aqui.
Excursões de um dia de Londres a Oxford (bate-volta)
Estúdios Harry Potter e Oxford – passeio de um dia com o tema Harry Potter, que inclui uma visita aos estúdios Warner em Londres e também locações da série em Oxford
Oxford, Cotswolds e Stratford-upon-Avon – passeio em pequenos grupos a três lindos locais da Inglaterra
Windsor, Stonehenge e Oxford – passeio em ônibus confortável
Oxford e Cambridge – somente entre abril e outubro
Tours em Oxford
Mapa de Oxford com os pontos turísticos
Quer fazer outros passeios bate-volta a partir de Londres? - Veja informações nos links abaixo dos principais passeios de um dia a partir de Londres ou conheça nosso guia e-book Dez Passeios Próximos a Londres. Como ir e o que fazer em Cambridge Como ir e o que fazer em Canterbury Como ir e o que fazer em Bath Como ir e o que fazer em Stonehenge Como ir e o que fazer em Windsor Como ir e o que fazer em Liverpool Como ir e o que fazer em Oxford Como ir e o que fazer em York Como ir e o que fazer em Dover Como ir e o que fazer em Brighton Como ir e o que fazer em Cardiff
Este post não é pago ou patrocinado, mas contém links de afiliado. Isso indica que recebemos uma pequena comissão caso você efetue uma compra através de alguns dos links. Você não paga nada a mais por isso e colabora com o site.
Christiane Iglesias
Olá Eneida, Muito obrigada pelas dicas. Estou planejando a minha ida ao Reino Unido no Final do Ano e estou basicamente lendo todos os seus postos. rsrsrsr…. Para ir à oxford, consigo ir de trem e utilizar o Oyster? Alias, o Oyster é utilizado somente no metro ou para trens também. Obrigada desde há pela sua atenção.
Eneida
Ola Christiane,
O Oyster vale em trens dentro de Londres e alguns outros locais (Gatwick por exemplo). Oxford fica fora da grande Londres e o Oyster não é valido. Você precisa de uma passagem separada.
Daniele
Eneida,
Obrigada pelas informações, são de muita relevância e nos ajudam para um melhor planejamento!
Estou tentando comprar passagem de ônibus ida e volta para Oxford pelo Megabus, mas sem sucesso. Você sabe me dizer se tem restrição ao cartão de crédito ou postcode?
Grata
Eneida
Olá Daniele,
Não sei te dizer, mas sugiro que tente com um cartão diferente para ver. Às vezes trocando a bandeira do cartão pode funcionar.
Tássia
Boa noite! Adorei o post!
É necessário comprar as passagens de ônibus com antecedência? E os ingressos para os museus e para a Carfax Tower, por exemplo?
Eneida
Oi Tássia,
Não é necessário comprar nada com antecedência. Mas se você comprar as passagens do ônibus online (http://uk.megabus.com/) pode conseguir bons descontos.
Alexandre L Lopes
Cara Eneida,
Estou lendo e curtindo muito todas as informações, dicas e sugestões que nos oferece em seu site. Obrigado!
Estarei indo para Londres em julho agora (2016) com minha esposa e duas filhas e gostaríamos de visitar Oxford. Por este motivo, te pergunto:
Domingo é um bom dia para realizar este passeio? Isto é, as atrações estão todas abertas? A cidade fica muito cheia? Qual o horário de funcionamento “padrão” para os Domingos?
Você considera mais recomendável um dia inteiro ou “meio dia” já seria suficiente para vermos os principais pontos turísticos? algo como umas 05 ou 06 horas?
Peço desculpas pela quantidade de perguntas e agradeço pela ajuda.
Atenciosamente, Alexandre.
Eneida
Olá Alexandre
Eu estive na cidade em um domingo e tirando o mercado que estava fechado, o restante estava aberto.
Reserve um dia para o passeio. Há muito que ver na cidade e só para ir e voltar vocês levarão no mínimo 3 horas no total.
Alexandre L Lopes
Eneida,
Muito obrigado pela resposta. Vamos seguir seu conselho e reservar um dia inteiro para visitar Oxford.
Grato, Alexandre.
Lidiane
olá, gostaria de saber mais informações sobre o Megabus, é confiável? Por que as passagens são tão mais baratas com eles? obrigada. Adoro esse site! abs
Eneida
Oi Lidiane,
É confiável, sim. Acho que eles vendem as passagens que “sobram” e para a Oxford Tube é melhor ganhar 5 libras do que nada!