Mayfair é um dos bairros mais exclusivos e chiques de Londres. Localizado na área central da cidade, o bairro é demarcada pela Oxford Street (ao norte), Piccadilly e Green Park (ao sul), Regent Street (a leste) e o Hyde Park (a oeste).
Endereço de lojas chiquérrimas, hotéis tradicionais, restaurantes estrelados, embaixadas de diversos países e moradores muito abastados, Mayfair oferece muitos motivos para você passar uma tarde passeando por suas ruas.
Foi o que eu fiz em uma tarde ensolarada e fria do final do inverno.
Os guias gostam de enfatizar que Mayfair é, na versão inglesa do jogo Banco Imobiliário (“Monopoly”), o ponto mais caro do tabuleiro. E não é muito diferente na vida real!
A área começou a ser desenvolvida em meados do século XVII e já no século XVIII era um bairro residencial muito na moda.
Famílias famosas, como os Grosvenor e os Rothschild, são proprietárias de vários prédios de Mayfair e o Crown Estate ainda é o dono de grande parte do terreno.
Grosvenor Square em Mayfair
Além de ser vizinha de dois parques reais, o Hyde Park e o Green Park, Mayfair conta com várias praças, entre elas a Berkeley Square e a Grosvenor Square, onde se encontra um prédio que funcionou como embaixada dos Estados Unidos em Londres até 2017.
Este prédio, um monstro de concreto dos anos 1950, contrasta muito com a arquitetura prevalecente nas ruas vizinhas.
Mas a praça em que se encontra é muito bonita, com árvores centenárias e bancos para se passar alguns minutos apreciando o entorno e conhecendo esta área que está ligada aos Estados Unidos desde o final do século XVIII.
Nela estão inclusive estátuas de dois presidentes americanos, Franklin D. Roosevelt e Ronald Reagan.
Mount Street Gardens
A dois quarteirões da Grosvenor Square, você encontra um cantinho verde bem especial, que fica escondido atrás de alguns prédios. É o Mount Street Gardens, um jardim público construído originalmente no local de um antigo cemitério.
É mais um dessas surpresas que Londres nos revela quando estamos dispostos a caminhar por suas ruas. Shepherd Market, do qual falamos aqui, é outro destes segredinhos guardados em Mayfair.
Hotéis de luxo em Mayfair
Mayfair abriga a maior concentração de hotéis de luxo de Londres, como o Ritz, o Connaught, o Dorchester e o Claridge’s.
Gosto especialmente da entrada do The Connaught, na Carlos Place, onde há uma fonte/instalação chamada Silence que consiste em uma piscina de granito que é borrifada por uma névoa de água a cada 15 minutos. (Difícil de explicar, mas bem interessante!).
É no The Connaught também que a chef Hélène Darroze comanda uma das cozinhas mais premiadas de Londres, agraciada com três estrelas do guia Michelin.
Outro hotel de Mayfair que esbanja tradição e luxo é o Claridge’s, cujo prédio é uma joia do estilo Art Deco.
O hotel é também famoso entre turistas e londrinos pelo chá da tarde, servido com muito charme no lindo Foyer. Também famoso pelo super tradicional chá da tarde é o hotel Ritz, que fica em Piccadilly.
Comércio em Mayfair
Para compras, não faltam opções. Já pertinho da estação de metrô Bond Street, temos a South Molton Street, uma rua somente para pedestres com diversas lojas bacanas. Na Brook Street temos a Browns, loja fundada nos anos 1970 por Joan Burstein, que se tornou famosa por descobrir estilistas como John Galliano e Alexander McQueen.
Outras ruas famosas de comércio de luxo são a Bond Street e a Savile Row, onde o homem elegante faz seus ternos e camisas em Londres.
Outro charme de Mayfair são as galerias cobertas, ou shopping arcades como são conhecidas em inglês. A Burlington Arcade, por exemplo, inaugurada em 1819, é linda e vale uma entradinha.
Arte em Mayfair
Em termos de arte, a Cork Street é famosa mundialmente pelas galerias que expõem e vendem obras de diversos artistas.
A Royal Academy of Arts, uma das galerias de arte mais prestigiadas de Londres, também fica em Mayfair e organiza mostras que atraem centenas de milhares de visitantes a cada ano.
Moradores célebres de Mayfair
Muita gente famosa mora ou morou em Mayfair.
A mais ilustre moradora só poderia a Rainha Elizabeth II, que nasceu na Bruton Street, perto da Berkeley Square e ali viveu sua infância.
Diversos primeiros-ministros britânicos também moraram em Mayfair, entre eles, Sir Winston Churchill, que viveu em variados locais do bairro.
Atualmente, os residentes tradicionais convivem com milionários de diversas nacionalidades, muitos deles jovens árabes que vem a Londres para estudar, ou passar um período sabático curtindo a vida.
O preço do aluguel de um imóvel de um quarto na região chega a custar módicas £1400. Por semana.
Pub Punchbowl em Mayfair
Já no cair da tarde, terminei o passeio em um pub de mais de 300 anos que já foi muito badalado, o Punchbowl. A fama se deve ao fato de ele ter sido comprado por Madonna e seu então marido Guy Ritchie antes de se divorciarem em 2008.
Ritchie manteve o Pub até 2013, quando vendeu para os atuais proprietários. O local continua vendendo boas cervejas e comida tradicional de pub, obviamente com um toque especial de Mayfair (e preços também!).
Mapa de Mayfair com os locais citados no texto acima:
Leia também sobre outros bairros de Londres:
Deixe um comentário