Um gesto ofensivo para os ingleses
Dizem que as duas coisas mais difíceis de assimilar em uma língua estrangeira é como fazer contas e xingar.
Eu, que sou do tempo em que se decorava tabuada na escola, sou prova de que é quase impossível na hora de pensar rápido, no lugar de seis “vez” quatro, vinte-quatro, ensaiar um six times four…
Mesmo na mais banal situação de contar rapidinho um grupo de coisas ou pessoas, o um-dois-três-quatro-cinco-seis já saiu, antes que engate o one.
Já xingar, você pode até aprender o significado e equivalência dos palavrões em uma língua estrangeira, mas é como se a força da palavra não fosse a mesma.
Quando você xinga em inglês, parece que não desabafa da mesma forma que o faria se tivesse xingado em português.
Por outro lado, se alguém dirige uma ofensa a você – mesmo sabendo direitinho o que a pessoa quis dizer -, você não se sente tão ofendido. Há um distanciamento que não ocorre na nossa própria língua nativa. Engraçado, não é?
Minha pátria é minha língua
O escritor tcheco, Milan Kundera, vai além e afirma que a obscenidade é a raiz que mais profundamente nos conecta à nossa pátria, já que só quem tem uma língua e uma cultura em comum consegue perceber o sentido exato de uma palavra ofensiva, de um gesto obsceno, ou mesmo de uma “praga”.
Estudos comprovam que é muito mais fácil xingar na língua do outro: palavras que o pudor impediria de um falante dizer em sua língua nativa, são faladas por ele sem qualquer decoro em uma língua estrangeira.
Com este introito todo, chegamos ao tópico do post: um gesto que é muito ofensivo na Grã-Bretanha e em outros países com raízes britânicas: Austrália, África do Sul, Irlanda, etc.
O indicador e o dedo médio para cima com a palma da mão virada para a pessoa que faz o gesto. Não é paz nem amor, é chamar para a guerra mesmo!
Dizem que o significado do gesto remonta à idade média, época da guerra dos 100 anos entre Inglaterra e França. Os arqueiros ingleses eram especialmente temidos e, quando capturados, tinham seus dedos indicador e médio arrancados para que não mais pudessem usar o arco.
Como forma de vingança, ou para mostrar superioridade, mostrar esses dois dedos para os inimigos franceses era uma forma de dizer: se cuida porque eu tenho dedos e vou te f***!
Pouca gente deve conhecer esta historinha, o gesto se tornou mais “genérico”, mas permanece até hoje sendo extremamente ofensivo.
A Carla Costelini, parceira do site que fotografa turistas nos locais mais populares de Londres, frequentemente vê alguém fazendo o gesto errado na hora de posar para foto.
Mas agora você já sabe: na hora de fazer o V, ou mesmo para pedir 2 de alguma coisa, lembre-se sempre de virar a palma da mão para fora. Parece bobagem, mas assim você respeita os locais e todo mundo fica feliz!
Leia também:
Pronúncia britânica – guia completo para entender o sotaque britânico
Phrasal verbs muito usados na Inglaterra
Gírias e expressões do inglês britânico
Como pronunciar alguns nomes de locais em Londres
Fernando Pinheiro
Desculpe.
Foi Válido.
Pode ajudar alguns.
Obrigado
Pedro Eugênio
Texto muito confuso falando da foto é o gesto do V. Precisa de revisão
Caio Cardoso
Do jeito que a moça está fazendo na foto é a forma correta, ou seja, paz e amor. Os dedos virados são ofensivos. Texto está confuso.