O rio Tâmisa é o mais importante da Inglaterra e é também a própria razão de existência de Londres.
Foi devido às condições de navegabilidade e à possibilidade de construção de uma ponte entre suas duas margens que os romanos instalaram um entreposto comercial no local que hoje conhecemos como City of London.
A partir daí a cidade se desenvolveu e hoje, quase dois mil anos depois da chegada dos romanos, as margens do Rio Tâmisa ainda abrigam alguns dos pontos turísticos mais famosos e maravilhosos de Londres.
A proposta deste passeio é conhecer alguns destes locais.
O que ver nas margens do Rio Tâmisa
O trecho deste passeio entre a Tate Britain e a Torre de Londres pode ser feito tranquilamente a pé, pois são aproximadamente 6 km de caminhada no plano.
Na minha opinião, fazer uma caminhada pelas margens do Rio Tâmisa, de preferência em um dia de sol, é um dos programas mais bacanas de Londres!
Mas a opção de pegar um catamaran para cruzar a cidade de oeste a leste é também muito interessante. E para chegar a Greenwich não tem opção melhor do que ir de barco.
Muitas empresas oferecem este serviço de transporte entre os diversos píeres ao longo do rio. A dica é comprar um passe para o dia que dá direito a desembarcar em qualquer píer, visitar o entorno, e embarcar em um próximo barco da mesma empresa. Veja o valor e compre sua passagem com desconto, clicando aqui.
No percurso, várias atrações que dão vontade de entrar e ficar horas, mas é bom escolher 2 a 3 lugares para visitar com mais calma, e deixar o resto para outra oportunidade. Afinal, é só um dia!
Você sabe como os britânicos pronunciam o nome Thames? Se pensa que o Th é pronunciado como em “thanks” (com a ponta da língua entre os dentes) está enganado! A pronúncia britânica é simplesmente “TÉMZ”! Leia aqui sobre a pronúncia britânica de nomes de locais em Londres
Sugestão de roteiro para um passeio de barco no Rio Tâmisa
Nossa sugestão é que você comece cedo pela galeria de arte britânica, Tate Britain (aberta a partir das 10h00), onde estão os quadros de um dos pintores ingleses mais famosos: J.M.W. Turner.
Saindo da Tate, vá caminhando pela margem do rio, até chegar ao prédio do Parlamento e ao Big Ben.
Atravesse a ponte de Westminster (bem em frente ao Big Ben), e estará próximo ao London Eye. Acho que vale a pena andar de roda gigante e tirar umas fotos lá de cima. Se o tempo estiver bom, as fotos ficam lindas.
Mas se a fila estiver muito grande, ou se o tempo fechar, não tem problema: muita gente que acha que existem vistas mais bonitas (e mais baratas) em outros pontos da cidade.
Pegue o barco no píer em frente ao London Eye (London Eye Pier). O barco vai passar pelo Shakespeare Globe e a Tate Modern à direita (margem sul) e pela Catedral de St. Paul à esquerda, mas deixe para visitar esses pontos na volta.
A próxima parada é o píer da Torre de Londres (Tower Pier): desembarque e caminhe em direção à Tower Bridge, um dos principais cartões postais de Londres.
No caminho, você verá ancorado o HMS Belfast, navio da II Guerra que hoje é um museu aberto para visitação. O prédio esquisito em forma de capacete é a prefeitura de Londres.
Atravesse a Tower Bridge para visitar um outro lugar da lista dos dez mais famosos da cidade: a Torre de Londres, fortaleza onde se encontram, entre outras coisas, as maravilhosas joias da rainha.
No píer da Torre, pegue o barco novamente. Nesta parte do percurso, você verá o centro empresarial Canary Wharf, e logo depois chegará em Greenwich (20 min. de viagem).
Passeie pelo Observatório Real, o Painted Hall, aprecie a vista panorâmica de Londres e tire a famosa foto com um pé em cada meridiano. Veja nosso roteiro completo para visitar Greenwich.
Saindo de Greenwich, o barco dará uma volta pela O2 (arena de eventos de Londres), e você poderá descer em Canary Wharf para conhecer esse centro empresarial e comercial da cidade. É um bom contraponto à Londres histórica, já que é uma área de arquitetura moderna.
A última parada será no píer Bankside onde estão a Tate Modern e o teatro Shakespeare Globe. Se ainda restar energia (e tempo!), atravesse a ponte do milênio para ver a St. Paul’s Cathedral, catedral onde foi realizado o casamento de Charles e Diana.
Uber Boats – Thames Clipper Adult River Roamer
As passagens podem ser adquiridas nos barcos, nos píeres ou online com desconto. Os barcos operam a cada 20 minutos a partir de 9h00.
Itinerário:
Informações sobre o Rio Tâmisa em Londres
O Rio Tâmisa é chamado de “Thames” em inglês.
O Rio Tâmisa tem cerca de 346 km de extensão e é o maior rio da Inglaterra. Em todo o Reino Unido, só perde em extensão para o Rio Severn.
O Tâmisa nasce no condado de Gloucestershire, na linda região conhecida como Cotswolds, e passa por cidades como Oxford, Reading, Windsor, Kingston-on-Thames e Londres. Ele deságua no Mar do Norte, em um grande estuário no condado de Essex.
Em toda sua extensão, o Tâmisa tem mais de 200 pontes, sendo que cerca de 20 delas estão na região metropolitana de Londres (de Hampton Court a Tower Bridge). Há também 17 túneis, um deles em Greenwich. Leia aqui sobre o túnel de pedestres de Greenwich.
Facilite seu planejamento da sua viagem com o guia Londres em 4 dias - roteiros e dicas. São 5 roteiros com mapas interativos e todas as informações. Tudo o que você precisa para planejar sua viagem a Londres! Brinde exclusivo: Planner de Viagem para Londres - informações, planilhas e checklists para um planejamento perfeito de viagem. Clique aqui para conhecer!
Este post contém links de afiliado. Isso indica que podemos receber uma pequena comissão sobre as vendas feitas através deles. Você não paga nada a mais por isso.
alice almeida
uma colega que foi a londres disse que era a cidade mais bonita do mundo
Kênia
Olá,
Menina, já estive em Londres e não fiz este passeio, acredita?
Li, li e não ficou claro pra mim se eu posso pagar este trecho com o Oyster (Travelcard o mesmo com créditos do Pay as You Go? Se eu fizer carga livre no meu Oyster posso pagar com ele?
Eneida
Olá Kenia,
Pode pagar com oyster pay as you go