Minha viagem há Londres foi planejada por muito tempo. Se pensar bem faz uns 20 anos que queria visitar, desde que me apaixonei pelo britpop quando era adolescente. Escrevo diariamente no Aires Buenos sobre Buenos Aires e estou acostumado a dar dicas para muitos leitores. Dessa vez foi o contrário! Faço esse post em agradecimento a Eneida, que com o Londres para Principiantes me ajudou muito.
A primeira coisa que fiz foi comprar o guia “Londres em 4 dias – roteiros e dicas” para ir tendo uma ideia básica do que fazer. Depois fui fuçando a fundo os posts.
Fiquei uma semana com minha namorada em abril de 2014 em Londres e acho que foi pouco. Daria para ficar um mês e sempre ter algo para fazer. O problema seria depois como pagar o cartão de crédito.
Hotel
Acho que foi na escolha do hotel que gastei mais tempo de pesquisa entre site, blog, reviews de usuários e etc. É tanta opção que fica difícilimo escolher um. Acabamos ficando no Qbic Hotel em Shoreditch, pertinho da estação Aldgate East. O hotel é lindo, bastante original, com decoração incrível, restaurante delicioso e um ar bastante jovem.
Chegando no aeroporto e se deslocando pela cidade
Sair de Heathrow foi a coisa mais fácil. Estava com medo de me confundir com o Oyster card, mas felizmente o metrô londrino coloca vários funcionários ali para ajudar quem não sabe nada. Um funcionário muito simpático me explicou tudo e logo estávamos no “tube”. Mind the gap, please!
Usei muito o aplicativo Tube Map, que funciona também offline, e cheguei fácil ao hotel. Tive que fazer apenas uma conexão. Fizemos todos nossos deslocamentos pelo metrô, que é super fácil e prático. Usamos o ônibus double decker uma vez só, mas só porque estávamos curiosos para andar nele. Detalhe que o busão também aceita o Oyster Card.
Feiras e mais feiras
Nos primeiros dias em Londres acho que visitamos todas as feiras possíveis. Feira de Brick Lane, de Portobello Road, Borough Market, Camden Town. Uma mais incrível que a outra. Só achei Camden excessivamente turístico, mas tem por ali um canalzinho de rio lindo (o Regent’s Canal) que percorremos, valendo todo o passeio.
Particularmente gostei muito da de Portobello Road, com suas casinhas lindas que parecem ter saído de um filme. Bem no fim da feira, embaixo de um viaduto, havia um lugar com apresentação de bandas e muita comida. Ficamos boa parte do nosso domingo ali, comendo coisas do Paquistão, México ou Noruega, e imaginando se alguma daquelas bandas podiam ficar famosas um dia.
Uma coisa para qual não estava preparado era a quantidade de gente nelas. Fui no feriado da páscoa e estava lotado. Tem que respirar fundo e tomar aquela dose extra de paciência para aproveitar. Não vamos nos estressar justo nas férias, não é mesmo.
O básico
Fomos ver a troca da guarda, nos impressionamos pelo Big Ben, pela Torre de Londres e pelos museus que visitamos, em especial o Victoria and Albert e o Tate Modern, onde justo na hora que estávamos foi evacuado por uma ameaça de incêndio na cafeteria! Por mais que todo mundo diga não imaginávamos que todos seriam tão grandiosos. Deixamos de ir em vários porque simplesmente não tivemos tempo.
Tours
Como também tenho alguns tours em Buenos Aires, estava muito curioso em conhecer alguns em Londres. Fizemos três no total e valeu cada centavo investido. O mais surpreendente foi o Pub Crawl com o Rafael, anunciado aqui no blog. É um passeio de quatro horas por pubs históricos e lindíssimos, no meio de muitos goles de cerveja e histórias muito interessantes.
Em dos pubs que passamos, chamado Blackfriar, vi um dos maiores hamburgueres da minha vida. Acabou que voltei lá no dia seguinte para devorar.
Também fizemos outros dois passeios em inglês, um sobre o Jack Estripador, que era bem pertinho do nosso hotel, e outro dos Beatles, onde pudemos pagar aquele mico básico e tirar a foto em Abbey Road.
Comida e bebida
Quem diz que a comida de Londres é ruim andou indo comer em lugar errado. A comida lá é cara, mas muito boa. O melhor lugar que fomos foi o Dishoom, em Shoreditch, cotado como um dos melhores restaurantes da cidade. Ele tem uma decoração indiana que por si só vale a visita. A comida então é sensacional. Foi o ponto alto gastronômico de nossa viagem.
