Quem visita Londres por alguns dias normalmente inclui uma ida a South Kensington no roteiro. É que lá estão três dos museus mais bacanas e maravilhosos (e gratuitos) da cidade: Museu de História Natural, Museu da Ciência e Museu Victoria & Albert.
No nosso guia “Londres em 4 dias – roteiros e dicas“, a visita a South Kensington é um dos programas do segundo roteiro, que inclui um passeio pela região chegando até a parte do Hyde Park chamada Kensington Gardens.
Poucas pessoas, no entanto, planejam conhecer um pouco mais deste bairro de Londres: descem na estação de metrô South Kensington e vão seguindo o caminho direto que liga a estação aos museus.
Se você tiver um pouco mais de tempo, sugerimos que dedique uma tarde para explorar a área, que tem em suas ruas encantadoras lindos prédios com fachadas brancas ou de tijolos, casas de muitos milhões de libras, além de lojas, jardins, pubs e cafés.
Mas não fique somente nas avenidas Cromwell Road e Brompton Road, onde se encontram os principais pontos turísticos e o comércio.
Sem medo de se perder (certamente você se encontrará novamente!) se aventure pelas ruelas e becos. A nossa sugestão para você se manter longe da multidão de turistas é sair do metrô na estação Gloucester Road, e não em South Kensington como a maioria faz.
A partir da estação, siga na própria Gloucester Road em direção ao parque Kensington Gardens e vá até Kynance Mews, uma das ruas mais charmosas de Londres.
Já falamos sobre os mews aqui no site, que são becos lindinhos que em tempos passados abrigavam estábulos e empregados da casa principal.
Kynance Mews em South Kensington é um dos mais lindos de toda a cidade, com um charme especial em cada estação. Estas fotos tiradas em novembro mostram Kynance Mews no outono.
Não dá vontade de morar aí?!
Na Gloucester Road, há diversas lojas e cafés em que você poderá fazer uma paradinha.
A Carla Costelini (que nos brindou com as fotos deste post) sugere tomar um chá da tarde na Fait Maison (50 Gloucester Road), que serve o chá com todos os acompanhamentos deliciosos tradicionais. O ambiente é aconchegante e os quitutes, deliciosos.
Se chá não for sua praia, procure pelos pubs tradicionais da região. Escondidinho em um outro beco (30 Queen’s Gate Mews), bem perto da casa de espetáculos Royal Albert Hall, está um favorito, o The Queens Arms, que além da boa cerveja ale que todo pub deveria oferecer é também recomendado pela comida.
Nele você poderá degustar um dos clássicos da comida de pub: Fish and Chips (peixe empanado com batata frita), Bangers and Mash (salsicha com purê de batata e cebola), Chicken Pot Pie (torta de frango tradicional), entre outros.
Em seguida, se perca pelo caminho apreciando a vida local até chegar na quadra dos museus, já na Cromwell Road. Dependendo do seu interesse, visite o Museu de História Natural, Museu da Ciência, ou o maior museu de artes decorativas do mundo, o Museu Victoria & Albert.
O conselho que sempre damos é para que você escolha um deles, ou ainda melhor, escolha uma ala de um deles, ou uma exposição temporária bacana, e aproveite algumas horas somente naquela parte.
Tentar conhecer um museu inteiro em algumas horas só traz cansaço e frustração, imagina conhecer três!
Saindo do museu, siga na avenida principal, Cromwell Road, que se junta à Brompton Road logo após o Museu Victoria & Albert e segue em direção ao Hyde Park.
Neste trecho, já chamado Knightsbridge, se encontram duas lojas de departamentos muito londrinas: a Harrods e a Harvey Nichols, menos famosa mas não menos luxuosa.
Já beirando o Hyde Park, você verá o hotel Mandarin Oriental, que abriga o restaurante Dinner do premiadíssimo chef Heston Blumenthal. Logo a seguir, está outro hotel de luxo da cidade, o The Berkeley, endereço do restaurante Marcus de Marcus Wareing. Esses dois restaurantes têm 2 estrelas do guia Michelin.
Para terminar o passeio, já próximo da estação Hyde Park Corner, visite a Apsley House – antiga residência do Duque de Wellington – e o arco que comemora o maior feito do duque: ter derrotado Napoleão na batalha de Waterloo.
Da sacada do Wellington Arch (65 degraus), é possível ver os jardins do Palácio de Buckingham, além dos parques reais e o Palácio de Westminster.
Agradeço à Carla Costelini que me enviou as fotos e sugestões para este artigo. Conheça o trabalho desta talentosa fotógrafa que poderá registrar momentos inesquecíveis seus em Londres, seja em Kensington, Knightsbridge ou qualquer outro local!
Mapa de Kensington com os locais citados no post destacados:
Conheça também outros bairros de Londres:
Iara Silveira
Obrigada pelas dicas. Fizemos ótimos passeios por Londres a partir de suas sugestões. Não deu tempo pra tudo, mas vimos muita coisa. Valeu!
Eneida
Ola Iara,
Obrigada pelo feedback!
REINALDO
Visitei Londres em Maio/17 e, depois de ver este post, fui caminhar pelas ruas de South Kensington. Valeu a pena visitar ruas com a charmosa Queen’s Gate Mews! (https://www.flickr.com/gp/rsture/3zf447)
Camila Alves
Olá! Estou hospedada em kensington e adorei o roteiro que falou, inclusive segui boa parte. Amanhã irei pro aeroporto de luton, vi suas dicas para chegada, pensei em Uber até o Marble arch e lá pegar o national Express pra luton. Estou receosa Apenas com duas coisas: onde fica exatamente o ponto do national e quantas bagagens são permitidas! Vc sabe me informar?
Eneida
Oi Camila,
Veja o local do ponto do ônibus em Marble Arch aqui:
Segundo o website, você pode levar duas malas no bagageiro é uma mala de mão no ônibus.