Um gesto ofensivo para os ingleses
Dizem que as duas coisas mais difíceis de assimilar em uma língua estrangeira é como fazer contas e xingar.
Eu, que sou do tempo em que se decorava tabuada na escola, sou prova de que é quase impossível na hora de pensar rápido, no lugar de seis “vez” quatro, vinte-quatro, ensaiar um six times four…
Mesmo na mais banal situação de contar rapidinho um grupo de coisas ou pessoas, o um-dois-três-quatro-cinco-seis já saiu, antes que engate o one.
Já xingar, você pode até aprender o significado e equivalência dos palavrões em uma língua estrangeira, mas é como se a força da palavra não fosse a mesma.
Quando você xinga em inglês, parece que não desabafa da mesma forma que o faria se tivesse xingado em português.
Por outro lado, se alguém dirige uma ofensa a você – mesmo sabendo direitinho o que a pessoa quis dizer -, você não se sente tão ofendido. Há um distanciamento que não ocorre na nossa própria língua nativa. Engraçado, não é?
Minha pátria é minha língua
O escritor tcheco, Milan Kundera, vai além e afirma que a obscenidade é a raiz que mais profundamente nos conecta à nossa pátria, já que só quem tem uma língua e uma cultura em comum consegue perceber o sentido exato de uma palavra ofensiva, de um gesto obsceno, ou mesmo de uma “praga”.
Estudos comprovam que é muito mais fácil xingar na língua do outro: palavras que o pudor impediria de um falante dizer em sua língua nativa, são faladas por ele sem qualquer decoro em uma língua estrangeira.
Com este introito todo, chegamos ao tópico do post: um gesto que é muito ofensivo na Grã-Bretanha e em outros países com raízes britânicas: Austrália, África do Sul, Irlanda, etc.
O indicador e o dedo médio para cima com a palma da mão virada para a pessoa que faz o gesto. Não é paz nem amor, é chamar para a guerra mesmo!
Dizem que o significado do gesto remonta à idade média, época da guerra dos 100 anos entre Inglaterra e França. Os arqueiros ingleses eram especialmente temidos e, quando capturados, tinham seus dedos indicador e médio arrancados para que não mais pudessem usar o arco.
Como forma de vingança, ou para mostrar superioridade, mostrar esses dois dedos para os inimigos franceses era uma forma de dizer: se cuida porque eu tenho dedos e vou te f***!
Pouca gente deve conhecer esta historinha, o gesto se tornou mais “genérico”, mas permanece até hoje sendo extremamente ofensivo.
A Carla Costelini, parceira do site que fotografa turistas nos locais mais populares de Londres, frequentemente vê alguém fazendo o gesto errado na hora de posar para foto.
Mas agora você já sabe: na hora de fazer o V, ou mesmo para pedir 2 de alguma coisa, lembre-se sempre de virar a palma da mão para fora. Parece bobagem, mas assim você respeita os locais e todo mundo fica feliz!
Leia também:
Pronúncia britânica – guia completo para entender o sotaque britânico
Phrasal verbs muito usados na Inglaterra
Gírias e expressões do inglês britânico
Como pronunciar alguns nomes de locais em Londres
Marcio Santoro
Ansioso para chegar logo a próxima semana. A viagem a Londres sempre foi um sonho a realizar.
O sucesso da minha viagem passa muito por existir sites como o seu. Obrigado.
Se te encontrar te pago uma cerveja. KKK
Renato
Muito curioso, adoro saber esses detalhes, porém me veio a memória as Spice Girls (grupo britâniquissisisimo) que costumavam usar este sinal, será que de forma rebelde? Sempre interpretei de forma contrária rs
Eneida
Oi Renato,
Elas faziam o “paz e amor” (com a palma da mão para fora como na foto). Isso não é ofensivo, o problema é quando a mão está ao contrário, voltada para a pessoa que está fazendo o gesto.
Philippe Leandro
Eneida, vc sempre se superando!
Congrats!
Como a Flávia já fez um elogio bem formalzinho, aproveito a deixa e digo: Whatta a F**king excellent post, madam! Kkkkk…
Hugs.
Phil
Eneida
Queridos Philippe e Flávia
Adorei os elogios, tanto o formalzinho, quanto o nem tanto!.
É muito bom ter leitores bacanas como vocês. Super obrigada!
Flávia
Que interessante, Eneida! Excelente post. Beijos.
Carolina A. Trentin
Eneida, bom dia!!
Comprei o roteiro de 4 dias de você e amei! Super bacana! 🙂
Agora estou com uma dúvida. Eu chego em Londres dia 14/10 e acredito que chegarei no hotel por volta das 15h deste dia. Ficarei próxima as estações de Bayswater e Queensway. O que me sugere fazer neste primeiro dia, meio período?
Obrigada!!
Carol
Eneida
Olá Carolina,
Você poderá ir ao Hyde Park, que fica bem perto da área onde estará. Acho que caminhar um pouco é bom para descansar da viagem!