Também provamos o tal English Breakfast, que é estranho mas gostoso. Além de muita comida de rua nas feiras e o belo e gigante hambúrguer do pub Blackfriar. E claro, o amigo Tesco! Compramos muita coisa no supermercado para comer no hotel e economizar.
Compras
Sou muito fã da marca New Balance e rodei boa parte de Londres para tentar achar um modelo em conta. Impossível. Tinha em praticamente todas as lojas, mas todos bem acima do preço. Minha namorada aproveitou muito as lojas da Oxford Street, que estavam muito lotadas. Um dia ela acordou bem cedo e esperou a loja abrir para poder comprar em paz. A Primark é a principal, mas a H&M e a Forever 21 também tinham precitos camaradas.
Conclusão?
Quero morar em Londres! Quando posso me mudar???
Texto e fotos: Túlio Bragança
O Túlio fez o Pub Crawl a convite do Londres para Principiantes
Leia também:
O que fazer em Londres em 7 dias
Leonardo
Túlio, vejo que você foi com acompanhado para Londres, no meu caso é diferente, estarei indo sozinho em agosto e ainda não tenho lugar para ficar. Sem ser hotel você aconselha algum outro lugar? Estou preocupado também com meu inglês, uma vez que não sou fluente ainda.. Realmente lá existe muita gente que não fala o inglês fluentemente??
Eneida
Oi Leonardo,
Veja aqui: http://www.londresparaprincipiantes.com/visitar-londres-sem-falar-ingles/
Cinthia
Olá Leonardo.
Também estou indo em Agosto sozinha. Chegarei no dia 27 a noite e fico até o dia 30. Quem sabe podemos fazer juntos alguns tours e nos apoiar no inglês.
Flávia
Eu também tenho minha eterna dívida de gratidão a Eneida. Graças a ela e ao seu incrível roteiro, minha primeira viagem a Londres foi tão inesquecível que já voltei outras vezes e já está nos meus planos ainda mais outras duas idas a Londres.
Eneida, como o Túlio, posso dizer que você faz das nossas idas a Londres o melhor passeio turístico da vida!!!
Sobre o relato, Tulio, amei suas descrições e fotos. Que delícia poder viajar pra Londres em cada linha de sua experiência nessa cidade incrível.
Se puder, deixo a sugestão: a continuação das experiências de um principiante, discípulo do blog como eu, nessa cidade incrível.
Beijos e saudades, Eneida!!!
Eneida
Beijos e obrigada!
Leticia
Oi Tulio! Vcs fizeram reserva? Em qual deles? Vi no site que tem em tres endereços… Como vou em dezembro, fiz uma simulação para ver se tinha lugar em setembro e apareceu que não havia mesa disponivel. É assim mesmo? Obrigada!
Túlio
Letícia, a gente foi lá no DIshoom do Shoreditch, que fica na Boundary Street, sem reservar. Logo no primeiro dia, como ele tava mais ou menos perto do nosso hotel, fomos lá jantar mas tinha uma espera de mais de 1h30. Estávamos cansados e não queríamos esperar tanto, o garçom disse que o horário mais tranquilo era de tarde. Aí um belo dia voltamos lá por volta das 15h, pra fazer um almoço tardio. Estava movimentado mas não precisamos esperar nada. Se vc conseguir reservar beleza, mas senao a dica é ir bem antes. É muito cheio
Kilvia Tavares
Londres é sensacional !!! Em 2014 estivesse la por 22 Dias e desde inicio da programacao, Londres para principiantes foi muito importante. Tanto que continuo seguindo no Instagram, fecebook e recebendo emails. Amo estar atualizada sobre essa cidade que amo e sonho em
Morar.
Jacqueline
Londres é encantador, estive por uma semana em março/2015 e uma dica é trocar o hotel por aluguel de temporada, eu e meu marido alugamos um estúdio em Notting Hill, duas quadras do mercado de Portobello, tinha tudo ali, ônibus, metrô, supermercado, restaurante …. E em relação ao custo é bem inferior ao hotel e VC acaba tendo uma mini cozinha, para quem quer economizar um pouco vale muito!!! E para quem gosta de cozinhar.. sempre acabo trazendo novos temperos na mala 🙂