Algumas tradições natalinas dos britânicos e como é celebrado o Natal na Inglaterra
O Natal é celebrado na Inglaterra como uma festa familiar que envolve algumas tradições, como enviar cartões, enfeitar a casa, comer um belo peru com acompanhamentos e trocar presentes entre familiares e amigos próximos.
Basicamente, o mesmo que fazemos no Brasil, mas com diferenças: algumas sutis, outras nem tanto.
Conheça o passeio guiado em português Londres e o Natal – luzes e tradições – que acontece em datas selecionadas de novembro e dezembro. Clique aqui para obter as informações.
Tradições de Natal na Inglaterra
Veja a seguir algumas tradições de Natal na Inglaterra e do Reino Unido
Christmas Crackers
Um tubinho de papel cartão (parecido com um rolo de papel higiênico!) é recheado com uma coroa de papel de seda colorida, um cartãozinho com uma piadinha ou charada e um brinquedinho. O tubo é embrulhado com papel brilhante e tem duas pontas. Cada pessoa puxa uma ponta e quem ficar com o tubo ganha os presentinhos.
Christmas Pudding
Um bolo em forma de meia bola, feito de frutas secas e castanhas, com uma calda de brandy e manteiga. Normalmente pequeno, de uns 15 cm de diâmetro, é enfeitado com um ramo de “mistletoe” e é flambado antes de servir. Tradicionalmente, o Christmas pudding é feito 5 semanas antes do Natal.
Mince Pies
Receita clássica da época, as Mince Pies, embora chamadas de Torta de Carne Moída, são recheadas com uma mistura de frutas, castanhas, especiarias e brandy.
A receita é muito antiga, e dizem que até a época vitoriana o recheio realmente levava carne moída, juntamente com as frutas e temperos. Atualmente, é uma torta doce.
Especiais na TV
No dia do Natal, são exibidos episódios especiais de Natal das séries e programas de maior sucesso do ano. Quem acompanhou a série Downton Abbey ou Call the Midwife, por exemplo, se lembra dos episódios de Natal, que fechavam a temporada da série de forma maravilhosa. Isso acontece com outros programas também e é uma tradição de Natal assistir. Veja aqui alguns destaques de 2022.
Discurso do Monarca
Também uma tradição de Natal na Inglaterra é o discurso natalino proferido pelo monarca britânico. Entre 1932 e 1957, o discurso era feito através do rádio, mas desde 1957, a Rainha Elizabeth II usou a televisão para cumprimentar os súditos e fazer um pronunciamento bem pessoal. Este ano de 2022 será o primeiro ano em que o rei Charles III fará seu pronunciamento.
Cartões de Natal
Os britânicos são loucos com cartões em geral: de aniversário, casamento, formatura, aposentadoria, amizade, etc. Na época do Natal, todo mundo manda cartão para todo mundo, para família, amigos, colegas de trabalho, funcionários, e mesmo quem você não conhece. Eles então aproveitam os cartões para decorar a casa, ou deixam expostos de alguma forma.
Cantigas tradicionais de Natal
Jingle Bells e Silent Night (Noite Feliz) são apenas algumas das tradicionais Christmas Carols, as músicas que têm como tema o nascimento de Jesus e o Natal. Elas são cantadas por corais profissionais ou amadores em praças e outros locais públicos e é uma alegria poder ouvir!
Almoço tradicional
O peru assado é o prato tradicional nas mesas dos ingleses no dia de Natal. O peru é acompanhado de um recheio, do molho feito com os miúdos da ave, batatas coradas (roast potatoes), legumes como cenoura, brócolis, repolho, couve de bruxelas e outros menos conhecidos no Brasil, como parsnips.
Christmas Jumpers
As blusas de lã com temas natalinos são consideradas “cringe” por muitos, mas são usadas como uma brincadeira na época do Natal. Algumas com motivos mais tradicionais, outras mais despojadas, até os pets têm suas roupinhas especiais para a época.
Pantomimes
É uma espécie de comédia interativa em que os atores se vestem, se maquiam e atuam de forma bem exagerada e caricata. Os atores engajam a audiência, que responde ou canta junto. Na época do Natal, é um programa familiar bem popular na Inglaterra. Histórias infantis, como João e o Pé de Feijão, Branca de Neve, etc., têm sua versão em pantomima, mas também há alguns espetáculos para adultos somente.
Leia também : Natal em Londres – guia turístico para passar o natal em Londres
Como é o Natal na Inglaterra
Este texto retrata um pouco destas diferenças que percebo entre o Natal celebrado (na minha família) no Brasil e o celebrado (na família do meu marido) na Inglaterra.
Como transitamos entre os dois há bastante tempo e as comparações são inevitáveis, resolvi escrever este post que poderá servir para quem for passar o Natal com uma família inglesa e não sabe o que esperar.
Para começar, não acho que a maior diferença seja o clima, esta é somente a diferença mais óbvia. No Brasil, calor de rachar e chuva; na Inglaterra, frio, dias curtos e – se dermos sorte – alguma neve.
O que me chama muito a atenção é que o Natal que temos na Inglaterra é uma festa sem presépio, menino Jesus, ou reis magos. Simplesmente, não se toca neste assunto.
Já na minha família no Brasil, o Natal sempre teve um cunho religioso, à meia-noite da ceia fazemos uma oração e o pequeno Jesus é colocado na manjedoura por alguma criança.
O presépio sempre ocupa um lugar de destaque na casa e a todo tempo somos lembrado quem é o aniversariante.
A festa é celebrada na Inglaterra no próprio dia 25, com um almoço caprichado. Na véspera, não há ceia de Natal, nem qualquer programação especial.
Normalmente, quando chegamos na casa dos sogros no dia 24, vamos a um pub jantar, ou fazemos uma refeição comum em casa mesmo. Todos os esforços estão voltados para o peru, que às vezes começa a ser assado na noite do dia 24.
Como eles têm a sorte de morar em um local cercado por fazendas, o peru é comprado de um criador da vizinhança e é aquela ave que viveu livre e feliz, e morreu sem crueldade. Bem diferente do peru sadia congelado que temos na nossa ceia no Brasil!
Os acompanhamentos são os tradicionais: recheio de sálvia e cebola, batata assada que fica com uma crostinha crocante e super macia por dentro, couve-de-bruxelas, e alguns outros legumes, como cenoura, brócoles e parsnip (uma raiz).
De sobremesa, sempre temos o famoso Christmas Pudding, que é flambado na mesa e as tortinhas chamadas Mince Pies, recheadas com frutas secas.
Durante ou depois do almoço, é hora de estourar os “crackers” que são estes tubos de papel brilhante que, quando quebrados, se abrem e você ganha um brinquedinho, uma piada ou enigma para ler para o resto da turma e uma coroa de papel dourado.
Ainda não entendi de onde vem a tradição da coroa, mas todos colocam na cabeça e ficam com ela até o fim do almoço. Meio estranho, mas a gente acaba acostumando!
Depois do almoço, vem a troca de presentes. E não tem amigo oculto, ganhamos presentes de todo mundo – normalmente mais de um de cada – e obviamente damos também.
Os presentes não são caros e às vezes até incluem chocolates, ou alguma guloseima ou bebida que a pessoa gosta. Antes de abrir, normalmente a pessoa tenta adivinhar o que é, então esta parte se prolonga um pouco.
Às 3 da tarde é televisionado o discurso de natal da Rainha, mas na casa do meu sogro não temos costume de assistir. Às vezes, alguém liga a televisão, mas mais por curiosidade do que por achar que ela terá algo muito importante a dizer.
Apesar de o monarca não ter mais a influência na vida das pessoas que tinha até meados do século passado, este discurso de Natal ainda é visto por muita gente no Reino Unido e faz parte da tradição do dia.
O dia 26 de dezembro, chamado Boxing Day, é feriado e é o dia de visitar alguém, ou de receber a família do irmão que não compareceu ao almoço do dia 25 (porque passou na casa da sogra).
É também o dia de gastar as calorias e fazer longas caminhadas. E para isso, não há lugar melhor que no interior da Inglaterra!
Termos relacionados ao Natal em inglês
Ainda no intuito de ajudar quem está passando natal entre ingleses, preparamos uma lista de vocabulário relacionados ao Natal em inglês britânico. Note que algumas expressões são distintas das usadas nos Estados Unidos.
Como se diz… | em inglês britânico |
---|---|
Natal | Christmas / Yule |
Feliz Natal! | Happy Christmas! |
Papai Noel | Father Christmas |
Presépio | Nativity Scene |
Gruta do Papai Noel | Christmas Grotto |
Trenó do Papai Noel | Father Christmas’s Sleigh |
Almoço de Natal | Christmas lunch |
Véspera do Natal | Christmas Eve |
Árvore de Natal | Christmas Tree |
Bolas (para decorar árvore) | Christmas Tree Baubles |
Festão | Tinsel |
Guirlanda | Christmas wreath |
Amigo oculto/secreto | Secret Santa |
***
Vai passar Natal em Londres? Leia nossa página especial sobre o Natal em Londres, com o que funciona na cidade, sugestão de passeios e muito mais.
Raquel Policarpo
Olá,
Adorei as informações!!
Você sabe informar se na noite do dia 24 costuma ter baladas?
Att.,
Raquel Policarpo
Flávia
Eneida, retiro o que eu falei, realmente a cerimônia exclui os símbolos do cristianismo mas não excluiu a coroa. Será que é porque está no dna deles ter uma coroa? kkkk. Beijinhos!
Flávia
Adorei a comparação, Eneida! A coroa, seria talvez uma alusão aos reis magos? Faria sentido se fosse…Beijos!
Eneida
Deve ser sim, Flávia
Mas a celebração é tão pagã que não sei como esta tradição se manteve.